Vídeo: teste do Inmetro sobre qualidade dos colchões de espuma

Em agosto de 2008 o Inmetro testou diversas marcas de colchões de espuma disponíveis no mercado brasileiro, e o resultado dos testes foi publicado numa reportagem do Fantástico.

Os testes foram feitos em cima das principais características dos colchões quanto a resistência, durabilidade e adequação à saúde do usuário. Diversas marcas foram reprovadas.

Observe que esta matéria já tem praticamente cinco anos desde que foi produzida, e nesse período houve muitas mudanças em tecnologia e processos de fabricação de colchões.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 13

Vídeo: teste do Inmetro sobre qualidade dos colchões de espuma

Comentários

  • Atenção, existe no mercado um colchão fabricado pela Ortobom chamado Pocket Pró Saude(molas ensacadas individualmente).Não comprem pois trata-se de um engôdo, eu comprei um e já foram efetuadas 3 trocas por apresentar depois de algun meses de uso verdadeiras crateras na sua superfície, causando com isso problemas de saúde.Estou pleiteando uma 4ª troca mas eles se negam sob o argumento de que precisam de uma cópia da Nota. Isto é impossivel pois quando recebi o produto pela primeira vez não forneceram a nota,mas o curioso é que já efetuaram 3 trocas sem essa exisgência apenas usaram o laudo de vistoria como documento, deduzindo além desse produto ser uma droga a empresa não é confiável.

    Responder
    • Caro Luis.

      Seu comentário vai ficar publicado e oferecemos o mesmo espaço para que a Ortobom, a seu critério, faça seu contraponto.

      Responder
  • Concordo em numero genero e grau com o Luis. Eu tenho o mesmo colchao e passei pelos mesmos problemas. Frequentemente a ortobom (ou as empresas revendedoras) nao fornecem nota fiscal, ou fornecem na venda mas retem a nota quando houver necessidade de troca para nao trocar novamente no futuro. O meu Pocket pro saude (que na verdade so me trouxe problemas de saude, fortes dores na coluna e pessimas noites de sono) apresentou exatamente os mesmo problemas relatados pelo Luis, o que mostra que alem de um produto de PESSIMA qualidade, a empresa nao merece nenhuma credibilidade ou confianca.

    Responder
    • Caro Leonardo.

      Da mesma forma que o comentário do Luís, o seu está comentado, e o espaço para que a Ortobom se defenda está aberto e à disposição.

      Responder
    • Os colchões da ortobom deveriam se chamar ortorruim! Já troquei 2 vezes com a loja e faz um tempo que tenho o de mola pocket e foi o pior de todos! Estou com a coluna arrebentada. Não posso mais dormir nesse colchão. SÃO TERRÍVEIS!!! Eles deformam por completo, ficam molengos e totalmente esburacados. Deveriam fechar a fábrica!

      Responder
  • gente não acredito comprei um colchão hoje na promoção e o mesmo foi reprovado nesse video to chocada !!!!!!!!!!!!!

    Responder
    • Calma!

      Este vídeo já tem uns dois anos ou mais. É muito provável que o fabricante já tenha corrigido todos os problemas que o colchão apresentava naquela época.

      Responder
  • comprei um pro saude da ortobom faz um mês, será q posso troca-lo?? pois tenho desvio de coluna e na loja o vendedor me recomendou esse, mas continuo com dores, obrigada!!

    Responder
    • Carla.

      Dependerá de você conversar com a loja para negociar a troca. Infelizmente não posso te dizer o que você gostaria de ouvir, porque no seu caso depende exclusivamente, mesmo, de um possível acerto entre você e a loja.

      Responder
  • oi amigo, tenho acompanha os relatos, e preciso comprar um colchao de casal e acho que o de molas ensacadas seria muito bom pra mim, levando em conta que tenho 90 kilos e minha esposa 60k. e o meu de espuma nao prestou, porem como faço pra saber qual seria uma boa opção de compra? tipo qual marca de colchao, tirando a ortobom claro!! ou tem algum link que fale sobre os melhores colchoes de molas ensacadas. desde ja agradeço amigo

    Responder
    • Antonio, não faz parte da nossa proposta falar sobre marcas ou fabricantes.

      Sugiro que você leia atentamente o texto a seguir: Mitos sobre Colchões.

      Responder
  • comprei um colçhão ortobom light selado d33 1.38×1.88×020, o vendedor me falou que ele suporta 100 quilos de cada lado quero saber se ele me passou a informação correta, estou fazendo fisioterapia contra bico de papagaio tem dois dias que comecei o tratamento, foi dormi no colçhão e amaneci com dores na região lombar.

    Responder
    • Eder.

      Não temos condições de opinar sobre marcas e modelos. Recomendamos que entre em contato com o SAC da empresa para tirar suas dúvidas.

      Responder
  • Gostaria de saber qual a densidade e o tipo de colchão apropriado para meu peso e do meu esposo, eu peso 58 kg e ele 84 kg.
    Tenho uma cirurgia de artrodese de coluna ( inteira ), sinto muitas dores na região lombar. Obrigada.

    Responder
    • Luciana.

      Quanto à sua saúde, não podemos dar nenhuma informação. Você precisará ver com seu médico pois só ele tem conhecimento do seu quadro clínico.

      Entretanto, considerando apenas o peso de vocês dois, dá para dizer que um colchão de espuma D33 (densidade real) seja o ideal. Em caso de colchão de molas, você precisará experimentar o colchão com seu marido, e ambos deverão aprovar o produto antes da compra.

      Responder
  • Tenho 83 kg e comprei um colchão D50 (segundo a loja) pois estava acostumado a um colchão bem firme. Porém acabei achando ele excessivamente duro e tenho acordado com dores. Para melhorar o conforto, como sugerido nesse site numa resposta de 18/10/2009, pretendo colocar uma espuma extra sobre o colchão.

    Encontrei diversas opções de espuma de poliuretano de 2, 3 e 5 cm nas densidades D20, D28 e D33 e outras, no mesmo material, no formato de caixa de ovo de 3, 6 e 7 cm nas densidades D20, D26 e D28.

    Qual a recomendada ?

    Responder
    • Marcelo, o ideal será caixa de ovo de 6 ou 7cm, D28 (geralmente é uma espuma cinza, é uma característica dessa densidade).

      Responder
      • Tb comprei um colchão muito duro.
        Qual seria melhor eu colocar sobre o colchão? Uma espuma de poliuretano, viscoelástica ou uma manta siliconada?
        O problema é que não sei onde comprar estas espumas , pois não encontro, com exceção da manta siliconada que encontrei num desses sites de compra.
        Essa manta siliconada é muito macia?

        Responder
  • Pró-saúde Teen Selado: O pior colchão que já vi!

    Eu e minha esposa compramos esse colchão tamanho casal e foi um decepção. Embora nosso peso seja abaixo de 60 kilos o colchão ainda na garantia já apresenta deformações. Um buraco enorme se formou proximo a borda, parece que a espuma desapareceu. Detalhe, foi a vendedora que recomendou essa porcaria, embora eu estivesse disposto a pagar mais caro. Tentamos troca-lo, mas a ortobom exigiu tanta burocracia que acabamos desistindo. Nota zero para o colchão e para o atendimento da Ortobom.

    Responder
    • Francisco.

      Que fique bem claro que esta é a sua opinião com relação ao produto. O site Meu Colchão se exime de falar de marcas e modelos para não ser injusto ou leviano com nenhum fabricante.

      Responder
  • […] Para saber se vocês vão gostar de um colchão de molas ensacadas (em nossa opinião os mais confortáveis que existem), a sugestão é que visitem juntos uma loja física de colchões, e experimentem os diversos modelos antes de decidir pela compra. Na medida do possível simulem todos os movimentos que costumam fazer juntos, para evitar uma frustração futura. Vão com tempo e paciência, pois sua escolha tem que ser perfeita. Para sugestões de como experimentar o colchão, veja o vídeo que está nesta página. […]

    Responder
  • Alguém conhece o colchão Maranello, da Latex Foam? E o New Century da King Koil? Poderiam avaliar a qualidade de ambos?
    Obrigada,
    Maria

    Responder
    • Maria, nosso site não faz comparativos entre marcas e modelos de colchão, nem temos condições de fazer avaliação dos diferentes produtos no mercado. Esse papel é de órgãos especializados nessa tarefa, e a informação que temos é que a partir de 2012 será o INMETRO quem fará isso.

      Responder
  • Sobre colchão de casal.
    Fala-se que tem que ver o peso de cada pessoa na cama, eu ainda faço sexo heterossexual, O colchão não teria que considerar o peso de um sobre o outro ex: 75kg + 75kg = 150kg?

    Responder
    • Jorge.

      Estatisticamente falando, as pessoas passam muito mais tempo dormindo sobre o colchão do que fazendo sexo, razão pela qual o peso dos cônjuges deve ser considerado individualmente.

      Responder
  • Prezados

    Comprei um Ecofair da marca Flex, molas ensacadas de cerca de 30 cm de espessura na Colchões Botafogo(loja tradicional e especializada(?)). Na loja testei 5 colchões de diferentes fabricantes e modelos dispendendo cerca de 2 horas, pois precisava verificar após uns 15 minutos se certa dormência surgiria, pois tenho deficiência vascular e isto me faz acordar umas 10 a 15 vezes por noite para mudar de posição. Evitando o mais duro e o mais mole defini o Ecofair o mais apto para meus 98 kg. Este colchão após 6 meses de uso causou-me regularmente dores na coluna e a impressão era de que acordava em poltrona reclinável, precisando ‘subir’ para ficar de lado próximo à borda, menos usada. Após cerca de um ano a impressão era de que meu umbigo, quando de lado, estava no nível da borda. Neste meio tempo chamei a assistência técnica que levou uma régua de cerca de 1 metro e detectou uma ‘acomodação irregular’ e deixou-me a posição de que o mesmo estava ‘com defeito’ e que a empresa se manifestaria. Cerca de 1 mês depois chega-me correspondência afirmando que a deformação está dentro das ‘características do colchão , não apresentando vício de fabricação’. Na visita o técnico em minha presença não me solicitou que eu me deitasse para avaliar se minha coluna apresentaria desalinhamento quando de lado, apoiado sobre um ombro. Nada disso. Só pressionou com as mãos para ‘sentir’ a pressão das molas, Para eu tão subjetivo quanto inútil e mediu cerca de 2 cm de ‘acomodação’ da camada de conforto(espuma). Questionarei seus métodos, a princípio, e verei o que disso sairá pois é absurdo pagar diversas vezes mais por um colchão de molas ensacadas e ver-se atendido igual ou pior do que por um de espuma D-85, que me deu dores equivalentes.

    Responder
  • Tenho um filha de 7 anos pesa 26 kg, comprei uma cama para ela mas acho muito dura a espuma é muito firme, a marca é maxflex cama solteiro queem, gostaria de saber se ela pode vir a ter riscos de dores na coluna e qual o melhor colchão e travesseiro para está idade.
    obrigada

    Responder
  • Senhores pela tabela oficial a densidade indicada para meu peso 48 kg e 1,58 altura e 48 anos é a densidade 23, porém vejo que vocês indicam a d28. Porquê?
    Já estou no 4º colchão de molas, o atual ensacadas da Simmons (caríssimo) e todos e todas as marcas durante a noite afundam no quadril, deixando a coluna em posição inadequada causando mal estar.
    Quero voltar para o de espuma mas fico confusa com as informações desencontradas.
    Por favor, me digam se uso a tabela (D23) ou as informações de vocês (D28).
    Aguardo, obrigada,
    Graça

    Responder
    • Graça.

      A razão pela qual sugerimos a D28 e não a D23 é a dificuldade de encontrar colchões D23 de boa qualidade, com espuma de densidade real. Infelizmente, o mercado prefere disponibilizar estes colchões como “quebra-galho”, em vez de investir em produtos de maior qualidade.

      Sugerimos o colchão D28 densidade real, então, porque ele suporta até 80kg, e também costuma ser confortável para pessoas de menos peso.

      A sugestão final é que você experimente as diversas opções de colchão na loja antes de comprar e fique com aquele que proporcionar a melhor sensação de conforto para você.

      Responder
  • Compramos um Pocket Pró Saúde em 2010, e o mesmo já está indo para a quinta troca.
    Quando chega o produto novo é maravilhoso,mas a vida útil desse colchão é de apenas 2 meses.
    É impressionante as deformações que se formam nesse colchão. Crateras enormes,onde seu corpo afunda todo.
    Já estamos com dores na coluna e já não sabemos mais o que fazer.
    Não comprem de forma alguma! Foi a pior aquisição que já fiz, e venhamos e convenhamos,não é nada barata pra dar tanto defeito assim.

    Responder
  • quero comprar um colchão e entrei neste site para ter algumas informações relevantes, gostei e me tirou duvida mesmo aquelas que eu ainda nem sabia que teria. valeu.

    Responder
  • Tenho 1,85 e peso 115 kg… minha esposa 1,58 e 62kg… gostamos de colchão de espuma… ideal para nós seria um colchão com densidade D45?

    Responder
    • Sim. Mas vocês devem ir à loja experimentar todos os modelos disponíveis, até encontrar o que proporcione o conforto que os dois desejam.

      Responder

Comente