Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma


Ao comprar um colchão de espuma é muito importante que você escolha um colchão adequado ao seu peso e altura.

A tabela de densidade abaixo vai orientar sua compra. Caso tenha dúvidas na interpretação da tabela, acesse nossa calculadora de densidades para encontrar seu colchão ideal.

Altura m
Peso kg
até 1,50m1,51m a 1,60m 1,61m a 1,70m 1,71m a 1,80m1,81m a 1,90m acima de 1,90m
até 50kgD23D23D23D23
51kg a 60kgD26D26D26D26
61kg a 70kgD28D28D28D28D28
71kg a 80kgD33D28*/33D28*/33D28*/33
81kg a 90kgD33D33*/28 D33*/28D28
91kg a 100kgD45 D45*/33D45*/33D33
101kg a 120kgD45D45D45D45/33*
121kg a 150kgD45D45D45

As densidades marcadas com asterisco (*) significam que você poderá optar por uma ou por outra, de acordo com sua preferência por um colchão mais firme ou mais macio.

Caso a compra esteja sendo feita para um casal, a escolha do colchão de espuma deve ser feita de acordo com o cônjuge que que requeira maior densidade (veja mais detalhes em Casal com pesos diferentes no mesmo colchão).

Para recém nascidos e crianças até 3 anos de idade indica-se o colchão de espuma D18 e no máximo D20.

55 comentários

  • ESTELAMAR:

    OI TENHO UM DUVIDA SOBRE DENSIDADE .D45 É ATÉ 150KG DE CADA LADO DA CAMA OU TOTAL EM CIMA DA CAMA ?
    ESSA DENSIDADE É A MAXIMA OU TEM OUTRAS?
    TENHO MAIS OU MENOS 90 KG MEU MARIDO 120KG POSSO USAR D45 VAI DURAR MAIS OU MENOS QUANTO TEMPO?
    DESDE JÁ AGRADECO
    ESTELAMAR

    Responder
    • Elvis:

      Estelamar.

      Estes 150kg, no caso de um colchão de casal, são para cada pessoa.

      No seu caso, como seu marido é mais pesado que você, a escolha do colchão deve ser feita pelas características dele.

      Ou seja: um colchão de espuma D45 será, sim, adequado para o casal. Leve em consideração, contudo, que estamos falando de um colchão “selado”, ou seja, falamos de densidade real. Certifique-se na hora da compra de estar adquirindo um produto de qualidade, e não um produto com suporte (S45 em vez de D45).

      Recomendamos a leitura dos dois textos abaixo, que complementarão esta resposta.

      Selo Pró Espuma Qualidade
      Casal com pesos diferentes no mesmo colchão

      Existem também empresas que fabricam colchões D50 e D60, mas o suporte máximo também será de 150kg para ambos. O que difere é apenas a firmeza do colchão. Estes são feitos com espuma aglomerada (o vendedor vai lhe dizer “este colchão é de espuma AG”, aí você já sabe do que se trata — apesar de ser D60 ele será inferior ao D45 em qualidade).

      Como seu marido pesa menos do que os 150kg máximos suportados pelo D45 real, a durabilidade do colchão não deverá ser alterada, ou seja, um pouco mais do que a garantia dada pelo fabricante (três anos).

      Responder
  • Elvis:

    Para um casal, sendo a mulher com 1,58m, pesando 65 kilos e o homem com 1,78M, pesando 81 kilos, qual a densidade do colção ideal para o casal

    Responder
    • Elvis:

      No caso de espuma, D33. No caso de mola, o que você experimentar e achar mais confortável.

      Responder
  • MARCIA:

    COMPREI ERRONEAMENTE UM COLCHÃO PARA MIM, DENSIDADE 45. TENHO 63 KG E 1,61M. FAZ TEMPO QUE TENHO ACORDADO COM O CORPO TODO “MOÍDO”. O ORTOPEDISTA DIZ QUE É O COLCHÃO ERRADO. PEDIU QUE EU COMPRASSE UM “COLCHONETE” (NÃO DE ACAMPAMENTO) PARA COLOCAR POR CIMA DO COLCHÃO.
    NÃO ACHO EM LUGAR NENHUM. VOCÊS SABEM DO QUE O ORTOPEDISTA ESTÁ FALANDO?

    Responder
    • Elvis:

      Márcia.

      O colchão D45 realmente é muito firme para o seu biotipo. O D33 ou o D28 (densidade real) já seriam adequados para você.

      O que o seu ortopedista está citando, provavelmente, diz respeito ao que no mercado convencionou-se chamar de “caixa de ovo”. São mantas de espuma de baixa densidade (espuma soft) que se colocam sobre o colchão, melhorando o conforto e a maciez da cama.

      Outra possibilidade é o que se chama de “pillow top”, que podemos definir, para fins didáticos, como sendo um “edredon grossão”, que também é posicionado em cima do colchão, a fim de prover conforto e maciez. Realmente é difícil de encontrar (ao contrário da “caixa de ovo”), mas existe para venda avulsa.

      Responder
  • CEZAR:

    QUAL É A DIFERNÇA ENTRE COLCHÃO DE ESPUMA SELADA E O NÃO SELADA E QUAL A SUPERIORIDADE DOS DEMAIS COLCHÕES …E TAMBÉM SOBRE O COLCHÃO DE ESPUMA VISCO ELÁSTICA…QUAL É A CARACTERISTICA DESSE COLCHÃO….

    Responder
  • Ana Luisa Marques:

    Boa tarde, vou comprar uma cama para minha filha de 2 anos e meio, que pesa 15 kilos e mede quase 1 metro. O colchão que foi indicado pela loja é de densidade 20 e altura 12 cm. Procurei em outras lojas e só há colchçoes de densidade a partir do 23. O que é o mais correto para o meu caso. A cama é “junior” e o colchão tem o tamanho 78 x 1,62. Por favos me ajudem com esta informação o mais breve possível. Obriagad

    Responder
    • Elvis:

      Ana.

      Você pode comprar o colchão D23 para sua filhinha, pois se ele tiver acima de 12cm de espessura cumprirá bem a função ortopédica (saiba mais lendo aqui).

      Observe que estamos falando de densidade real ou espuma selada (saiba mais lendo aqui): há muitos colchões vendidos no mercado como sendo D23 e que na verdade não são nem ao menos D18. Sua filha está em fase de crescimento e é muito importante que ela tenha uma boa qualidade de sono porque isso influencia diretamente na sua saúde e no seu desenvolvimento.

      Responder
  • Thiago Rafael:

    Olá, tenho 1,83 mts e 140 quilos, minha esposa tem 1,58 e 65kg, usamos um colchão relativamente novo e de mola ensacada, porém, quando ela foi comprar não levou em consideração a densidade e comprou um de densidade 28, agora estou sofrendo bastante com dores nas costas, dormir pra mim está sendo um verdadeiro pesadelo, o que deveria ser o contrário. Qual seria a melhor opção de colchão para nós, ou existe alguma maneira de comprar um colchão com duas densidades, já que eu sou o dobro do tamanho dela?? Obrigado!

    Responder
  • Thiago Rafael:

    Olá, tenho 1,83 e peso 140kg, minha esposa tem 1,58 e pesa 63kg, temos um colchão relativamente novo (menos de 1 ano), porém, quando ela foi comprar não levou em conta a densidade do colchão e acabou comprando com densidade 28 de molas, um bom colchão por sinal, no entanto, dormir para mim tem sido um verdadeiro pesadelo, quando deveria ser o contrário, tenho muitas dores nas costas e creio que seja por causa do colchão, pois apesar de ser grande, nunca tive problema nas costas. Gostaria de saber se existe algum colchão que sirva pra nós dois, ou se existe algum colchão híbrido, ou seja, metade de uma densidade, metade de outra, ou se eu comprar um que seja adequado para mim, futuramente não será prejudicial para ela? Obrigado!

    Responder
    • Elvis:

      Thiago.

      Por favor, dê uma lida no texto Casal com pesos diferentes no mesmo colchão, aqui mesmo neste site. Ali você encontrará as informações de que precisa para resolver seu problema.

      Apenas a título de informação, não existe “densidade” em colchão de molas. A densidade é uma característica exclusiva dos colchões de espuma.

      Responder
  • maria:

    oi meu marido tem 1,70 de altura e 110k, e eu tenho 1,68 de altura e 75k qual colchão seria mas adequado para nós. espuma ou molas?

    Responder
    • Elvis:

      Maria.

      Eu gosto mais do colchão de molas, mas isso é uma questão de gosto pessoal. Vocês devem ir juntos à loja e experimentar os dois tipos de colchão, e adquirir aquele que for mais confortável e adequado ao gosto do casal.

      Por favor, leia o texto Casal com pesos diferentes no mesmo colchão para entender melhor o que deve nortear a sua escolha.

      Responder
  • Ellen:

    BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER SE A MARCA SIMBAL É MELHOR QUE A MARCA GAZIN GUARATUBA,POIS ESTOU PRESTES A FAZER UMA COMPRA DE BOX CONJUGADO D28 DE UMA DESSAS MARCAS,POR FAVOR ME AJUDEM.

    Responder
    • Elvis:

      Ellen.

      Nosso site não tem por objetivo comparar marcas de colchão, e sim informar a respeito do assunto, com textos mais técnicos e informativos.

      Lamentamos não poder ajudar diretamente na sua dúvida.

      Responder
  • Heloisa:

    Ola! Em 2002 comprei um colchão de molas Ortobom, me casei e meu marido pesa 120kg, hoje acordo com a coluna e pescoço doendo, estou querendo trocar o colchão. Gotaria que você me desse uma dica, meu peso varia de 65 a 69kg.
    Obrigada

    Responder
  • Juliana:

    Olá, vou comprar um colchão nessa semana e gostaria de uma ajuda qnt a densidade (sempre li q é muito importante) Tenho 1,50cm e peso 46 Kg e meu marido tem 1,71 cm e pesa 78 Kg. Quero comprar uma cama Box, o ideal seria D-28/33 por causa do peso dele??

    Obrigado

    Responder
    • Elvis:

      Juliana.

      Por favor, leia o texto indicado aos outros leitores (Casal com pesos diferentes no mesmo colchão) para entender como fazer sua escolha.

      Entretanto, considerando que a diferença de massa corporal entre você e seu marido é pequena, podemos sugerir que um colchão D33 selado seria o ideal para vocês.

      Mas não deixe de ler o texto indicado, hein!

      Responder
  • Rafael:

    gostaria de saber qual o melhor mola pokte ou espuma?

    Responder
    • Elvis:

      Rafael.

      No fim das contas, é mais uma questão de preferência pessoal, se este ou aquele colchão é melhor, porque há pessoas que se adaptam melhor a um ou outro tipo.

      Entretanto, para você poder entender melhor sobre o assunto, sugiro que leia o texto O melhor colchão da atualidade, em que analisamos mais tecnicamente as diferenças entre os tipos de colchão.

      Responder
  • Léa:

    Gostaria de uma opinião. Tenho um colchão D23, mas estou achando muito duro.
    Gostaria de ter um colchão macio, confortável, mas que não seja tão macio. Peso 50 Kilos e tenho 1,62 de altura. Qual seria ideal para mim, uma vez que esses colchões mais firmes me causam desconforto no corpo provocando dores?

    Responder
    • Elvis:

      Léa.

      O colchão D23 realmente não é adequado para você. Para a sua massa corporal o mais recomendado seria um D28.

      Recomendo que você visite uma loja de colchões (saiba por quê), e experimente todos os modelos que puder, até encontrar um que propicie o conforto que você deseja.

      Note que colchões de baixa qualidade perdem a “elasticidade” (o termo correto é resiliência) mais rapidamente, e quando isso acontece em vez de dormir sobre um colchão de espuma você estará dormindo praticamente sobre as tábuas da cama, o que associado ao fato de a densidade de seu colchão atual ser inadequada pode explicar suas dores no corpo.

      Responder
  • Carlos Cardoso:

    Vou trocar meu colchão e gostaria de uma opinião. Tenho 1,74 e peso 75 kgs e minha esposa 1,76 e pesa 73 kgs, qual a melhor densidade de colchão.

    Responder
    • Elvis:

      Carlos.

      Pelo biotipo do casal, podemos dizer que o colchão D33 (densidade real, clique aqui para entender melhor) seria o mais adequado para vocês.

      Entretanto, recomendamos que você visite uma ou mais lojas de colchão e experimente antes de comprar, pois há diferenças na percepção que as pessoas têm do conforto propiciado por um ou outro tipo de espumas.

      Responder
  • Luciana:

    Olá!! Todo mundo tem dúvidas a respeito de colchão, mas no meu caso vou reformar meu conjunto de sofá e os “reformadores”(lojas onde consertam) sempre puxam pro lado deles (é claro!) um me disse q a espuma D33 é melhor e o outro me disse q o D28 selada é a melhor, afinal qual dos dois é melhor??
    Eles irão recapear (colocar apenas uma camada) no sofá e já nas almofadas será inteira espuma nova, não irão recapear.
    Gostaria se pudessem tirar essa dúvida.
    Desde já agradeço
    Luciana

    Responder
    • Elvis:

      Luciana, é melhor você pegar mais opiniões, e fazer a reforma com aquele que proporcionar um preço melhor para você.

      Se for para você reformar seus estofados com a melhor espuma, literalmente, vai ficar caro demais, não compensando o conserto.

      Responder
  • Claudia:

    ola gostei do que encontrei aqui sobre colchões, mais do que pesquisa de preço, tb podemos pesquisar qualidade, minha pergunta é a seguinte tenho um filho de 1.50 40kg e não sei se é saudavel comprar um box conjudado pra ele e qual densidade seria, e outra pergunta é que a minha filha de 4 anos 20 kg ela dormi comigo na cama um box conjugado densidade 33, por tenho 1.70 e peso 100 kilos o que esta errado ou podemos continuar assim ?! Desde ja agradeço !!!

    Responder
    • Elvis:

      Cláudia.

      Você não citou a idade de seu filho, mas presumo que ele esteja em fase de crescimento ainda. Considerando isso, o ideal para ele é um colchão D28, que ele poderá usar por bem mais tempo. Não aconselho a aquisição de box conjugado nem para seu filho nem para você, porque trata-se de um produto de qualidade bem inferior: é apenas uma fina camada de espuma sobre uma base de madeira.

      Quanto à sua filhinha, o ideal seria que ela tivesse uma cama com colchão D23, no máximo D28, para que a função ortopédica fosse mais adequada ao peso dela.

      Responder
  • RICARDO:

    Tenho um colchão de molas com pillow top em visco elástico, mas na etiqueta não consta com visco elástico, somente espuma soft d28. Será que é o mesmo que espuma visco elástico?

    Responder
    • Elvis:

      Ricardo.

      Espuma soft é uma coisa, viscoelástico é outra.

      O que acontece é que alguns fabricantes usam viscoelástico no bordado (2cm de espessura, veja mais aqui), para dar um toque de conforto, mas não especificam na etiqueta.

      Responder
  • sonia regina:

    Há 1 ano comprei dois colchões de solteiro e o que meu filho usa stá sempre afundando no meio. Hoje fui verificar a densidade e stá escrito na etiqueta c33 e não d33. Meu filho tem 1,68 e pesa 56kg. Não encontrei em nenhuma tabela densidade com a letra c, por que?

    Responder
    • Elvis:

      Sonia.

      Esse C é uma abreviatura para “carga”. Ou seja, ele é um colchão de segunda linha, mais barato, que não deixa de ter a densidade (relação entre material e volume), mas não tem o suporte de peso correto. Ou seja, é um colchão de densidade 33 que suporta um peso bem menor do que um D33 real.

      Recomendo que você procure trocar o colchão de seu filho por um D33 (densidade real), de boa qualidade, ou seja, com suporte para até 100kg. Aliás, você não disse a idade de seu filho, e é por isso que recomendo um colchão com suporte até 100kg. Mas para a necessidade atual dele (56kg e 1,68m) um D28 de densidade real estaria adequado.

      Responder
  • Dirceu:

    quero saber como é calculado a densidade de um colchão de espuma?

    alguem pode me responder ficaria grato, pois sou vendedor de colchão e gostaria de ter esta explicação para meus clientes.

    Responder
  • Larissa:

    Bom dia, gostaria de saber sobre colchões para criança. Minha filha tem 5 anos e pesa 18 kg.. ainda compra p/ ela aqueles colchoes de espuma, mas gostaria de comprar uma cama grande já. Seria adequado? E qual seria o colchao adequado p/ ela!? Aguardo retorno,
    att
    Larissa

    Responder
    • Elvis:

      Larissa.

      Acredito que já seja adequado mesmo você comprar uma cama maior só para ela. Há no mercado um tipo de cama chamado “infantil”, que é menor que uma cama convencional e maior que um berço, e haja vista a pouca idade de sua filha ela vai ter uma estrutura mais adequada. Suas dimensões aproximadas são de 70cm x 1,50m.

      Quanto ao colchão, o mais adequado seria um D23 de boa qualidade, com tecido e bordado (não compre daqueles com TNT porque são de muito baixa qualidade); futuramente é claro que você vai trocar por uma cama de solteiro e um outro colchão, à medida que sua filha for crescendo e adquirindo massa corporal.

      Responder
  • Colchonetes › Meu Colchão:

    […] os colchonetes de academia costumam ser revestidos com curvim, e são fabricados com com espuma D28, devido ao fato de que serão usados para a prática de […]

    Responder
  • “Como saber a densidade de colchão ideal para mim?” › Meu Colchão:

    […] colchão de espuma. Para escolher o colchão de espuma mais adequado, é necessário consultar a Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma, que para sua comodidade é reproduzida […]

    Responder
  • Como se calcula a densidade de um colchão de espuma › Meu Colchão:

    […] ressaltar que em se tratando de colchões, é muito importante que seja observada a tabela de adequação de densidade com relação ao peso e altura do usuário do colchão. Há cálculos elaborados por cientistas que […]

    Responder
  • Colchões para crianças:

    […] de colchões de espuma, a regra básica é observar o biotipo da criança (peso e altura). A tabela de adequação de densidade de colchões de espuma deve ser […]

    Responder
  • Alexius:

    Bom dia comprei um colchão de molas com espuma d 45. Tenho 1,75 e 84 kg está em conformidade ?
    Grato
    Alexius

    Responder
    • Elvis:

      Se você está se sentindo bem, e o colchão está confortável para você, então sim.

      Responder
  • Paulo Cesar:

    Gostei por demais deste post.
    Pergunto, onde descartar os colchões supostamente “velhos”, uma vez q esse acessório domestico tem tempo de validade.
    Atenciosamente
    Paulo.

    Responder
    • Elvis:

      Colchão descartado é, essencialmente, lixo reciclável. Assim, o melhor é você ver com o seu condomínio ou com o serviço de coleta do seu bairro para saber qual a recomendação para esse caso específico.

      Responder
  • Paulo Cesar:

    Sim, precisamos de uma politica adequada em descarte de materiais domésticos principalmente no q vem alinhar com esse precioso trabalho de vcs de informações para os clientes.
    Agora vou adquirir o meu colchão de casal com muito mais tranquilidade.
    Obrigado a todos vcs.

    Responder
  • Cláudia:

    Boa tarde estou trocando de colchão e gostaria de saber qual seria a espuma ideal para mim tenho 153 de altura e 80k e meu esposo 183 e 110k

    Responder
    • Elvis:

      Utilize a tabela constante nesta página, fazendo o cálculo pela pessoa de maior peso.

      E não deixe de ir com seu marido a uma loja de colchões para experimentar os diversos modelos antes de decidir.

      Responder
  • Karla:

    Comprei uma cama de casal, box só que ao invés de um colchão de molas, optei por um de espuma, comprei um colchão da Herval D45, ainda não chegou. Mas estou na dúvida se irá ser muito duro, pois durmo em um colchão D33 na cama de solteiro e é ok pra mim. Tenho 1,69 e 70 kg.

    Responder
    • Elvis:

      Não se preocupe, a fábrica vai entregar o mesmo colchão que você experimentou na loja. Assim, não haverá surpresas.

      Responder
  • Arians:

    Boa noite! Qual colchão ideal pra mim. Peso 80 kg e com 1,67 de altura e meu esposo 67 kg e 1,70 altura. Seria colchão de molas/espuma, qual seria o certo? Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      O ideal para você é ir com seu marido a uma loja de colchões e experimentar os modelos disponíveis. Caso optem por colchão de molas utilizem como referência o peso da pessoa com mais massa para escolher a densidade ideal pela tabela constante nesta página.

      Responder

Comente!