Qual a durabilidade de um colchão?


Estudos recentes indicam a durabilidade de um colchão de espuma sendo da ordem de três a cinco anos.

A validade de um colchão de espuma é definida pela sua garantia, que costuma ser também de três anos.

Atualização: a certificação do INMETRO dá aos colchões de espuma uma garantia e validade de um ano. Alguns fabricantes podem oferecer uma garantia maior (garantia contratada), a seu critério. A garantia do colchão será válida a partir da data da emissão da nota fiscal de venda ao consumidor.

Já no caso do colchão de molas, é comum que os termos de garantia separem a garantia da espuma, que também será de três anos, e do sistema de molas, que poderá ser, em casos mais raros, de uma década ou mais.

Assim, é correto dizer que apesar de as molas durarem muito mais, a durabilidade de um colchão de molas será definida pela durabilidade de seu componente de menor longevidade: a espuma.

Para obter mais informações sobre durabilidade de um colchão, veja os textos Durabilidade, Validade e Garantia de Colchões e Mitos sobre Colchões.

12 comentários

  • gabriele:

    Nossa!!!! poderá eu ter tido a conscientização desse site antes,minhas vendas com colchões teriam sido mais altas,rsrsrrs…
    Adoreiiiii!!!!! Parabéns pela iniciativa em compartilhar com o mundo os seus conhecimentos,quem derá se todos os sábios se dessem ao luxo de nos ajudar com suas idéias brilhantes.
    Que Deus o abençõe e ilumine os teus caminhos,e que está mente brilhante possa a cada dia nos supreender com conhecimentos desconhecidos a nós,leitores.

    Responder
  • Eneida:

    Olá !
    Por gentileza, o colchão da minha mãe é de molas e após 1 ano e 4 meses começou a apresentar problemas nas molas. Estou estranhando, pois a loja alega que a garantia é de 1 ano, sendo que quando comprei o meu, também de molas, a garantia veio de 15 anos para o molejo. Será que terei que reclamar no Procon ?

    Att.
    Eneida Rossi

    Responder
    • Elvis:

      Eneida.

      Cada produto, conforme sua qualidade, tem termos de garantia específicos. Sugiro que verifique o termo de garantia do colchão (aquele documento que acompanha o produto no ato da compra), e se lá estiver diferente do que alega a loja, aí você terá elementos para fazer uma reclamação mais formal.

      Responder
  • Lucas:

    Olá Elvis,
    primeiramente, parabéns pelo ótimo site. Pesquisei bastante antes de comprar um colchão, lendo inclusive vários comentários seus.

    Tenho 1,78, 82kg, mas antes estava acostumado a dormir em um colchão da AmericanFlex D45, pois prefiro colchões duros.
    Comprei um AmericanFlex Resiste Super Pocket Queen há 3 semanas (dos de mola, o mais firme que encontrei), mas estou com um pouco de dificuldade para me adaptar. Minha sensação é que ele afundou na altura do quadril. Também comecei a sentir dores no cervo ciático. Durmo de lado sempre.

    Você acha que é uma questão de adaptação?

    Obrigado

    Responder
    • Elvis:

      Sim, provavelmente é só questão de adaptação.

      Quanto ao suposto afundamento no quadril, verifique se não é apenas acomodação da espuma. Você pode pedir que a loja mande um técnico verificar se é um afundamento realmente, ou se é mera acomodação.

      Responder
  • Luis:

    E os colchõesde molas? Qual a durabilidade em média?

    Responder
    • Elvis:

      A durabilidade de um colchão será definida sempre pela sua garantia.

      Responder
  • Israel:

    Tenho um colchão Simmons de molas ensacadas já há uns dez anos. Começou a dar problema agora e não faço a menor idéia onde a garantia (que me parece que era de dez anos) foi parar. Esse tipo de colchão da para ser reformado fazendo um rodízio de suas molas porque as molas do meio estão mais moles que as das extremidades.

    Muito Obrigado,

    Responder
    • Elvis:

      Israel.

      Não é viável reformar um colchão.

      Em função do desgaste da espuma, do acúmulo de resíduos (conforme explicado nos textos sugeridos nesta mesma página), o ideal é que você troque o seu colchão. A garantia de dez anos provavelmente é só das molas, mas não da espuma. Em outras palavras, mesmo que as molas estejam ótimas os outros componentes do colchão já devem estar super desgastados, sem contar no aspecto da higiene do colchão.

      Responder
  • Leonardo:

    Bom dia.

    Estou pensando em comprar um colchão com densidade D33 e uma camada no pillow de visco ou látex.

    eu tenho 1,70m e 75kg e minha esposa 1,59m e 70kg.

    Estou optando por um king size mais firme para ter maior durabilidade.

    Estou fazendo a opção correta?

    Obrigado!

    Responder
    • Elvis:

      A escolha depende basicamente da percepção de conforto que o casal tenha.

      Quanto à durabilidade do colchão, não importa se ele vai ser mais ou menos firme. O importante é que o colchão de espuma não seja usado além do período de no máximo três anos (saiba mais).

      Responder

Comente!