O que é um colchão ortopédico

O que é um colchão ortopédico 2

Todo colchão deve exercer uma função ortopédica para seu usuário, o que só se obtém combinando as características do colchão com o biotipo da pessoa.

duro
mole
ideal

Existem modelos que são polivalentes, ou seja, ortopédicos para qualquer tipo de usuário, porém é necessário consultar sempre uma loja especializada. Existem muitos modelos que se vendem como ortopédicos, mas que não o são.

Um colchão será ortopédico quando ceder nas devidas proporções às curvaturas do corpo, sem no entanto afundar como um todo, ou desproporcionalmente. Em outras palavras, ao deitar num colchão ortopédico seria como se estivéssemos deitados num local sem gravidade, e o corpo ficasse flutuando, com as curvas de sua anatomia em perfeito estado, sem influência de qualquer força ou pressão.

Disso depreende-se que um colchão extremamente macio ou extremamente rígido não vai ser nem ao menos confortável, muito menos ortopédico.

Para saber qual o colchão de espuma adequado ao seu biotipo consulte a Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 20

O que é um colchão ortopédico

Comentários

  • queria saber qual é a melhor decidade para 100 k

    Responder
    • Henrique.

      O colchão D33 (real) suporta até 100kg. Como 100kg já é o limite máximo de peso do D33, recomenda-se o D45 (real), que suporta até 140kg, conforme a tabela de adequação de densidade de colchões de espuma.

      Apenas como curiosidade, o colchão de molas é indicado para pessoas de 20kg a 140kg.

      Responder
  • […] menos de 12cm de espessura é considerado um colchonete. A partir de 12cm já se pode constatar a função ortopédica que é uma das características de todo colchão.O colchonete serve apenas como forração para uso […]

    Responder
  • Meu filho tem 4 anos e meio e pesa uns 19 kg. Fizemos um quarto para ele com cama de 1,28 e compramos um colchão D33. Vc acha que essa densidade se torna desconfortável para ele? O colchão com densidade maior acaba sendo mais duro ou não?

    Responder
    • Elisângela.

      Pelo peso de seu filho um D23 ou D28 já seria suficiente. Entretanto, existem espumas D33 mais macias, e talvez seja o caso do colchão que você comprou.

      O ideal é você observar seu filho deitado. Use os gráficos acima nesta mesma página como referência e você poderá deduzir se o colchão está duro demais ou não.

      Responder
  • fui comprar um colchão bibox e eles me disseram que era ortopedico, ele parece ter 6 cm de espuma D33 e abaixo disso tem uma especie de madeira. eu achei confortavel mas gostaria de saber se é realmente um colchão ortopédico…

    Responder
    • Rafaela.

      Esse nome “colchão ortopédico” virou uma espécie de rótulo destes colchões com caixa de madeira, mas a função ortopédica está bem descrita no texto desta página. Dependendo do peso de quem vai usar o colchão ele pode ser confortável.

      Responder
  • A título de curiosidade e uma dica… Tenho 29anos, 1.90m e 92kgs e gostaria que pudesse me dar uma opinião… D33 ou D45? Ou compro um dos dois, só que aquele que se adequasse melhor a anatomia do meu corpo e que me sentisse melhor?

    Desde já grato.

    Responder
  • Responder
  • Responder
  • Boa noite,eu e minha esposa pesamos de 70 a 80 quilos cada,e compraremos um colchão de D60 com pilow duplo e espessura de 26 cm,gostaria de saber se poderá trazer problemas de saúde devido a densidade futuramente.

    Responder
    • Não deverá trazer problemas de saúde, é apenas um colchão mais firme que os D45.

      Responder
  • UM COLCHAO D45 REAL É DURO IGUAL A UM ORTOPEDICO???

    Responder
    • Todos os colchões são ortopédicos.

      Considerando que você esteja se referindo àquele com caixa de madeira, então podemos dizer que o D45 é bem menos firme que o “ortopédico”.

      Ou melhor: ele tem a firmeza necessária para cumprir corretamente a função ortopédica, porém será muito mais confortável do que dormir sobre uma tábua.

      Responder
  • minha mae tem 79 anos pesa 63kg e esta com muitas dores na coluna, foi ao medico e ele disse que ela tem uma pequena luchacao na coluna achamos que pode ser o colchao e queremos trocar o dela por um ortopedico mas nao sei qual sera o adquado para ela.

    Responder
    • Meire.

      O colchão ideal para sua mãe seria um D33 com três anos de garantia (densidade real), que como você acabou de ler no texto, cumpre a função ortopédica.

      O mais importante é que você leve sua mãe à loja para experimentar o colchão antes de comprar. Ela deve deitar e se mexer no colchão, sem constrangimentos, e escolher aquele no qual ela se sinta mais confortável (a maciez/firmeza varia entre modelos e marcas).

      Eu, particularmente, não aconselharia o colchão que popular e erradamente chamam de “ortopédico”, que é aquele que tem uma caixa de madeira por dentro (e um revestimento de espuma). Este é condenado atualmente pela medicina, estudos mostram que ele mais prejudica do que favorece a saúde.

      Responder
  • boa noite

    tenho érnia de disco na coluna qual o colchão ortopédico que devo usar eu peso 48 kg e tenho a altura de 1,52cm
    Atualmente estou dormindo num colchão ortopedico mais acho muito duro

    grata por sua atençao

    Responder
    • Célia.

      Todos os colchões de espuma e com espuma são ortopédicos. Se você está se referindo àqueles com caixa de madeira, esteja avisada de que ele está sendo amplamente condenado pelos médicos, pois causa mais malefícios do que benefícios à saúde.

      Pelo seu biotipo o ideal seria um colchão D33 (densidade real). Não esqueça que você precisa ir à loja deitar e rolar, literalmente, para ver se o colchão será confortável para você. Entre marcas e modelos pode haver variação de firmeza da espuma, influenciando a sua sensação de conforto.

      Algumas lojas oferecem a possibilidade de o cliente ficar até uma semana com o colchão a título de experiência. Talvez você tenha sorte de encontrar uma loja dessas para efetuar a sua compra.

      E com relação à sua hérnia de disco, não deixe de fazer acompanhamento médico, pois só um profissional habilitado poderá orientá-la adequadamente.

      Responder
  • Vou comprar um colchão para o meu filho.Ele tem 6 anos e Pesa 21 kg.Qual seria o colchão ideal D-28 ou D-33

    Responder
    • O ideal para seu filho seria um D23 (densidade real), que suporta até 35kg. Mas caso você queira fazer um investimento que vá durar um pouco mais pode comprar um D28 (densidade real), já que daqui por diante a tendência é que seu garoto cresça cada vez mais rápido.

      Responder
  • Bom dia!
    Comprei um colchão D-33, de marca pouco conhecida. Ocorre que não consigo dormir nele, pois é muito duro. Inclusive, acordei com o corpo todo dolorido. Tenho 1,74 cm de altura e 60 quilos.O que você me sugere?
    Grata.

    Responder
    • Denise.

      O que compensa de verdade é você trocar seu colchão por um mais confortável, um D33 de densidade real. Provavelmente o colchão que você comprou é de AG (aglomerado), razão pela qual é tão firme.

      E como sempre dizemos por aqui: experimente o colchão antes de comprar, deite, role, se possível durma um pouco sobre ele na loja, para evitar surpresas desagradáveis.

      Responder
  • A função de todo e qualquer colchão é proteger a região lombar deixando a coluna vertebral alinhada durante o sono, quando a mesma está extremamente relaxada e suas vertebras se distanciam criando espaço entre as mesmas. é fato que entre as vertebras existe uma cartilagem que as protege do atrito entre si e que ao longo do tempo essa cartilagem se desgasta. Ao usar um colchão adequado ao seu peso e medida vç estã protegendo a região lombar e evitando o desgaste acelerado das cartilagens. Partindo desse principio podemos afirmar que o melhor colhão é o de molas, pois as mesmas se moldam ao contorno do corpo deixando a coluna protegida. Isso é o que podemos definir como colchão ortopédico.

    Responder
  • Olá,tenho muitas dores nas costas e sei que tenho que comprar um colchão ortopédico,porém tenho dúvudas se escolho um com caixa de madeira,de molas ou espuma,você saberia me dizer qual a melhor opçao?
    E em relação ao tecido,os naturais também podem ser anti alérgicos,anti mofo e não propensos a retenção de odores ,poeira e resíduos organicos?Obrigada.

    Responder
    • Tania.

      Como já escrevemos reiteradamente no site, esses colchões com caixa de madeira são condenados pela atual medicina. Prefira um colchão de espuma ou de molas (experimente na loja e escolha o que for mais confortável na sua percepção). Se optar por espuma observe a densidade adequada ao seu biotipo (utilize a calculadora de densidades, aqui no site, para encontrar a correta). Note que um colchão de espuma de boa qualidade será sempre de densidade real (e não “suporte”), e terá três anos de garantia.

      Quanto aos tecidos, os sintéticos são mais favoráveis às qualidades que você cita. Os naturais, por sua vez, tendem a ser mais macio e reter menos calor que os sintéticos, mas absorvem mais ácaros, fungos, umidade, etc.

      Responder
  • Adorei seu site ,parabens, gostaria de saber se pode causar algum maleficio a saude usar um colchão com densidade superior a indicada para seu biotipo. Comprei um colchão d45 tenho 50k e 1,59 de altura, meu marido pesa 80 k e tem 1,75.

    Responder
    • Vanusa, se você e seu marido estão adaptados ao colchão e dormindo bem, não tem problema nenhum.

      Já se vocês tivessem adquirido um colchão com densidade menor que a indicada ao seu biotipo, aí sim poderia haver problemas.

      Responder
  • […] ser prejudicial à saúde em médio e longo prazos.Isto acontece porque colchonetes não cumprem a função ortopédica, essencial para um sono […]

    Responder
  • […] adequada ao biotipo de quem vai usar o colchão é fundamental. Saiba por quê lendo o texto O que é um colchão ortopédico.Colchões de mola não têm densidade, essa é uma característica exclusiva das espumas. Para […]

    Responder
  • […] a diferença entre um colchão ortopédico, um magnético ou […]

    Responder
  • Elvis, qual seria o colchao mais adequado – espuma ou molas ensacadas? qual a melhor densidade: mulher com altura 1.54 com 56kgs e homem com 1.78 com 91kgs com dores na lombar…

    Responder
    • Em primeiro lugar, como você tem problemas de saúde você deve procurar um médico para ele te ajude a definir o tipo de colchão mais adequado.

      Depois, não deixe de ir a uma loja de colchões para experimentar todos os tipos possíveis, pois o correto é aquele colchão com o qual você se sente bem confortável.

      Responder
  • Elvis, comprei um colchão D45 depois de ter passando um bom tempo com o D33 eu e minha esposa pesa entre 82 e 65 kg e temos de altura 1.82 ela 1.69, existem algum problema de saúde por tar usando o D45.

    Responder
    • Não, nenhum problema de saúde, a não ser que o médico os proíba de usar este colchão. O D45 tende a ser mais firme que o D33, principalmente considerando que agora você tem um colchão novinho e a espuma ainda não amaciou.

      Responder
  • Olá! Durmo em colchão de madeira há pelo menos 12 anos. Minha cama atual já está quase sem espuma e é o mesmo que estar dormindo no chão. Tenho 1,60 e 78kg, meu esposo 1,70 e 78kg. Estava procurando um colchão de espuma D45, para não sentir muito a mudança de firmeza, e quando fui à uma loja, já decidida a comprar um determinado modelo, o vendedor acabou me convencendo a levar um colchão de madeira, com 10cm de espuma D33 em cima do suporte e que ainda era mais barato em relação ao que eu queria. Ele garantiu a qualidade do produto e mesmo não sendo de marca conhecida e o fabricante dando apenas 6 meses de garantia, ele ofereceu 3 anos ao todo por conta da loja. Os demais colchões de lá possuíam 1 ano de garantia por conta do fabricante. O colchão é confortável para mim, mas estou apenas no primeiro dia de uso. Estou na dúvida se fiz uma boa escolha e vendo os comentários aqui até considerei trocar pelo de espuma D45, mas ainda não sei o que fazer. Será que podia me dar uma opinião?

    Resumindo: Deixei de comprar um colchão de espuma todo D45 – 24cm de altura – marca nacional – 100 reais a mais – 1 ano de garantia com o fabricante; e comprei um com suporte de madeira – 28cm (sendo 10cm de espuma D33) – marca local – 100 reais a menos – 6 meses de garantia com o fabricante e 3 anos ao todo com a loja e altamente elogiado pelo vendedor. Obs: Ambos selados pelo Inmetro.

    Responder
    • Tayane, tendo o selo do Inmetro você tem a garantia de que o produto foi fabricado com materiais controlados e certificados. Se você está gostando do colchão não vejo necessidade de troca.

      Responder
  • Ola Elvis,

    Tenho 1.80m, 120klg e minha esposa 1,55m e 60klgs, estou com muitas dores nas costas devido ao colchão que utilizo ( D60 ORTOBON ), um D45 desindade real melhoraria meu “sono” ?

    Abração e parabéns,

    Responder
    • Bruno, o D45 seria o ideal para o seu peso. É um colchão bem firme, e sendo certificado pelo INMETRO seria o correto.

      De qualquer forma, você deve ir com sua esposa à loja experimentar os diversos modelos até encontrar um que proporcione o conforto que vocês dois querem, não é possível ter essa percepção sem experimentar o colchão.

      Responder
  • Olá…preciso saber qual seria um bom colchao firme e confortável já q eu e minha esposa juntos n passa de 130kg?
    Obrigado

    Responder
    • Na verdade você deve ir a uma loja com sua esposa para experimentar todos os colchões.

      Se optarem por espuma, sempre devem observar o biotipo do que for mais pesado.

      Se a opção for por molas, sugiro que experimentem colchões de molas ensacadas com no mínimo 22cm de altura. Creio que será o que vai proporcionar mais conforto para vocês.

      Responder
  • Tenho 105 kg e tinha um colchão que usei por uns 5 anos de molas ensacadas, mas ele passou a moldar demais meu corpo , e eu passei a ter dores fortes na região lombar, muito fortes , aí comprei um colchão ortopédico, que é bem duro, será que fiz um mal negócio?
    Ou se eu me adaptar posso ter feito uma boa escolha?
    Comprei um ortobom ortopédico 24cm, ainda está no prazo de trocar…. devo permanecer, ou trocar enquanto é tempo?

    Responder
    • Realmente, cinco anos é a durabilidade de um colchão de molas, para um conforto ideal.

      Talvez seja interessante você manter-se usando colchão de molas. Experimente os diversos modelos para ter certeza de escolher o que mais agrade você: acima da mola existem camadas diferentes de espuma, que afetam a percepção de conforto, e você tem a possibilidade de escolher uma espuma mais densa (como a D45) caso deseje mais firmeza e durabilidade.

      Responder
  • Boa tarde,qual melhor tipo de colchao e densidade para esse caso.
    Minha mae tem 48 anos ,mede 1,62 de altura e pesa 66kg,a 5 anos ela fez uma cirurgia de hernia de disco-lombar.infelizmente o procedimento nao teve eficacia ,entao ela possui muitas dores,que se extentem para as pernas e braços.o medico a diagnosticou com fibromialgia.o problema dela é cronico.

    Responder
    • O ideal é que o médico indique o colchão, haja vista a condição de saúde de sua mãe, muito específica.

      De qualquer forma, em minha opinião um colchão de espuma D28 seria adequado.

      Responder

Comente