O que é espuma selada?


Atualmente, devido ao selo de certificação do INMETRO, podemos dizer que a maioria dos colchões no mercado sejam “selados”.

Antigamente, os dizeres “espuma selada” eram um mero truque publicitário, pois o que indica que uma espuma seja de alta qualidade é o fato de ela ser de densidade real.

Essa possibilidade de dizer que uma espuma é selada surgiu devido ao Selo Pró-Espuma Qualidade, que é um consórcio de propriedade de um grupo de fabricantes de espumas. Este é um grupo fechado que não fiscaliza a qualidade de espumas fabricadas por não participantes do próprio grupo — e nem teriam como.

Uma das evidências de que a expressão “espuma selada” por si só não queria dizer nada, era que alguns fabricantes chegavam a estampar tais dizeres na embalagem de seus colchões, mas sequer tinham o Selo Pró-Espuma ou faziam parte do consórcio,  e com isso não se confirmava tratar-se de uma espuma de densidade real.

Atualmente temos o selo de certificação do INMETRO, que indica que a espuma foi testada e realmente tem as propriedades indicadas na etiqueta. Até o presente momento não há certificação para colchões de molas, o que de acordo com a portaria do INMETRO será regulamentado a partir de 2015.

52 comentários

  • cris:

    olá

    antes de mais nada, gostaria de parabenizar vcs pela ótima idéia e qualidade do site.

    estou com um problema e gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar:

    comprei há uma semana um colchão de molas bonnel (não ensacada).

    ele foi entregue na data prevista.

    faz uns três dias, estou dormindo nele.

    acontece que, a partir disso, estou sentindo dores na região lombar. houve uma noite que até acordei com a tal dor.

    estou mega arrependida de ter comprado o colchão. acho que fiz uma compra errada.

    tenho 1,80 cm e 78 Kg. a espuma que recobre o colchão é de densidade 28. será que é esse o problema? porque meu antigo colchão era de espuma, com densidade 33. adequado para mim.

    porém como é a primeira vez que uso colchão de mola (só uma outra experiência na casa de uma amiga), então não sabia que neste a densidade da espuma tb teria que ser 33. é isso mesmo? a densidade da espuma teria que ser outra? ou quando é de mola essa combinação entre densidade da espuma e molas é diferente?

    aguardo ansiosamente uma resposta de vcs.

    muito obrigada de antemão.

    cristiana

    Responder
    • Elvis:

      Cris.

      D28 estaria adequado, pois suporta até 80kg, e agregado à mola ele fica com maior resistência.

      Creio que suas dores no corpo sejam relacionadas ao tempo de adaptação que toda troca de colchão implica. É muito provável que dentro de poucos dias você nem lembre mais desse sofrimento de agora.

      Responder
  • cyro martins:

    Caro Elvis, muito obrigado por ter feito este site. informações quanto a qualidade dos colchões e espumas são raras de se encontrar. Como este tópico é sobre selo (pró-espuma) pergunto. O que atestaria o selo inmetro/falcão bauer? Poderia discorrer sobre o assunto? Como você é um sujeito do meio, entendido no tema, sugeriria que, apesar de teres afirmado que não é o objetivo do site, desse nomes aos bois, criasse um espaço para que os fabricantes fossem conhecidos. Por exemplo, neste espaço poderíamos descobrir se existem fábricas que só utilizam materiais de qualidade (ou somente espuma de densidade real), ou se todos tem produtos inferiores e superiores. Poderiam ser conhecidas as fábricas de espumas e os produtos delas que são adequados à fabricação de colchões. Percebo a importância de deitar e rolar no colchão para comprá-lo, mas as difculdades de encotrar lojas de qualidade no interior, com estoques para demonstração é um fator limitante. Se informações que permitissem as pessoas comprar pela internet sem chance de erro estiverem disponíveis, ajudarias mais outros milhões de brasileiros que hoje são obrigados a arriscar no jogo preço x qualidade, apesar das suas informações excelentes já disponibilizadas. Abraços. Cyro

    Responder
    • Elvis:

      Caro Cyro.

      A percepção de conforto é algo altamente pessoal, não existe a menor condição de alguém indicar uma compra de colchão sem experimentar e sem chance de erro.

      Quanto à sugestão de “dar nomes aos bois”, a situação complica bastante, porque se um determinado fabricante não gostar de algo que venhamos a escrever, e resolver nos processar, não temos fundos para arcar com esse tipo de despesa. Em outras palavras, não seria inteligente criar atritos e animosidades desnecessárias que nos custariam tempo, dinheiro e tranquilidade.

      Além do mais, é comum que os fabricantes tenham várias linhas de produtos, dos mais baratos aos mais caros, normalmente variando preço junto com a qualidade (é assim que funciona o mercado). Seria leviano de nossa parte tecer comentários (positivos ou negativos) sem realmente conhecer o produto. E em termos práticos, é impossível que uma pessoa conheça todos os produtos de todos os fabricantes a ponto de poder fazer um comparativo como o que você sugere.

      Isso, claro, sem contar que existem centenas de pequenas fábricas, e quase todos os dias novas são abertas, o que tornaria essa tarefa impossível de ser cumprida.

      Responder
  • Yuri:

    Olá Elvis. Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho de informação que você presta aos consumidores brasileiros. Já é a segunda vez que acesso o seu site buscando informações no google, desta vez já favoritei seu site para não perdê-lo mais.

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta simples. Tenho 23 anos 1,82m e 75kg (já estou neste peso a pelo menos 6 anos e não tenho facilidade p/ ganhar peso) gostaria de saber qual seria o colchão de espuma mais indicado para mim levando em consideração a minha coluna (dor lombar de causa postural), o colchão c/ densidade D28 ou D33.

    Muito grato pela ajuda. Felicidades.

    Responder
    • Elvis:

      Yuri.

      O D33 (densidade real), pois o D28 suporta até 80kg e você está bem próximo disso.

      Se você achar o D33 mais firme do que gostaria, continue procurando, pois há variações de firmeza nos colchões D33 conforme marca e modelo.

      Finalmente, sobre sua saúde, só quem pode orientar adequadamente é seu médico, pois não temos formação nessa área para poder opinar.

      Responder
  • INALDO HONORATO:

    gOSTARIA DE SABER UM D-45 DE CASAL SUPORTA ATE QUANTOS QUILOS POR PESSOA?

    Responder
  • Carlos Alessandre:

    Ola a todos leitores deste fabuloso sait, trabalho com colchão a 12 anos e recentemente fui convidado para trabalhar em uma loja de fábrica, mas tamanha minha decepção venho desabafar para que na hora de comprar um colchão de qualidade não comprem colchões com espumas compacta pois a maioria destas espumas são feitas com resíduos de tudo que sobra na fábrica são colocados ali dentro,e um grande detalhe é que na hora de fábricas não tem como dar para ele uma densidade real então fica de opção da fábrica colocar a etiqueta que achar melhor, sem contar que o produto químico para fazer a união das espumas pode causar alergias pois não a órgão para fiscalizar estes produtos, procurem comprar colchões de marcas que já estão no mercado a alguns anos e fabricantes que vimos que tem capacidade de fabricar um bom colchão pergunte sempre como é composto a espuma se for de ag ou aglomerada como costumam falar abrão o olho pois 99% de não ser densidade real e sua coluna vai ser prejudicada .

    Responder
    • Elvis:

      Carlos.

      Existem empresas sérias que fazem o colchão de AG com espuma de qualidade, realmente, mas muitas usam deste critério que você descreveu, para baratear custos.

      Concordamos com você, que o melhor é sempre preferir um colchão de qualidade, com espuma de densidade real.

      Responder
  • hamilton:

    sou grato pelo site ,pois a tempos procuro estas informaçoes. gostaria de relatar que comprei um colchão a 3 dias atras .(D60) ortobom ,mas o tal e tao leve que minha sobrinha de dois aninhos consegue carregalo . ta exagerei um pouco ,mas é muito leve , lembro-me que tive um D33 que pesava o dobro que ele. estou pensando em fazer um B.Ocorencia, me sinto tapeado. obgdo

    Responder
    • Elvis:

      Caro Hamilton.

      Se você se sente tapeado (termo que você mesmo usou), procure a loja onde efetuou a compra e negocie a troca por outro produto mais de seu agrado; acho pouco provável que a loja vá fazer alguma objeção.

      Responder
  • Ricardo:

    Olá Elvis,

    Estou em busca de um bom colchão e como se deve imaginar, não está sendo fácil…
    Baseado no bem estar ao dormir, o que você sugeriria, um colchão casal com molas tipo bonnel com espumas com certificação do inmetro ou colchão molas ensacadas porém com espuma não certificada?
    Grato,

    Responder
    • Elvis:

      Ricardo.

      O ideal é que você escolha um colchão que seja adequado ao seu biotipo, e que seja o mais confortável. Qualquer uma das duas opções que você indicou é viável.

      Responder
  • Karine Pedreira:

    Olá, Elvis! Muito interessante esse site!
    Vi o que você falou sobre os colchões que tem o selo pró-espuma.
    Então quer dizer que, na dúvida, é melhor confiar nos colchões que tem
    esse selo, que é densidade e qualidade garantida?
    Quero comprar um colchão de casal de molas bonnel, eu tenho 77 kg, 1,60m
    e meu marido 92 kg e 1,82. Pelo que li, o mais indicado pra nós deve ser o de
    molas pocket mas como ele é bem mais caro, optamos pelo de molas bonnel.
    A minha dúvida é: devo escolher um colchão de molas com camadas de espuma de que densidade?O importante então é observar a espessura e densidade da espuma que envolve as molas e se esse colchão possui o selo? Obrigada!

    Responder
    • Elvis:

      Karine.

      O Selo é exclusividade de um pequeno grupo de empresas, então talvez você não encontre o colchão que procura com o Selo.

      Já que você está decidida por um colchão de molas bonnel, procure um modelo com pelo menos 28cm de altura e três ou cinco anos de garantia. Não se preocupe tanto com a camada de espuma, o mais importante em um colchão dessa especificação é que o casal se sinta confortável ao utilizá-lo. Não compre sem experimentar.

      Responder
  • PAULO GUIMARAES BRAGA COSTA:

    tenho 1,81 cm e 83 kg e comprei um colchão ortobom ( espuma selada ), acho que ele tem densidade 45. queria saber se ele serve para o meu corpo. pois eu tenho hernia de disco. aguardo retorno.

    Responder
    • Elvis:

      Paulo.

      Se você tem um problema de saúde, em primeiro lugar você tem que consultar um médico, que vai poder orientar corretamente sobre o colchão mais adequado de acordo com o seu quadro clínico.

      Do ponto de vista de seu biotipo, tanto o D33 quanto o D45 são bons colchões de espuma, dependendo mais da sua adaptação e de sua percepção de conforto do produto.

      Responder
  • Giselle:

    Elvis

    O selo pro espuma é de melhor quelidade do ABTFC
    Qual a diferença entre eles ?

    Responder
    • Elvis:

      O selo Pró-Espuma controla a qualidade dos produtos dos fabricantes participantes do grupo, enquanto que o outro é apenas um indicador de que o fabricante participa da Associação Brasileira de Técnicos Fabricantes de Colchão. Ou seja, o ABTFC não analisa produtos, enquanto o INER, dono do selo Pró-Espuma Qualidade, analisa os produtos e concede o selo apenas àqueles que forem de comprovada qualidade.

      Responder
      • Tiago:

        Então quer dizer que posso ter certeza que o INER fiscaliza dentro da fábrica a produção de cada colchão que tem o selo pró espuma? Enquanto o outro não?

        Responder
        • Elvis:

          O INER não fiscaliza dentro da fábrica a produção do colchão. O que ele faz é comprar colchões aleatoriamente no mercado e efetuar testes; aqueles que não se enquadram nas especificações não recebem mais o selo do INER.

          A partir do segundo semestre de 2013 o INMETRO começará a fiscalizar os colchões de todos os fabricantes no Brasil. Assim, o selo que deverá ser observado a partir de agora é o do INMETRO.

          Responder
  • julyanna demoner:

    Elvis:
    Gostei muito do seu site e das informações.
    Comprei um colchão D 45 de espuma selada casal , este colchão tem a probabilidade de afundar e me dar dores nas costas?
    Pq fui até a loja para compar um colchão ortopedico com madeira no meio e a moça falou que o de espuma selada era melhor.Tenho 1,67 e peso 72.0 kg

    Responder
    • Elvis:

      Toda espuma tem possibilidade de afundar, e se isso acontecer antes do fim da garantia do seu colchão você terá direito a assistência que, dependendo dos termos de garantia, pode incluir a troca sem custos para você por outro colchão igual ou equivalente.

      A princípio, você fez uma excelente compra, pois os colchões ditos “ortopédicos” (caixa de madeira) hoje são até criticados pelos médicos.

      Para mais informações leia: O que é um colchão ortopédico.

      Responder
  • Lanny:

    Olá, gostaria de saber porque todo colchão que compro independente da marca, pois gosto mais do ortobom, ele sempre afunda no meio? será a causa o estrado da minha cama que é em duas partes e tem um ferrinho no meio? ou é o colchao? e olha que eu sempre compro que densidades bem maiores da ideal pra mim.

    Responder
    • Elvis:

      Lanny.

      A durabilidade de um colchão, em se falando de densidade real, é de três a cinco anos, de acordo com os termos de garantia do colchão. Espumas com adição de suporte podem diminuir a vida útil do colchão para um ano, por exemplo. Tanto que há empresas que oferecem no mercado até cinco D33 diferentes, com garantia e durabilidade também diferentes, por causa da quantidade de suporte adicionado à espuma.

      Se o afundamento ocorrer dentro do período de garantia, você deve acionar o SAC do fabricante, para obter uma troca do produto.

      Responder
  • Valquiria:

    Comprei um conjunto box casal king size molejo Bonnel, da ortobom, que diz comportar até 150kg de carga corporal D33, 32 cm colchão, com 5 anos de garantia.
    Apenas eu durmo, tenho 1,62 e meu peso é 54kg, sendo que comprei em dez de 2010, e um lado da cama esta bem mais fundo e não consigo dormir mais desse lado.
    Entrei em contato com a ortobom e vieram analizar, constataram que esse lado está com 2 cm de diferença, e falaram que é normal, teria que ter 3cm para trocaram(garantia).
    Gostaria de saber se esse procedimento é normal, pois não consigo dormir do lado com a diferença de densidade, minha coluna sente e dói.
    Não sei mais o que fazer, paguei caro achando que o produto era o melhor para minha coluna.
    No aguardo e obrigada,

    Responder
    • Elvis:

      Valquíria.

      Sugiro que tente mais uma vez contato com o fabricante (não com a loja), bem como verifique os termos de garantia do produto. Se ainda assim não conseguir resolver, procure o PROCON.

      Responder
  • Luciana de Paula:

    Adorei o site, foi de grande valia , na hora da decisão de que colchão comprar…
    Obrigada!!

    Responder
  • fer:

    ola, estou adquirindo um colchao premie bambu com molas prolastic com altura de 32 cm altura, Tecido com 73% – Viscose de Bambu e 27% – Polipropileno
    – Espuma 100% Poliuretano
    – Tecido com Tratamento Ultra Fresh (Antiácaro, Antifungo e Antibactéria)
    – Tecido Ecológico com Propriedades Hipoalérgicas
    Marca: PELMEX, mas estou em duvida se o produto é bom,

    Responder
    • Elvis:

      Fer.

      Não temos como opinar a respeito de marcas e produtos. Sugiro que procure pessoas de sua relação que já sejam usuárias da marca e peça a opinião delas.

      Responder
  • Eliane:

    Olá

    Comprei um colchão Le Martan, Concord Plus(Bambu), D 50, pois a funcionária da loja na qual o comprei disse que seria o mais adequado. Porém, depois de alguns dias, comecei a sentir dor na lombar e nas costas, ao acordar. Será que o problema está na densidade inadquada a meu peso e altura? Minha altura 1,72, peso 72 kg, meu marido tem 1,78, 80 kg.

    Responder
    • Elvis:

      Em relação a marcas e modelos, não temos como opinar.

      Um colchão D50 é adequado ao biotipo do casal.

      O que você deve considerar é que existe um tempo de adaptação ao novo colchão. Creio que um mês, ou pouquinho mais, seja tempo suficiente para se adaptar.

      Responder
  • juliana:

    fiz uma cirurgia, uma artrodese lombar… e agora, qual colchao comprar?

    Responder
    • Elvis:

      Você deve consultar seu médico quanto a esta questão.

      Responder
  • Pedro:

    Olá
    Estou interessado em comprar um colchão pros meus pais e gostaria, caso possível, de saber, o que, de fato, preciso avaliar pra efetuar tal compra… meu pai tem 1.78 metros de altura e pesa 115 kg, já minha mãe, com 1.55 metros e 70 kg, reclama muito de dores nas costas ao acordar… dentro dessa avaliação, seria melhor optar por um colchão de molas ou de espumas?
    Desde já agradeço e parabéns por propiciar informações tão importantes pras pessoas e de uma forma tão acessível

    Responder
    • Elvis:

      Pedro.

      Considere levar seus pais para uma consulta médica, pois as dores nas costas podem ser indicativos de problemas de saúde.

      Quanto ao colchão, você deve levar os dois à loja para experimentar antes de comprar. Eles devem deitar e rolar no colchão, a fim de encontrarem aquele que proporcione a melhor experiência de conforto e bem estar ao casal. Colchão não é o tipo de presente que se possa fazer surpresa.

      Responder
  • ana:

    Se possível poderia me orientar qual colchão devo comprar, Um ligth D-45, D-45 com tábua, ou D-60? Gosto de colchão firme, não gosto de molas, e tenho 80kg e marido com 100 kg. Falam que os melhores são os de espuma selada e com pillow top, somos muito alégicos. O que devo fazer? Agradeço demais a sua opinião!

    Responder
    • Elvis:

      O ideal para o biotipo de vocês seria um D45, densidade real. Vão à loja e experimentem os colchões, e escolham aquele que parecer mais confortável ao casal.

      Atualmente, todas as espumas são antialérgicas, por se tratar de material sintético, que já vêm de fábrica com tratamento antiácaro e antifungos. Ceritifique-se de que o colchão que vai comprar cumpre estas especificações e a probabilidade de problemas fica muito reduzida. Um ponto importante é que o tecido que reveste o colchão deve ser 100% poliéster.

      Responder
  • fernando nogueira:

    Semana passada em uma loja a procura de um colchao D33. La falei várias vezes que queria um colchao assim e acabei fechando negocio com o vendedor. Na nota fiscal constava apenas a marca do colchao e nao a densidade.

    Chegando em casa , vi que a empregada recebeu o colchao e veio um colchao C33.

    To p da vida. Pior que quando questionei o vendedor de o porquê do colchao dele ser mais barato que o da loja de outro bairro que vendia a mesma marca, ele disse que o dele era mais barato pois vinha direto da fábrica. No final era mais barato pois vendia um de qualidade inferior.

    Por fim, queria perguntar se existe uma tabela que define o quanto de massa aguenta os colchoes do tipo C

    Responder
    • Elvis:

      Infelizmente não existe uma tabela para colchões que não sejam de Densidade Real.

      Responder
  • Fernando:

    Ola…excelente site…

    Estou para comprar um colchão, tenho 1,80 e peso 80 kg…
    Gosto de colchões mais firmes…e me indicaram o pro saude extra firme selado…
    é uma boa indicação para meu biotipo???

    Saudações…

    Responder
    • Elvis:

      Infelizmente não opinamos sobre marcas e modelos de colchões.

      De qualquer forma, posso dizer que um colchão D33 (Densidade Real) será adequado ao seu biotipo. Experimente antes de comprar (deitando e rolando, literalmente), e opte por aquele modelo que lhe for mais confortável.

      Responder
  • Renata:

    Boa tarde.
    Gostei muito das informações que encontrei no site. Irei trocar de colchão, pois o meu já está velho e desconfortável. Já fui em várias lojas e o que vejo é um despreparo geral dos vendedores e a preocupação em vender o produto mais caro da loja. Tenho dores na coluna lombar e não me adaptei ao colchão de molas bonnel. Cada vendedor indica uma densidade diferente e isso está me deixando louca. Tenho 58kg e o meu marido 68kg. A densidade ideal seria 33? Ou posso levar um de densidade45? Devo experimentar o colchão de molas pocket ou espuma?
    Obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Renata.

      Todas as opções que você citou são adequadas ao biotipo do casal. Experimentem todas as opções e comprem aquele de que vocês gostarem mais.

      Responder
  • andrea:

    Elvis,
    Vc poderia dizer alguma coisa sobre o problema de vapores tóxicos emanados pelos colchões modernos? Como saber qual o colchão menos pior nesse sentido?

    Responder
    • Elvis:

      Andrea, com a certificação do INMETRO, atualmente, este deve ser um dos pontos a que os fabricantes devem se adequar. Isso posto, não me parece que seja este um motivo de preocupações.

      Responder
  • Tatiane:

    isso foi publicado em 2011, pelo fato de você citar que não existe um órgão que fiscalize os colchões do mercado, e agora no ano atual 2013 já tem algum órgão responsável?

    Responder
    • Elvis:

      Sim, desde o início de 2013 o INMETRO já está disponibilizando a certificação de colchões. A certificação é compulsória mas conforme Portaria 76 do INMETRO apenas em 2014 haverá uma fiscalização mais rígida — para que os lojistas tenham tempo de vender regularmente seus estoques mais antigos.

      Responder
  • antonio:

    Prezado Elvis,
    Descobri seu site por acaso, que boa surpresa, com a quantidade de colchões hoje no mercado, ficamos confusos na hora da compra. Talvez voce possa me ajudar. Há um ano comprei um colchão precipitadamente estou muito arrependido, tenho dores, ele deforma… Há alguns dias venho pesquisando para comprar um bom colchão. Gostaria de saber se o colchao extra firme com ortopillow tem espuma selada, não consigo obter certeza dos vendedores. Penso que uma espuma selada terá maior durabilidade e menos deformidade. Estou certo ?
    Como é extra firme, escolhi com ortopillow para proporcionar um conforto melhor.

    Grato,

    Antonio

    Responder
    • Elvis:

      Os produtos realmente “selados” vêm com o selo do INMETRO. Se você encontrar este selo pode considerar que está realmente comprando um produto certificado.

      Responder
  • Marcia Regina Cardoso:

    Obrigada Elvis! Estava com dúvida sobre o termo espuma selada. Esclarecida 🙂

    Responder

Comente!