Espumas Viscoelásticas Injetadas, Laminadas e em Bloco

01 de agosto de 2015 • Por Elvis, em Informações Técnicas
Espumas Viscoelásticas Injetadas, Laminadas e em Bloco 3
As espumas viscoelásticas são fabricadas seguindo sempre uma “receita” básica. Entretanto, dependendo da utilização que se vá fazer da espuma viscoelástica ela poderá se apresentar como injetada, laminada ou em bloco.

O processo básico de fabricação de qualquer espuma consiste em misturar os ingredientes em forma líquida, e ao final um agente químico faz com que esta mistura líquida se expanda numa espécie de “fermentação”. A expansão da espuma se dá sob condições controladas e por isto é possível manipular as características da mesma. As espumas viscoelásticas passam pelo mesmo processo.

Espumas Viscoelásticas Injetadas

As espumas viscoelásticas injetadas normalmente são utilizadas na fabricação de travesseiros, mas o processo serve para qualquer tipo de peça modelada (como um banco de nave espacial, por exemplo).

Assento de espuma injetada

Para fabricar uma peça dessas, o líquido que dá origem à espuma é injetado em sua forma especificamente modelada, e após o resfriamento a peça estará completa.

Espumas Viscoelásticas Laminadas

No caso da espuma viscoelástica laminada, primeiro é fabricado um cilindro de espuma viscoelástica, e depois uma máquina vai laminando, ou seja, com o emprego de uma lâmina vai transformando o cilindro em uma grande peça plana, como se fosse uma peça de tecido, com 2mm até 5cm ou 6cm de espessura.

Espumas laminadas

Espumas viscoelásticas laminadas são utilizadas somente no bordado junto ao tecido do tampo do colchão.

Espumas Viscoelásticas em Bloco

Espumas em blocos

Espumas em blocos

Blocos de espuma viscoelástica são fabricados em peças de grandes dimensões, para facilitar cortes nos quais a espuma laminada não seja adequada (espessura acima de 6cm). Além disso, o bloco permite que se recorte uma peça inteira já no tamanho final da peça a ser manufaturada, como um colchão de solteiro ou de casal.

12 comentários

  • Mayana Ferraz • 03/06/2011

    Olá, tudo bem?
    Bom, fiz uma má aquisição de colchão e, por isso, estou sempre neste site procurando informações.
    Sou da BA e gostaria de saber se há algum lugar no Brasil em que eu possa fazer pedido de uma espuma viscoelástica de no máximo 4 cm para eu pôr sobre a cama?
    Estou dormindo no sofá desde o dia que o colchão chegou, muito duro.
    Obrigada!

    • Elvis • 24/06/2011

      Mayana.

      Procure nas lojas de colchão da sua cidade por uma “espuma caixa de ovo”. É acessível, e provavelmente vai melhorar o conforto do seu colchão.

      Infelizmente não temos indicação de onde você possa comprar a espuma viscoelástica.

  • Dado Ferreira Figueredo • 12/07/2011

    Srs,

    Ha tempos andeis sonhando alto com alguns modelos de bancos tipo RECARO para dar uma incrementada no interior do meu veículo porém, não tinha noção de como eram projetadas as espumas de bancos agora ja sei o nome da espuma, mas se fosse possivel gostaria de saber de vocês quais os materiais para a produção de espumas viscoelasticas injetada e me aprofundar mais sobre o manuseio dos produtos.

    Agradeço desde ja a possivel ajuda dos srs!

    • Elvis • 20/07/2011

      Desculpe, amigo, mas não temos acesso às fórmulas. Desta vez não vamos poder ajudar.

  • RENATA CRISTINA • 06/10/2011

    olá Elvis! adorei seu site! tenho várias dúvidas: estou comprando um colchão d45 da bec flex de espuma injetável, eu e meu marido pesamos 110kl cada um, eu 1,68m e ele 1,70m, seria esse um colchão adequado para nosso peso? voce pode me explicar o que vem a ser espuma injetada? essa espuma funciona mesmo para o nosso peso? li em suas respostas que diz para não procurar muito por marcas e sim qualidade! essa espuma é de boa qualidade?! você cita várias vezes “densidade real”, o que vem a ser real e não real!!!
    aguardo anciosa sua resposta! muito obrigada Elvis!!!

    • Elvis • 15/11/2011

      Renata.

      Sobre densidade real e não real, recomendo a leitura dos seguintes textos, que vão te esclarecer:

      O que é espuma selada
      Como se calcula a densidade de um colchão de espuma

      Sobre espuma injetada, primeiro leia o texto: Espumas Viscoelásticas Injetadas, Laminadas e em Bloco.

      Não tenho conhecimento da existência de colchões fabricados inteiramente em espuma injetada no mercado, uma vez que tais espumas são utilizadas principalmente para a confecção de travesseiros e bancos de carros (moldados, portanto).

      O que é mais comum é que o colchão seja de aglomerado de espuma injetada (ver o texto Espuma Aglomerada ou Espuma AG), o que neste caso não implica qualidade inferior.

      Por fim, considerando o biotipo de vocês, um D45 de AG de injetado é um excelente colchão.

  • Ari • 22/05/2012

    Bom dia
    Parabéns pela sua atenção, dedicação e sobre tudo pelo interesse em compartilhar seu conhecimento neste assunto com seus leitores.
    Elvis, estou comprando um novo jogo de sofá, e um fabricante em especial esta sugerindo utilizar espuma D33 no assento e e D28 no encosto, o que me parece adequado, porem ele ressalta que a espuma a ser utilizada será a D33 “SOFT” ???.
    Naveguei em seu site e nada encontrei sobre este tipo de espuma.
    Seria apenas um “embromeicham” deste fornecedor? ou é um termo mais comercial do que técnico? este tipo de espuma existe e se existe é indicado para esta utilização?.
    abraços e obrigado.

    • Elvis • 01/07/2012

      Realmente estas espumas existem e são específicas para o estofamento de sofás e poltronas. O fornecedor não está embromando, e sim oferecendo um produto de qualidade.

      Particularmente, eu sugeriria utilizar D28 soft no assento, e D18 soft no encosto, mas isso não quer dizer que a sugestão de seu fornecedor seja ruim.

  • Jeane Felix • 10/10/2013

    Boa tarde!
    Gostaria de algumas informações sobre o colchão de espuma D100. Existe mesmo ou é só marketing das lojas e que no fim, são espumas de d45 ou d60? Gosto de colchão bem firme. Medidas 1,71 x 78kg e meu marido 1,85 x 90kg. Tenho uma pequena escoliose, colchão macio me mata.

    • Elvis • 04/12/2013

      Jeane, existe sim a espuma AG100 (que é considerada a densidade 100).

      Você pode ler mais sobre o assunto aqui: Espuma Aglomerada ou Espuma AG.

  • André • 05/05/2014

    Ola gostaria de saber se encontro com vcs cortes especiais de espuma de memória visco elástica

    • Elvis • 10/11/2016

      Nós não vendemos nada, André.