Espuma Aglomerada ou Espuma AG

Espuma aglomerada, ou AG, é o resultado de um processo de compactação onde espumas de várias densidades são colocadas em uma forma e prensadas, produzindo espuma com densidades muito superiores às possíveis nos processos de fabricação tradicionais.

Para fins de fabricação de colchões, é muito difícil e dispendioso produzir espumas com densidade superior à D50 (leia mais em Como se calcula a densidade de um colchão de espuma).

Com o intuito de produzir colchões com densidade D60 e acima, a um custo acessível, as indústrias desenvolveram um processo de compactação da espuma. Neste são utilizadas espumas de diversas densidades, que são trituradas e colocadas em uma forma e às quais se adiciona uma cola. Tal mistura então pode ser compactada e gerar uma espuma de até densidade 100 — dependendo do grau de compactação deste material. Este produto final é o que se chama de espuma aglomerada, que se abrevia por AG100.

Espuma AG na fabricação de colchões

Espuma Aglomerada ou Espuma AG
01: pillow top; 02: espuma D33; 03: espuma AG100 (D60)

Na fabricação do colchão, esta espuma AG100 é utilizada como um “recheio” central de uma espécie de “sanduíche” de espumas: ao redor do AG100 são colocadas lâminas de espuma D33 ou D45 (ou mesmo D28, quem decide é o fabricante). A média das densidades dessas três camadas de espuma resulta no que se chamam de colchões D60/D70, por exemplo (na imagem, um corte em um colchão de AG que permite ver seu interior).

Quando se diz que o AG é fabricado com várias espumas trituradas, com densidades diferentes, fica subentendido que o fabricante possa fazer aproveitamento de sobras de materiais do corte de cada bloco de espuma.

AG é espuma de boa qualidade

Antigamente os fabricantes utilizavam apenas sobras de materiais resultantes da fabricação de espumas e colchões. Entretanto, a demanda por AG cresceu muito, e é comum que fabricantes produzam espumas exclusivamente para serem trituradas.

Espuma Aglomerada ou Espuma AG
AG de boa qualidade

Para quem necessita de um colchão de espuma com densidade superior ao D45 (pessoas com biotipos mais pesados), a espuma AG pode ser uma alternativa bastante acessível em termos financeiros.

O AG pode ser utilizado, inclusive, em colchões de mola, como uma base de sustentação (reforço) entre a mola e o pillow top, trazendo mais firmeza e segurança ao colchão; tal prática é comum inclusive em produtos chamados de “linha alta” (de maior luxo e/ou sofisticação), o que evidencia que o AG por si só não é uma tecnologia marginal.

O AG também pode ser utilizado como sustentação lateral à caixa de molas — o chamado polyframe ou encapsulado.

Espuma Aglomerada ou Espuma AG

No esquema acima, que permite visualizar a construção completa de um colchão de molas, o número 5 identifica o polyframe que pode ser feito de AG.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 23

Espuma Aglomerada ou Espuma AG

Comentários

  • Elvis,

    primeiramente parabens pelo site. Gostaria de saber se faz diferença em termos de limite de peso o mesmo colchão de espuma em espessuras diferentes (0,12 m; 0,14 m; 0,17 m).

    Obg

    Responder
    • A partir de 12cm o colchão vai cumprir a função ortopédica, para o peso adequado à sua densidade.

      A altura influencia mais na acomodação do colchão na cama, sendo o normal que o colchão de espuma tenha de 17cm a 18cm.

      Responder
      • Boa noite,
        Gostaria de saber, um vendedor me disse que quanto maior a densidade mais duro o colchão é.
        No caso um colchão em espuma AG D70 de molas ensacadas seria um colchão ortopédico??¿
        Desde já agradeço.
        Abraços.

        Responder
        • Em primeiro lugar, todo colchão é ortopédico.

          A camada de AG que tem no colchão de molas é apenas para sustentação. Acima do AG é comum que haja uma outra espuma para propiciar conforto.

          A maciez e a firmeza da espuma dependem muito do fabricante.

          Leia os textos abaixo que vão esclarecer melhor sobre os conceitos:

          O que é um colchão ortopédico
          O que é a densidade de um colchão de espuma

          Responder
  • Elvis,

    O que você acha do colchão híbrido: “Armação híbrido pocket – é uma armação anatomicamente correta. Com molas pocket ensacadas individualmente no colchão, proporcionando conforto e suporte necessário para a parte lombar da coluna, enquanto a parte da cabeça e pernas recebe a maciez e conforto necessário da espuma depoliuretano D33, trazendo ao corpo o máximo conforto com anatomia, através da união perfeita das molas pocket system e lâminas de espuma de poliuretano D33.”

    Responder
    • Lucas.

      Este texto é a descrição de um produto que você encontrou na Internet. Não é a proposta do nosso site fazer comentários sobre marcas ou modelos de colchão.

      Entretanto, podemos dizer que todos os colchões de mola ensacada contam com lâmina de espuma D33 para acrescentar a camada de conforto.

      Responder
  • tenho 110 kilos posso dormir em um colchao densidade 60

    muito muito obrigada.

    Responder
    • Sim, e em um D45 com três anos de garantia também.

      Considere experimentar um colchão de mola ensacada, é provável que você se surpreenda com o conforto.

      Responder
  • Colchão Casal Espuma Perfect Firme D-60 138x188cm – Araxá ele é um bom colchão? é macio ou mole ??????

    poderiam me ajudar a escolher um colchão com peso diferentes do casal
    eu tenho 1 7 6 de altura e 64 k e minha esposa 161 95 k qual seria o colchão melhor para termos uma boa noite de sono e uma relação primorosa! help-me.

    Responder
    • Rodrigo.

      Por favor, leia o seguinte texto: Casal com pesos diferentes no mesmo colchão.

      Quanto à opinião que você pede, não temos como ajudar. Não é objetivo de nosso site falar de marcas e modelos. Para saber se o colchão é adequado para você, o melhor é experimentar o colchão antes de comprar, para evitar surpresas.

      Responder
  • Olá Elvis!
    Por que a necessidade desse AG 100 para servir como recheio? se o que vai prevalecer vai ser o D28, D33 ou D45 que estiver revestido por cima? portanto, que diferença faz comprar um D60/D70 com láminas de espuma D45 ao invés de comprar um realmente D45?

    Obrigada!

    Responder
    • Angela.

      Porque a camada de AG100 vai permitir que o colchão suporte usuários de maior peso do que suportaria a espuma D45 sozinha, além de torná-lo mais firme.

      Responder
  • Elvis, o que é melhor, um colchão densidade D-35 SEM selo pró-espuma com 3 anos de garantia ou um D-33 com selo com 2 anos de garantia? O peso de um colchão de espuma é um indício de qualidade?

    Parabéns pelo blog. O maior acervo técnico que encontrei na web sobre o assunto. Obrigado.

    Responder
    • Francisco.

      Pesquise as duas empresas, os dois fabricantes dos colchões, veja que tipo de reclamação são comuns a cada um dos dois produtos, e escolha aquele que lhe parecer mais confortável e mais adequado ao seu orçamento (melhor custo/benefício).

      Pelas informações que você passou, arrisco dizer que os dois colchões são equivalentes.

      Responder
  • Olá Elvis,
    Gostaria de sanar uma dúvida com você.
    Acabo de optar por um colchão de molas ensacadas, king size (193×203). Porém, como nem eu, nem minha esposa somos muito altos, acredito que seria melhor utilizar os 203 cm para a largura. Há algum problema em fazer esta “inversão” na utilização do colchão? Obrigado!

    Responder
    • Nenhum problema, utilize como ficar melhor para você.

      Responder
  • onde eu encontro pra comprar em grande quantidade

    Responder
    • Você precisa procurar as fábricas de espuma, e ver diretamente com cada uma se elas têm para vender ou não.

      Infelizmente não temos como lhe dar uma outra resposta.

      Responder
  • Olá, gostaria que vc me responde-se sobre os reais benefícios que o látex tem em um colchão, quero dizer se realmente tem algum não é?! Estive pesquisando e sei que muitas loja já vendem o colchão com aquela camada de visco, mas encontrei com látex e gostaria de saber qual o real benefício…..
    Agradeço por seu site é muito instrutivo e nós consumidores precisamos ter nossas dúvidas sanadas com clareza!!!!!!!

    Responder
    • Juliana.

      O viscoelástico amortece o impacto, moldando-se ao corpo, e dando um toque super macio (porque ela afunda e demora para retornar). Já o t-látex é o que a indústria conseguiu chegar, com espuma, mais próximo da borracha (que seria um produto natural, e não sintético, porém ficaria muito caro para ser usado na fabricação de colchões), só que o látex tem um “retorno” mais rápido à sua forma original.

      Agora, qual é melhor depende absolutamente do seu gosto pessoal. Experimente cada colchão e veja qual lhe oferece a melhor sensação de conforto.

      Responder
  • Como posso saber se o fabricante do colchão de molas que pretendo comprar utiliza espuma AG de boa qualidade? Do que olhei até agora estou tentado a comprar um queen com molas LFK de 2,2 mm, pillow em viscoelástico + espuma D20, revestido com bambu e espuma AG80 na camada interna, com feltro resinado Termobound 500g
    antiácaro.

    Responder
    • Não tem como saber com certeza absoluta sem desmontar o colchão e inspecionar os componentes, porém você pode partir do pressuposto que um colchão de linha alta, que custa um pouco mais caro, tenderá sempre a empregar materiais de mais alta qualidade, pois custaria muito caro aos fabricantes fazer assistências (no cumprimento da garantia) de um colchão no qual empregassem materiais de qualidade inferior.

      Responder
  • Olá!

    Gostaria de saber qual mola é melhor bonnel ou pocket?

    E pra quem tem dores na coluna o que seria melhor: as molas ou espuma normal sem as tais molas?????

    Responder
    • Depende de qual você vai preferir, qual dos dois vai lhe propiciar sensação de maior conforto.

      Sobre as dores nas costas, você deve consultar um médico. Mas vale dizer que um colchão adequado, que cumpra a função ortopédica, ajuda a diminuir as dores nas costas — pode ser colchão de espuma ou de mola.

      Responder
  • Olá Elvis,

    Parabéns pelo site, muito bom!

    A situação é a seguinte, preciso de colchões de solteiro para crianças de 8 anos, de acordo com a tabela, é indicado a densidade 23. Não encontro colçhao com essa densidade e uma altura que me agrade (só muito fininho) de pronta entrega, e pedir com altura fora do padrão onera banstante o preço.
    Algumas perguntas: Há prejuízo em comprar um de densidade 45?
    Estou interessada num que informa ser de espuma de poliuretano (D45 e AG), com 3 anos de garantia. Essa espuma é boa?

    Muitíssimo obrigada!

    Responder
    • O ideal para uma criança assim pequena seria um colchão D28 ou D33, densidade real. Essa espuma que você citou parece ser excessivamente firme para uma criança dessa idade, além de que a função ortopédica seria melhor cumprida por um colchão D28 ou D33. O ideal é que você leve a criança à loja para experimentar o colchão antes de comprar, para que ela escolha o que lhe é mais confortável.

      Responder
  • Prezado, pretendo comprar um colchão de casal,mas estou com uma dúvida. Tenho um pouco de dor na lombar e percebi que colchão mais duro(firme) me faz dormir melhor. Achei um colchão D-100 e estou quase comprando.. Ao mesmo tempo achei um colchão de mola ensacada com 20 cm(sem pés) 32(com pés) e gostei muito do colchão,mas tenho medo dele ficar macio demais e eu sentir dores lombares após algum tempo. Smpre usei um d33,mas esse já está velho..queria algo mais firme..
    O que sugere??
    abraço e Parabéns pelo site!

    Responder
  • Elvis, boa noite. Qual o melhor colchão para camas de duas adolescentes, de 17 e 14 anos, com mais ou menos 50 kg cada uma? Deixando claro: são duas camas de solteiro. Abs

    Responder
    • O D28 ou o D33 serão adequados, escolha o que for mais confortável para as meninas.

      Responder
  • Caro Elvis, saberia me dizer o nome técnico desta “cola” utilizada na fabricação do bloco de AG100? Muito obrigado.

    Responder
    • Infelizmente não tenho esta informação para te dar, tudo o que sei é que é à base de Poliol e TDI.

      Responder
  • Qual melhor opção compra um colchão d60 espuma normal ou d60 em AG100.

    Responder
    • Depende da sua percepção de conforto. O ideal é que você se sinta bem.

      Responder
  • Que matéria exelente!Deus abençõe!!eu ia comprar um colchão D60 sem saber muito bem se servia para mim!!Tenho 80 kg e 1,70!!!Ajudou muito!!

    Responder
  • Bom dia amigo,estou pretendendo comprar um colchão,mais estou na dúvida,entre um de mola ou de espuma,pelo que estive lendo,o de mola p meu peso que é 130kg e esposa 60kg. é mais interessante, p mim seria mola individual,espuma D 45,esteseria o correto.

    Responder
    • Carlos, realmente o colchão de molas ensacadas seria mais adequado devido à diferença de peso (130kg e 60kg). O ideal é que seja com no mínimo 30cm de altura, e não deixe de experimentar o colchão antes de comprar (deitar e rolar, literalmente, tanto você quanto sua esposa). Caso queira optar por um colchão de espuma, aí o D45 com selo do INMETRO será o mais adequado, e a recomendação de experimentar antes de comprar continua valendo.

      Responder
  • Olá! Bom dia!
    Eu gostaria de saber a principal diferença entre D60 e D80.
    Você poderia me ajudar a identificar?

    Responder
    • Letícia, a principal diferença é a força da prensa que produz o AG. Quanto maior a densidade, mais firme a espuma.

      A identificação está na etiqueta que geralmente fica “atrás” do colchão (do lado oposto à etiqueta do nome).

      Responder
  • Bom dia.
    Eu gostaria de informações sobre um colchão Posture Support Queen size
    Estou pesquisando tudo sobre esse produto. A principio gostei do mesmo. Mas sempre fica a duvida. Tenho problemas de coluna e será que esse produto não me dará problemas futuro?

    Grato.

    Responder
    • Paulo, não fazemos comentários a respeito de marcas e modelos de colchão.

      Se você tem problemas de coluna você deve consultar seu médico e obter orientação com ele acerca de qual colchão é mais adequado para o seu caso.

      Você pode levar as especificações do colchão para mostrar ao médico em sua consulta, e ele poderá dar uma opinião profissional com base em seu quadro clínico.

      Responder
  • Bom dia!…
    Estou comprando um colchão que tem as seguinte camadas: 1ª camada tampo bordado com espuma D20, 2ª camada de espuma AG80, 3ª camada molas ensacadas 2 x action, 4ª camada espuma especial D20 , 5ª camada tnt antiderrapante.
    Estou procurando firmesa e conforto!!
    O que vc acha?

    Responder
    • Pelo que você descreve, esse colchão vai propiciar o que você procura. De qualquer forma, não compre antes de experimentar na loja, pois a percepção de conforto varia muito de pessoa para pessoa.

      Responder
  • Você sabe me dizer qual a densidade que são igual na espuma e no Aglomerado.
    Por exemplo: o AG 100 é igual o D45, não sei se esta certo, mas é isso que eu gostaria de saber, qual densidade no AG é equivalente a Densidade na Espuma, você tem uma tabela ou algo do tipo ?

    Responder
    • Em primeiro lugar, é importante que você entenda o conceito de densidade. Leia: Como se calcula a densidade de um colchão de espuma.

      Agora, releia este texto e você vai entender que o AG é uma alternativa que as indústrias encontraram para produzir espumas mais densas, logo com maior suporte de peso. Ou seja, não existe uma equivalência porque são produtos diferentes, com finalidades diferentes.

      Responder
  • Por gentileza, não sei se já comentou a respeito em outro POST, mas poderia me informar qual seria melhor, um colchão D45 puro ou um AG D75 D33?
    Peso cerca de 100kg.

    Me falaram que nunca um AG vai ser melhor que um D45 de espuma pura. Isso procede?

    Responder
    • A diferença de um para o outro será apenas o conforto: o D45 será um bloco de espuma maciça, e dará um determinado conforto; o AG te dará uma outra sensação de conforto.

      Com relação ao seu peso corporal não há diferenças. Você terá de experimentar cada um dos colchões e escolher aquele que lhe parecer mais confortável.

      Responder

Comente