Como se calcula a densidade de um colchão de espuma


Uma das questões que mais despertam a curiosidade de quem em algum momento se interessa pelos colchões de espuma (ou pelas espumas com as quais se fabricam colchões) é de onde vem aquele número “mágico” que define sua densidade.

Na verdade, é um conceito simples: a densidade é a relação entre a massa de uma mistura e seu volume.

As espumas utilizadas em colchões (e outros tipos de móveis e estofados) são fabricadas a partir de componentes básicos, que são misturados e processados mediante um processo industrial bem definido. O resultado final é uma espuma, da qual se corta um bloco com um metro cúbico de volume. O peso deste bloco em estado final indica a densidade da espuma.

Por exemplo: uma determinada mistura produziu uma espuma que quando cortado um bloco de um metro cúbico, este pesou 33kg. Esta será uma espuma de densidade D33.

Entretanto, a matéria prima das espumas é um tanto cara (basicamente poliol, silicone e TDI). Para diminuir custos alguns fabricantes de espuma acrescentam outros materiais à mistura, de tal forma que no final o bloco de um metro cúbico de volume vai pesar a mesma coisa, porém com menos matéria prima de qualidade. É o que se chama de “suporte” ou “carga”, e que os fabricantes especificam com S e C em vez de D (por exemplo: um colchão C33 teria a mesma massa de um D33, porém com materiais mais baratos em sua composição, suportando peso também menor).

Para entender melhor, podemos fazer uma analogia simples.

Imagine que você esteja preparando um copo de leite com achocolatado. Você pode pegar um copo de leite integral, adicionar o achocolatado e obter um copo de uma mistura deliciosa e praticamente pura. Ao mesmo tempo, você pode pegar meio copo de leite, adicionar menos achocolatado, incluir um pouco de açúcar para disfarçar a ausência de sabor, e completar com água. No final, você também terá um copo de achocolatado com leite, mas de qualidade inferior, a um custo mais baixo.

Cabe ressaltar que em se tratando de colchões, é muito importante que seja observada a tabela de adequação de densidade com relação ao peso e altura do usuário do colchão. Há cálculos elaborados por cientistas que descrevem essa relação, mas todos considerando colchões de densidade real (também chamados de “selados”). Colchões de qualidade inferior apresentarão uma durabilidade muito menor, e oferecerão menos conforto, em virtude de a espuma “impura” não ter todas as propriedades físicas da espuma produzida com material de alta qualidade.

De maneira grosseira, podemos dizer que se um colchão de densidade real pode suportar um determinado peso, um colchão com carga e a mesma densidade vai suportar bem menos, e também vai custar bem mais barato. Por exemplo: um colchão C33 pode custar até 50% menos do que um D33 real.

Por fim, ressaltamos que alguns fabricantes produzem espumas com carga, ou suporte, mas continuam etiquetando seus colchões com a letra D. Caberá ao vendedor de uma loja especializada em colchões informar o suporte correto de peso do produto, evitando que o consumidor seja enganado.

Em outras palavras, antes de adquirir certifique-se não só da densidade da espuma, mas também do limite de peso que o colchão aguenta.

47 comentários

  • claudia muniz:

    gostei muito do site parabéns. estou com uma dúvida comprei um colção D60 da plumatex e depois ouvir falar nessa tal de espuma selada, agora estou em duvida se realmente fiz a escolha certa. Pois olhei apenas a grossura do colchão e não tinha nenhum conhecimento sobre esse assunto. Antes tinhamos um colção D33 que durou 10 anos.
    Eu peso 78Kg e tenho 1,54 e meu marido 1,80 e pesa 117KG. Agradeço a resposta

    Responder
    • Elvis:

      Cláudia.

      Não existe D60 “selado”. Normalmente os D60 do mercado são fabricados com espuma aglomerada mais uma espuma D33 para quebrar um pouco a rigidez.

      Mas é certo que o D60 deve suportar o peso do seu marido, e se estiver confortável para vocês, não há com o que se preocupar. Além disso, a partir de 12cm de espessura todo colchão de densidade real já tem a função ortopédica. Em outras palavras, é mais estética do que técnica a razão para escolher um colchão de espuma mais ou menos alto (mas o mesmo não se aplica a colchões de mola).

      Apenas a título de informação: um D45 densidade real seria perfeito para vocês também.

      Responder
  • caroline:

    BOM DIA…
    GOSTARIA DE SABER SE UM D33 SE TORNA MAIS FIRME DO Q UM D28?
    OBRIGADA

    Responder
    • Elvis:

      Caroline.

      Se estivermos falando de colchões de densidade real, o D33 sempre será mais firme que o D28.

      Responder
  • bene:

    gostaria de saber se a altura do colchao tambem conta na hora de escolher assm como a densidade

    Responder
    • Elvis:

      Bene.

      Um colchão de espuma de densidade real a partir de 13cm de altura já estará cumprindo sua função ortopédica.

      O padrão são colchões de espuma com 16cm a 18cm de altura. Acima disso o que vale é o apelo visual.

      Responder
  • marcio nunes:

    bom dia,primeiramente gostaria de parabenizar vcs pela assistencia a nós reles mortais.kkkkk

    gostaria de saber se:

    COLCHAO+CASAL+ORTOPEDICO+COM+BORDADO+ESPUMA+D33+ORTOBOM

    este colchão seria apropriado para mim que tenho 1,71 e peso 102 kilos e minha esposa tem 1,60 e pesa 59 kilos???

    desde já agradeço e aguardo ancioso a resposta para poder compra-lo ou não …obrigado

    Responder
    • Elvis:

      Marcio.

      Você está no limite de um D33 (100kg). Logo, o melhor seria você escolher um D45 (densidade real, enfatize isso com o vendedor). Experimente bastante o colchão antes de comprar, não se envergonhe de deitar e rolar, literalmente, para evitar surpresas futuras. E não se fixe a uma marca, pois outros fabricantes podem oferecer produtos com noção de conforto diferentes.

      Responder
    • Elvis:

      Vale um adendo: todos os colchões são ortopédicos, mas no mercado andam chamando um modelo com uma caixa de madeira desta forma. No seu caso será inútil. Se quiser um colchão mais duro então prefira um D60 sem madeira, que não vai fazer mal pra sua saúde.

      Para saber mais sobre o assunto leia O Que é um Colchão Ortopédico aqui nesse site.

      Responder
  • wagner:

    Olá,Elvis parabens pelo site.
    Minha duvida reside em que depois de algum tempo(no meu caso poucos meses)os colchões tanto espuma como molas,começam a deformar.Não obstante a norma de tolerancia dos 10% nas deformações,as reclamações em geral nos foruns e sites pertinentes estão em ¨como dormir numa bacia¨Tenho 1,94m,120kg
    Qual opção de colchão me indicaria?

    Responder
    • Elvis:

      Wagner.

      Caso não tenha feito ainda, vá a uma loja e experimente um colchão de molas ensacadas com no mínimo 27cm de altura. Se você gostar do conforto, este seria o colchão ideal para o seu peso. Caso prefira espuma, um D60 seria o mais adequado.

      Considerando sua altura, talvez você precise de um conjunto sob medida, pois o maior colchão do mercado tem 2,03m de comprimento.

      Observe que nem sempre o preço baixo vai te oferecer uma boa qualidade. Há colchões com a mesma densidade nominal mas com diferentes capacidades de suporte de peso, variando também o preço. Exemplo: D33 que suporta até 70kg, D33 que suporta até 80kg, D33 que suporta até 100kg (densidade real).

      Responder
  • adriana:

    gostaria de saber qual o melhor colchão para mim que tenho 1,72-70 kg meu marido 1,72- 80 kg.Faz tempo que estou pesquizando para trocar meu colchão que ja tenho a 15 anos, e quero comprar um de boa qualidade, mas o mercado tem muitas marcas, modelos e preços então quero comprar um que não me de problemas de coluna. minha preferencia é uma cama box com colchão de mola. gostaria de ter uma referencia de marca modelo é que não seja extremamente caro. desde ja agradaço.

    Responder
    • Elvis:

      Adriana.

      Não podemos indicar marca e/ou modelo, porque o objetivo de nosso site é apenas ser informativo, não optando por marcas, modelos ou preços.

      Já que você prefere o colchão de molas, procure um de molas Bonnel com pelo menos 28cm de altura. Não esqueça de junto com seu marido experimentar o colchão antes de comprar, sem constrangimentos para deitar e rolar na loja — literalmente.

      Responder
  • adriana:

    obrigado pelas informações mas gostaria tambem de saber qual a melhor densidade, se é que nos colchões de mola isto tambem conta.

    Responder
    • Elvis:

      Adriana.

      Nos colchões de mola há pouca espuma, já que ela é responsável apenas pela camada de conforto. A sustentação ortopédica propriamente dita é exercida pelas molas que ficam abaixo da espuma.

      Geralmente essa camada de espuma é de D28 ou D33.

      Responder
  • Ewerton:

    Ola , eu tenho 1.76 e 81kg qual seria um colchão e travesseiro adequado para mim?

    ps.:tenho problemas de coluna

    Responder
    • Elvis:

      Ewerton.

      Se você tem problemas de coluna, deve procurar um médico que após a avaliação clínica indique o colchão e o travesseiro adequados ao seu caso.

      De qualquer forma, você pode usar a nossa Calculadora para ter uma ideia de qual seria o colchão ideal para seu biotipo.

      Responder
  • Antonio Vinicius:

    PARABÉNS, GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE, tenho 130 quilos, 1.77 de altura, comprei um Plumatex D-45 selado VIP, será que ele vai deformar, tinha um mesmo D-60 e deformou!!!!
    Esse que comprei tem 24 centimetros de altura, e de densidade D-45!!!!!!!!!!
    Será que serve/????
    Abraços

    Responder
    • Elvis:

      Antonio.

      Em termos de espuma, você comprou o melhor colchão (D45 selado), capaz de suportar até cerca de 140kg-150kg.

      Caso seu colchão venha a apresentar deformidades durante o período de garantia, o fabricante vai trocá-lo para você. Além deste prazo a validade do colchão também terá expirado. Para saber mais leia o seguinte texto: Durabilidade, Validade e Garantia de Colchões.

      Responder
  • luana:

    comprei um colchao d-60 mas e muito duro sera que depois ele muda eu peso 54kg e meu marido 74kg espero que mude pois so faz 15 dias que comprei

    Responder
    • Elvis:

      Luana.

      Com o tempo você vai se adaptar ao colchão, o normal é ser necessário pelo menos quarenta e em média sessenta dias para essa adaptação.

      Responder
  • Martins:

    ôi, tenho trêis hernias de disco lombares, 1,74m, 79k, gostaria de saber a densidade ideal, assim como a altura, obg.

    Responder
    • Elvis:

      Martins.

      Para você cabe a mesma orientação dada ao Ewerton no comentário acima: consulte um médico e use a calculadora aqui nesse site para ter uma ideia do colchão adequado para você.

      Responder
  • Michelle:

    Boa Tarde…

    Primeiramente quero parabenizar pelo site, que primeira vez que eu acesso e achei muito bom e bem esclarecedor. Porém não vi nenhuma dúvida igual a minha então segue…Uma das dicas que vc sempre dá ao cliente é para “deitar e rolar” no clchão antes de finalizar a compra, mas irei comprar meu colchão pela internet com as seguintes características : Estrutura de espuma aglomerado AG-60 0,10m,D-33 Material 100% poliéster
    Altura:20,00 Centimetros
    Largura:1,38 Metros
    Profundidade:1,88 Metros. Eu tenho 1,60 e 60k e meu marido 1,80 com 80k. Já que não poderei fazer este teste drive antes da compra, com essas características seria a melhor opção para mim? Desde já agradeço e aguardo um breve resposta.

    Responder
    • Elvis:

      Michelle.

      Colchão não é o tipo de bem que se compre pela Internet, e não temos como avalizar sua compra.

      Entretanto, o ideal para vocês seria um colchão D33 selado, este D60 pode ser duro demais e vir a causar problemas no futuro próximo.

      Responder
  • Antonio Vinicius:

    Como é essa coisa de mudar o colchão, falam que tenho vira-lo toda semana, e fazer rotação de 15 em 15 dias!!!! no colchão diz que tem que ser a cada 90 dias!! E ai, o que deve ser feito????
    Obrigado e parabéns!!

    Responder
  • Luciana:

    Boa tarde gostei do site e estou aproveitando para tirar as minhas duvidas Elvis, tenho 70 Kg com 1,65, ja meu esposo tem 90 e 1,75 com o colchão (densidade) que nos caberia a comprar,grata.

    Responder
  • MARCIA REGINA:

    OLA!COMPREI UM COLCHAO DE SOLTEIRO DS 45 DA PROBEL PENSANDO QUE ESTIVESSE COMPRANDO UM D45 IDEAL P O MEU PESO 120 QUILOS.GOSTEI DELE MAS FIQUEI UM POUCO TRISTE,POIS QUERIA TER COMPRADO O COLCHAO CERTO!ME EXPLIQUE POR FAVOR QUAL A DIFERENÇA ENTRE DS45 E D45.E QUAL FOI O TAMANHO DO MEU PREJUIZO! OBRIGADA!!

    Responder
    • Elvis:

      Márcia.

      De acordo com o texto que você acabou de ler, o “S” indica Suporte. Ou seja, o colchão que você adquiriu inclui materiais mais baratos na sua constituição, a fim de com menos espuma real chegar à mesma densidade (relação entre massa e volume). No seu caso, o colchão de densidade real seria adequado para uma pessoa de até 150kg, e o colchão DS será adequado para alguém com até 120kg.

      Responder
  • Heloisa:

    O que é melhor?

    Colchão box espuma D45 ou viscoelástico?

    Responder
    • Elvis:

      Heloísa.

      Não existem colchões inteiros de viscoelástico (seriam extremamente desconfortáveis).

      Por favor leia o texto Espuma Viscoelástica para entender melhor a questão.

      Responder
  • Viviane:

    Boa noite Elvis, adorei os esclarecimentos que você tem dado a todos. Bom, acabei de me casar e estou pesquisando sobre o colchão ideal para o casal. Gostaria de uma sugestão, tenho 1.70m e 60 kg, meu marido tem 1.90 m e 97 kg. Qual a densidade indicada e que venha a nos proporcionar conforto? Obrigada

    Responder
  • Juu:

    olá Elvis, bom dia!

    Comprei um COLCHÃO com essa referÊncia: ORTOBOM D60 PETRUS C/PILLOW 88x188x22cm para uma pessoa de 1.66 e 110k e a pessoa tem reclamado bastante que o colchão é muito duro.
    Consultei pela tabela que vc disponibilizou aqui e verifiquei que a densidade adequada seria 45 e não 60.
    Porém qdo eu fui fazer a compra o pessoal da loja me enformou que o d60 suportaria até 150k sem problemas.
    Então achei que não teria problema algum comprar o colchão com uma densiadade maior do que o adequado,mas isso pode causar algum problema na coluna? além do desconforto do colchão ser muito rígido…?
    obg

    Responder
    • Elvis:

      Ju.

      É só uma fase de adaptação. E realmente o D60 é bem mais firme que o D45 por ter uma camada de AG100 no meio.

      Responder
  • vanessa rosa:

    comprei um d60 petrus da ortobom no mostruário ele era mole mas quando chegou achei duro , será que ele amolece?odeio colchões duros!

    Responder
    • Elvis:

      D60 é um colchão dos mais firmes que existem no mercado. Geralmente colchões D60 têm uma camada de AG (densidade 100) no meio, e duas camadas D33 externas, para dar o conforto ao colchão.

      O ideal seria você adquirir o colchão correto para seu peso e altura. Utilize nossa calculadora, no link abaixo:

      //www.bomcolchao.com.br/colchao-correto

      Responder
  • Ney:

    Bom dia Elvis,
    Tenho uma pousada e gostaria de saber qual a melhor densidade devo usar? Hoje eu uso a D33.porém existe peso por densidade, até que peso ?
    Você pode me indicar algumas marcas para que eu possa ter uma referência, pois os prêços variam muito e existem muitas marcas no mercado.
    Agradeço as suas considerações as quais serão de grande valia,
    Ney .

    Responder
    • Elvis:

      Caro Ney.

      Devido à variedade de biotipos que vão usar o colchão, o ideal seria você usar colchões de mola. Mas se você prefere continuar com espuma, o ideal é um colchão D45 com no mínimo 16cm de altura, e três anos de garantia (esta é a garantia padrão para colchões de densidade real).

      Quanto às marcas, o objetivo do site não é este, OK?

      Responder
  • Cristiano:

    Olá Elvis, boa noite!
    Recentemente fui a uma loja comprar um colchão de solteiro e tinha em mente um colcão D45 (tenho 105 Kg e 1,78m). O vendedor me indicou um colchão S45 que seria viável para meu biotipo e o preço era menor. Hoje, três meses depois, percebi que o S45 é mais “mole” do que o D45 e não é o que eu procurava. Então, gostaria de saber qual a diferença entre um S45 e um D45 ?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
    • Elvis:

      Cristiano.

      O D45 é densidade real, quando tem três anos de garantia. O S45 tem em sua composição um produto que substitui a matéria prima. Para ficar mais fácil, imagine que o D45 é um copo de leite integral, e o S45 é um copo de leite em que se adiciona água, razão pela qual é mais barato e tem menos garantia.

      Responder
  • claudia:

    olá elvis,
    tenho 1,60e peso 71 kilos meu marido 1,81 e pesa 90 kilos.Queria saber qual colchão comprar pois fui operada de ernia de disco e tenho fortes dores de coluna ao acordar parece que passou um trator por cima de mim.por favor me oriente qual o melhor colchão .Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Claudia.

      Um D33 densidade real deve resolver o seu problema, ou se preferir um D45.

      Mas você deve ir à loja experimentar cada colchão, para ver se você se adapta a ele, se lhe será confortável ou não, como você já deve ter lido muito por aqui.

      Responder
  • Espuma Aglomerada ou Espuma AG › Meu Colchão:

    […] é muito difícil e dispendioso produzir espumas com densidade superior à D50 (leia mais em Como se calcula a densidade de um colchão de espuma). Com o intuito de produzir colchões com densidade D60 e acima, a um custo acessível, as […]

    Responder
  • “Como saber a densidade de colchão ideal para mim?” › Meu Colchão:

    […] [plsuone]Colchões de mola não têm densidade, essa é uma característica exclusiva das espumas. Para entender como se calcula a densidade das espumas, leia o texto a seguir: como se calcula a densidade de um colchão de espuma. […]

    Responder

Comente!