“Como saber a densidade de colchão ideal para mim?”


Uma das preocupações mais recorrentes em quem deseja adquirir um novo colchão diz respeito à densidade da espuma. Para muitas pessoas, aqueles números não dizem absolutamente nada. Entendê-los, ou ao menos saber qual é a densidade adequada ao biotipo de quem vai usar o colchão é fundamental. Saiba por quê lendo o texto O que é um colchão ortopédico.

O colchão ideal não é nem muito macio nem muito firme

Colchões de mola não têm densidade, essa é uma característica exclusiva das espumas. Para entender como se calcula a densidade das espumas, leia o texto a seguir: como se calcula a densidade de um colchão de espuma.

Para escolher o colchão de espuma mais adequado, é necessário consultar a Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma, que para sua comodidade é reproduzida abaixo.

Altura m
Peso kg
até 1,50m1,51m a 1,60m 1,61m a 1,70m 1,71m a 1,80m1,81m a 1,90m acima de 1,90m
até 50kgD23D23D23D23
51kg a 60kgD26D26D26D26
61kg a 70kgD28D28D28D28D28
71kg a 80kgD33D28*/33D28*/33D28*/33
81kg a 90kgD33D33*/28 D33*/28D28
91kg a 100kgD45 D45*/33D45*/33D33
101kg a 120kgD45D45D45D45/33*
121kg a 150kgD45D45D45

Caso tenha dificuldade de interpretar a tabela, você pode usar nossa calculadora de densidade de colchão, em que você informa seu peso e sua altura, e obtém a indicação da densidade de espuma adequada ao seu biotipo.

Casais devem repetir o cálculo para os dois cônjuges, e escolher a densidade mais alta, conforme instruções constantes na página Casal com pesos diferentes no mesmo colchão.

89 comentários

  • Lilica:

    Oi Elvis. Pelo cálculo da tabela, o colchão ideal para uma criança de 4 anos seria D23. Entretanto, estou com muita dificuldade de encontrar um dessa densidade de uma das marcas que gostaria (aprovadas pelo inmetro), apenas d28 ou D26 de marcas que nao conheço, no tamanho solteiro 0,78×1,88. Você saberia dizer se um colchão D28 será prejudicial? Obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Lilica.

      O colchão D28 não será prejudicial. Apenas, será um pouco mais firme.

      Só para constar, o Inmetro não está certificando nenhum colchão atualmente. O vídeo do Fantástico, que você certamente viu, é um tanto antigo, e nesses anos os fabricantes todos já melhoraram bastante os seus produtos.

      Responder
  • Hermes Moreira:

    Há 2 anos adquirir um colchão de mola da Ortobom, um caro ,com 1 ano apresentou problemas e a garantia o substituiu, troquei por 2 D45 pois não quis mais o de mola,
    hoje um ano depois o de espuma está com problema e o meu médico clinico identificou
    por exames que tenho Sindrome do Carpo ,pois tenho muitas dores nos braços, estive
    em uma loja de colchões e o vendedor me orientou de como saber se o meu colchão é
    realmente D45, pesei , cubei e não é.Pergunto o que fazer.

    Responder
    • Elvis:

      Hermes.

      Você deverá procurar o SAC do fabricante, e tentar resolver por lá. Não temos nenhuma sugestão a dar nesse caso, infelizmente.

      Responder
  • Ana:

    Tenho 115,0 kg e 1.70 cm gostaria de saber qual o melhor colchao para mim. obrigada!

    Responder
    • Elvis:

      Ana.

      Vá a uma loja de colchões, antes de tudo, e experimente todos os modelos. Escolha o que for mais confortável.

      Caso escolha um colchão de espuma, o ideal será um D45 (densidade real, três anos de garantia). Caso escolha um de molas, o ideal será um de mola ensacada com pelo menos 26cm de altura.

      Responder
  • Marcelo:

    Para a minha estatura e peso a densidade recomendada seria o D28, mas se coprar o D50 (não vi na tabela, mas o vendedor me mostrou) corro algum risco?
    Obrigado pelas dicas.

    Responder
    • Elvis:

      Marcelo.

      Se o correto para você é o D28, a dificuldade que você pode encontrar diz respeito ao fato de o D50 ser um colchão mais firme, feito para suportar mais peso.

      Experimente o colchão na loja, antes de comprar, e se você achar confortável, boa compra!

      Responder
  • Bruno:

    Tenho um colchão D45 e gostaria de aproveitá-lo para a minha filha de 2 anos …
    Sei que o recomendado seria um colchão D23, mas existe algum risco em usar o D45? Será prejudicial o seu uso?

    Responder
    • Elvis:

      Bruno.

      É provável que seu colchão seja um colchão mais velho, já fora da sua validade, “amaciado”, então não fará tanta diferença.

      O correto é que você assim que puder compre o colchão ideal para sua filha, e se quiser aumentar a longevidade do colchão compre uma densidade a mais (no caso um D28), já que nessa fase as crianças desenvolvem bem rapidamente.

      Responder
  • Cristina:

    Fui em algumas lojas de colchão e fiquei com uma dúvida. Alguns vendedores falam que o melhor pra vida útil de um colchão é virá-lo a cada dois meses enquanto outros dizem que hj não é mais necessário fazer isso já que o colchão é muito pesado. Basta rodá-lo colocando a parte do colchão que estava na cabeça para o pé. Gostaria de saber se isso é verdade.
    Muito obrigada

    Responder
  • simone b.naves:

    oi, Elvis vou comprar um colchão para meu filho, ele tem 1,15 de altura e 25 quilos gual o tipo de colchão ideal para ele? se eu comprar um D60 pode prefudicar a saúde dele?obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Simone.

      O ideal para seu filho é um D28. Não o obrigue a dormir em um D60 ou você poderá estar criando problemas de saúde para o menino.

      Responder
  • Norberto Moritz:

    Olá! Para mim (1,80m x 70kg) a tabela indica densidade 33, posso ter problemas de saúde se optar por uma densidade mais alta? Qual a densidade imediatamente acima da 3? Se escolher um de mola, como comparar com o de espuma, visto que os de mola não tem densidade? Obrigado

    Responder
    • Elvis:

      Acima do D33 é o D45, que vai ser um colchão mais firme. Dificilmente vai causar problemas para você, contanto que você o ache confortável.

      Quanto ao colchão de molas, você precisa comprar um que lhe proporcione conforto, e certamente será uma escolha adequada (considerando seu biotipo).

      Responder
  • sulamita:

    oi tenho 1.56 de altura tenho problemas na çervical e na lonbar de vido ao pc..meu pai comprou um colchão box de molas pra min.mas ainda não chegou mas ja estou pensativá nem sei qual dençidade é..uzei um semi ortopédico mas começou formigar minha perná e minhas costa dormi uma noite só fiquei comedo oque fazer??

    Responder
    • Elvis:

      Ao chegar o colchão você vai passar por uma fase de adaptação, que varia de pessoa para pessoa.

      Os colchões de mola geralmente são muito confortáveis, e passada a fase de adaptação acredito que você vá dormir muito bem. De qualquer forma, converse com o fornecedor, para saber dentro de quanto tempo você pode fazer a devolução do produto caso não se adapte.

      Responder
  • Alessandro Moreira:

    Olá,como escolher um colchão de mola ,ideal de casal eu 1,72 de alt. e com 72kg minha esposa 1,66 de alt. com 78kg;há tem densidade também o colchão de mola?

    Responder
    • Elvis:

      Alessandro.

      No segundo parágrafo do texto está escrito que colchões de mola não têm densidade. Isso porque este tipo de colchão pode empregar espumas de diferentes densidades juntas, uma vez que o suporte de peso do colchão será proporcionado pela estrutura de molas.

      No caso do biotipo de vocês dois, o mais adequado é que procurem uma loja e experimentem as diversas opções, tanto de molas bonnel quanto ensacadas, e optem pelo que proporcionar maior conforto e custo x benefício. Considere, entretanto, a compra de um colchão com pelo menos 27cm de altura.

      Responder
  • Dominique:

    Olá, boa tarde!

    Eu vi uma traumatologista falando na tv a respeito de colchões. Ela disse que o melhor colchão do momento é o que tenha densidade progressiva. Vcs já ouviram falar desse tipo de densidade? Ela disse que se adapta perfeitamente a maioria dos biotipos e a durabilidade é muito maior. É que estou a procura de um colchão novo e tenho muitas dúvidas sobre qual devo comprar. O meu atual deformou rápido e é um D45 da Ortobom, teoricamente um bom fabricante, mas como eu não tinha conhecimento nenhum, comprei por impulso e nem sequer fui informanda da garantia, quando eu descobri, a mesma já havia vencido. Agora estou fazendo diferente, estou buscando informações e experimentado bastante colchões em diversas lojas. Até porque tenho artrite reumatóide e meu marido está com hérnia de disco, tenho 1,62m, peso 76Kg, e meu marido mede: 1,90m e pesa 92kg.
    Será que que vocês poderíam indicar o melhor tipo de colchão para mim e meu marido?

    Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Elvis:

      Dominique.

      Devido à condição de saúde de vocês, o ideal é ter uma orientação médica em primeiro lugar.

      Quanto à densidade progressiva, são colchões que têm uma camada mais macia, mais confortável na parte superior, e nas camadas mais profundas uma espuma de maior densidade, o que proporciona conforto ao deitar, e firmeza ortopédica.

      Um colchão de espuma comum não vai ter essa característica progressiva, precisaria ter uma camada extra acima do colchão, mas certifique-se de estar comprando com um vendedor que tenha conhecimento técnico do que está vendendo, pois nem todo colchão com camada superior será progressivo.

      Exemplo de um colchão de mola: camada superior de viscoelástico, abaixo espuma D33 e abaixo AG 100; por fim as molas. Estes componentes juntos proporcionarão o efeito de densidade progressiva, conferindo a função ortopédica adequada ao conjunto.

      Responder
  • Glayson:

    Olá!
    Meu filho tem 3 anos e meio. Estou querendo trocar o berço por uma cama, mas ja queria uma cama de tamanho solteiro normal. Para essa idade posso comprar um D28 de boa qualidade ou ainda nao? Obrigado.

    Responder
    • Elvis:

      Sim, pode comprar. O D28 é um colchão macio, seu filhinho não deverá ter dificuldades de adaptação, e o suporte de peso dele é de até 80kg (não há limite mínimo, naturalmente).

      Responder
  • Glayson:

    Apenas outra pergunta que havia esquecido: para essa idade de 3 anos e meio colchao de mola é recomendavel?

    Responder
    • Elvis:

      Não sendo um colchão muito firme, não terá problema. O importante é usar o bom senso.

      Responder
  • André:

    Bom dia,

    Minha filha tem 5 anos e pesa 20 quilos. Comprei para ela um colchão D45 selado, mas estou preocupado em ter feito um compra errada, pois ela hoje acordou reclamando de dor na nuca sem nenhum outro sintoma, estou pensando que pode ser o colchão. Na sua opinão o D45 selado pode fazer mal a saúde de minha filha?
    Obrigado

    Responder
    • Elvis:

      André.

      O D45 é um colchão bastante firme, sendo indicado para pessoas com maior peso. Talvez a firmeza do colchão esteja mesmo causando dores em sua filha, e ela vai precisar de um tempo para se adaptar.

      O ideal, contudo, seria um D28 em função do biotipo dela.

      Responder
  • jaqueline:

    Oi, gostaria de comprar uma cama box fui em varias lojas e achei um que o colchão é solto só que a densidade do colchão é d60, mas fui informada pela outra loja que o D60 não é recomendavel pra mim e meu esposo pois peso 69kg e ele 68kg, gostaria de saber se é verdade.

    Responder
  • andreia marque:

    ola, bom dia, estou com duvidas quanto a densidade do colchao, pois minha filha tem 3 anos 17kg, comprei D 28 (costurado), o dono da loja me entregou D33 (liso) por n ter em seu estoque,e disse que era ate melhor…… enfim estou confusa pois quero o melhor para saude dela; e tenho duvida tambem quanto a ser costurado se o torma mas firme e melhor para ela. Desde ja muito obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Andreia.

      O D33 é um pouco mais firme que o D28. O suporte de peso do D33 é de até 100kg, enquanto que o do D28 é até 80kg. Quanto a ser bordado, ou costurado, ou liso, não altera em nada.

      Responder
  • cris:

    Meus filhos tem 6 e 7 anos e pesam em medias 23 kilos , sei a densidade dos colchoes deles mas, preferir comprar um d45, pensando em uma durabilidade maior. Achei duro. Será que será amanciado em pouco tempo; já que os pesos dois dois é baixo em relaçao ao cochao? Será que ira fazer mal a eles, a coluna futuramente? e Será que eles vao se acostumar? Não dá mais para ir à loja e trocá-los(o colchao). Dá para continuar com o colchao sem precisar desfazê-lo?Tenho muitas dúvidas, qual o seu conselho. Agradeço já.

    Responder
    • Elvis:

      Cris.

      As crianças provavelmente vão acabar se adaptando ao colchão, mas ele é, sim, firme demais para o corpo delas.

      A durabilidade de um colchão não é definida apenas pelo desgaste mecânico, mas também pela incidência de ácaros e outros microorganismos, poeira, etc. Ou seja, independente da densidade, a durabilidade do colchão será sempre definida pela sua garantia.

      Uma alternativa para acelerar o processo de amaciamento é que os pais usem os colchões de vez em quando, já que o peso corporal das crianças é bastante baixo.

      Responder
  • Valdecir:

    Eu tenho 1,79 tenho 100 kg e minha mulher tem 1,65 e 80kg gostaria de saber se o Colchão d60 normal e o d60 com molas tipo Pilow. Pois minha duvida é qual do dois eu posso comprar

    Responder
    • Elvis:

      Qualquer um dos dois será adequado ao seu biotipo. Compre aquele que for mais do seu agradado, considerando o conforto obtido e o valor a pagar.

      Como sempre dizemos aqui, deitem e rolem literalmente, você e sua esposa no colchão antes de comprar.

      Responder
  • Adriana:

    Olá!
    Meu filho está com 1 ano e 5 meses (11,500 kg e 83 cm de altura) e acabei de transformar o berço em mini-cama, com colchão de 1,30 X 0,70, D23 e 10cm de altura. Mas estou tendo problemas com as grades (dessas que vc compra avulsa), pois não ficam estáveis. Acredito que o peso do colchão não seja suficiente para segurar a grade. Um colchão D26 ou 28, com 15 cm de altura, teria muita diferença de peso do D23? seria adequado para o tamento dele?
    Obrigada!

    Responder
    • Elvis:

      Adriana.

      Não sei se entendi direito a situação, mas creio que o melhor conselho que posso te dar seja o de parafusar as grades na cama. O ideal para o seu filho até ele ter 30kg é mesmo o colchão D23. Depois, considerando que as crianças crescem rápido, um D28 será uma boa opção.

      Responder
  • Deise:

    Eu e meu marido temos tido muitas dores nas costas ao acordar e decidimos trocar nosso colchão de molas ensacadas por um colchão de espuma. Apesar da tabela de pesos e medidas ter apontado uma densidade ideal de 33, solicitamos a sua opinião, visto que nas duas lojas onde estivemos, os vendedores nos orientaram a comprar o colchão com densidade 45. Meu marido pesa 80k e tem 1m75cm, eu peso 74k e tenho 1m67cm. A Densidade acima da tabela pode causar desconforto e dores? Desde já, agradecemos sua atenção.

    Responder
    • Elvis:

      Considerando o biotipo de vocês, ambos os colchões seriam adequados (D33 ou D45).

      A diferença principal seria na percepção de conforto, uma vez que o D45 é um pouco mais firme que o D33.

      A recomendação mais importante é que vocês experimentem (deitem e rolem, literalmente) antes de decidir pela compra. Sua percepção de conforto é o mais importante.

      Responder
  • Antonio:

    Caro Elvis,

    Tenho 1,65m e 68 kg; minha noiva 1,58m e 58kg; pretendemos ter filho num período de aproximadamente 1 ano. Assim o peso dela será aumentado e, por isso, pergunto qual será a densidade de colchão de espuma mais adequada, ou o tipo de colchão de molas mais recomendado.

    Muito obrigado,
    Antonio

    Responder
    • Elvis:

      Pelo biotipo de vocês, o colchão D33 densidade real será o mais adequado.

      Já colchões de mola não têm densidade, e valerá a percepção de conforto de vocês.

      Responder
  • Allyson:

    Tenho 1.77 e peso 72 quilos, na tabela eu deveria usar um colchão D33, gostaria de saber se posso comprar um D45, ainda mais que estou malhando e pretendo chegar pelo menos aos 80 quilos.
    Minha ideia inicial é comprar um colchão de molas ensacadas com pillow top de viscoelástico.

    Responder
    • Elvis:

      Qualquer das opções estará correta para o seu biotipo. Escolha aquele que lhe proporcionar mais conforto e bem estar.

      Responder
  • marislei:

    olá, minha filha tem 5 anos, estou querendo comprar um colchão de molas e uma camada por cima de d33, você acha que seria muito firme para ela.

    Responder
    • Elvis:

      O ideal seria um colchão de mola Bonnel com camada de espuma D28 acima de 24cm de altura, mas o D33 não será inadequado contanto que sua filha goste. Sugiro que leve a menina à loja e a faça deitar nos diversos colchões, e lhe dizer de qual ela gostou mais.

      Responder
  • franklin:

    ola elvis
    eu pretendo comprar um colchão de espuma. tenho 1.80m e 85 kg, pela tabela o ideal para mim seria um com densidade D33, porem gostaria de um com pillow top e pensando assim fui a uma loja e encontrei um com pilow D50 e 26 cm de altura. Me pareceu ser bem confortavel porem nao sei se pode gerar desconforto e dores a longo prazo. Tem tbm alguns com densidade D45 com pillow. O que vc sugere? Pode ser um desses ou é melhor um D33 mesmo?

    Ah e sobre a densidade real como faço pra reconhecê-la nos sites ja que todos ou quase todos nao especificam isso e so colocam D… alguma coisa

    Ótimo site, abraçoss

    Responder
    • Elvis:

      O mais importante é que você se sinta confortável no colchão. É melhor comprar um D45 que lhe propicie conforto do que um D33 exclusivamente porque a tabela diz que seria o mais adequado.

      Infelizmente, é impossível reconhecer uma espuma de densidade real apenas visualmente. Opte por aquele colchão que oferecer um período de garantia maior.

      Responder
  • paullinho lidas:

    oi eu gostaria de saber tendo eu 1,71 de altura e 73kg posso comprar um colchão D 60 ele seria bom ou me deixaria com mais problemas?atualmente tenho um colchão de mola que tah me arrebentando as costas assim como me deixando cheio de dor pelo corpo.
    Oque vc me indica ?

    Responder
    • Elvis:

      Se o seu colchão está te causando dores, é porque ele está precisando ser trocado. Procure o colchão que lhe propiciar mais conforto, com a melhor relação entre custo e benefício. O importante é você se sentir confortável e satisfeito, este é o colchão ideal.

      Responder
  • Luiz Guilherme:

    Olá Elvis parabéns pelo site realmente muito informativo.
    Minha duvida é a seguinte, tenho 1,63 e 56 Kilos, comprei um colchão D33, passei uma noite nele e me senti muito desconfortável, vi que na tabela o mais indicado para mim seria um D26 ou D28.
    Devo trocar o colchão ou esse desconforto é normal no periodo de adaptação? E se for normal, em média quantos dias levara para me acostumar?

    Obrigado.

    Responder
    • Elvis:

      É normal, sim, durante o período de adaptação, algum desconforto. Esse período varia muito de pessoa para pessoa, e em alguns casos pode chegar a 30 dias.

      Pelo seu biotipo, o colchão D33 também é adequado. Só que o D28 seria um pouco menos firme.

      Logo, não parece ser um caso para troca, até porque o colchão, com o tempo, também vai amaciar.

      Responder
  • Laiz:

    Olá, boa tarde, gostaria de saber qual a densidade correta que devo comprar no caso de quem tem escoliose. Obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Quem tem escoliose deve consultar o médico para obter informações específicas para o seu quadro clínico.

      Responder
  • Gabriela:

    Olá Elvis,
    Estou me mudando para um apartamento MUITO pequeno mesmo… Por isso estou a procura de um sofá cama para mim e meu namorado. Andei pesquisando uns sites, e achei um com espuma D-26. Tenho 53kg e ele tem 79kg. Gostaria de saber se valerá apena comprar, se ficaremos confortáveis e se o sofá-cama durará muito tempo.
    Obrigada, Gabriela

    Responder
    • Elvis:

      Experimentem antes de comprar.

      O sofá cama não é um produto para uso diário, devido às características do produto (a quantidade de espuma é pequena, o sistema de dobragem da cama pode ser inadequado e causar desconforto, etc). O propósito deste tipo de produto é “quebrar o galho” para quem precisa dormir muito eventualmente nele, e não substituir um colchão de qualidade.

      Responder
  • Michelle:

    Boa Tarde, tenho 1.53 e peso 52 kg, meu esposo tem1.78 e pesa 85 kg, compramos um colchao D45, mas estamos com dores nas cs, devo trocar por um D33 ou havera ainda a adaptacao???…
    Tem 2 dias.
    Atenciosamente Michelle

    Responder
    • Elvis:

      Michelle.

      É normal que nos primeiros dias o corpo apresente sinais da readaptação ao novo colchão, não fazendo tanta diferença se será o D33 ou o D45.

      De qualquer forma, o D33 de densidade real seria também adequado ao biotipo do casal.

      Responder
  • Josiane:

    Tenho 2 crianças de seis anos e estou pensando em comprar uma cama box com colchão ortopédico, será que isso seria prejudicial para elas?

    Responder
    • Elvis:

      Se você está se referindo como “colchão ortopédico” àqueles com estrutura interna de madeira, acredito que vá ser rígido demais, porque as crianças estão ainda em fase de formação, de crescimento. O mais adequado seria um colchão D28 de densidade real.

      Responder
  • Suzana:

    Olá! Meu bebe pesa 6100kg e gostaria de adquirir um bom colchao para o bercinho dele pois o que veio no berço afunda onde fica a cabeça do meu filho.
    Poderia me recomendar algum com boa durabilidade?
    Desde já agradeço e parabéns pela matéria!

    Responder
    • Elvis:

      Suzana, procure um colchão de espuma D20 com 12cm de altura. Essa especificação é a de um colchão de boa qualidade.

      Responder
  • regina:

    Há 12 anos tenho um colchão queen de espuma D45. De um ano para cá sinto ele deformado e quero trocá-lo. Gosto de colchão firme, porém nem demais nem de menos.
    Deitei nos colchões nas lojas, me virei, mas não acho que dá para avaliar sem dormir uma noite pelo menos num colchão. Meu peso é 65 kg e altura1.70m.
    Estou extremamente confusa em relação à diversidade de características dos colchões!!!
    Achei o D45 meio duro, mas fico com medo do D33 ser mole. O de molas tem diversos tipos de molas e diversos recobrimentos, fora as novidades de viscoelástico e látex….
    Acho que gostaria de uma orientação sobre o que `não` comprar já que não consigo sentir as diferenças entre os colchões.
    Agradeço sua orientação,
    Obrigada,
    abç,
    Regina

    Responder
    • Elvis:

      Regina, devido a você estar acostumada com um colchão há 12 anos, e este já estar inadequado ao seu biotipo, naturalmente que você vai estranhar qualquer outro colchão.

      Se você gosta desse colchão, sugiro que compre um outro da mesma marca e do mesmo modelo (ou equivalente, caso o modelo não exista mais), e ele vai durar mais um bom tempo para você.

      Observe que 12 anos é tempo demais para usar um colchão de espuma. Quando você mudar para o colchão novo certamente vai ter de passar por um período de readaptação; atualmente, após tantos anos dormindo de maneira errada, seu corpo está conformado a uma posição não saudável para dormir.

      É muito importante que você não utilize o seu próximo colchão além do período de validade (garantia), no máximo três anos. Colchões “vencidos”, como o seu atual, impõem ao seu corpo passar muitas horas em uma posição errada, ao não cumprirem mais a sua função ortopédica.

      Responder
  • Ligia:

    Estou muito chateada. Demorei para comprar colchoes para meus filhos. Quando fui comprar peguei o probel mola ensacada, que diz, espuma D33. O de 22cm ainda da pra dormir, mas o de 26cm impussivel! o pior que foi para meus filhos de 04 e 05 anos. não sei o que fazer, pois fui em uma empresa especifica de colchoes e me recomendaram esses, detalhe, ja comprei 03 errados por ma informações de vendedores….

    Responder
    • Elvis:

      Ligia.

      Não damos opinião sobre marcas e modelos, mas recomendamos que procure a loja onde efetuou a compra, e caso os colchões estejam ainda em garantia requisite uma visita de assistência técnica.

      Responder
  • Raquel:

    Olá, gostaria de comprar um colchão mas estou em dúvida entre um com espuma selada e outro, de espuma convencional. Qual a diferença entre essas espumas e ela faria uma grande diferença (pois a diferença de preço pode ser alta dependendo da marca)? Obrigada

    Responder
  • camila:

    Ola!
    Estou precisando trocar meu colchão. Meu marido tem 1,90 e pesa 105 kg e eu tenho 1,60 e peso 62.
    Fico em duvida de qual colchão comprar pois o meu atual deformou demais, chegou a ser trocado 2 vezes em garantia mas desta ultima vez nao trocaram alegando que essa deformação estava dentro do aceitável por se tratar de um colchão muito macio….
    Na epoca comprei um dos colchões mais caros da loja e nao podia imaginar que teria este tipo de problema uma vez que o vendedor sabia o peso e altura do meu marido e me instruiu que este seria o colchao ideal!!
    Voce tem alguma sugestão?
    Muito obrigada
    camila

    Responder
    • Elvis:

      Os colchões de densidade real são mais macios, e existe um limite de amaciamento e acomodação que é permitido pela ABNT.

      Um colchão D45 densidade real pode ser um colchão mais firme, mas se quiser uma opção com um pouco menos de qualidade poder comprar um colchão que tenha uma camada de D100 no meio (é o que o mercado chama de D60). Mais informações aqui: Espuma Aglomerada ou Espuma AG.

      Responder
  • CISSA:

    bom dia,comprei um colchao de molas pockte d25 tenho 67 kl 165 altura ,mas na primeira noite que dormi ele deu uma afundada no lugar onde dormi isso é normal ou não?obrigado

    Responder
    • Elvis:

      Desconheço essa densidade. Provavelmente o colchão de mola tem uma camada de espuma. Procure a loja onde fez a compra e peça uma assistência.

      Responder
  • FELLIPE AZEVEDO:

    Boa tarde.
    Sofri um acidente de carro e fiquei paraplégico.
    Logo após o acidente, quando voltei pra casa, minha mae comprou um colchão unibox de espuma, com a densidade 33.
    Eu, depois de algum tempo, percebi que esse colchão, com essa densidade não estava me fazendo bem, acho ele duro.
    Tenho 1,76 altura e uns 70 kg.
    Qual seria o colchão ideial pra mim (molas ou espuma)? Densidade?

    Responder
    • Elvis:

      Fellipe, caso você não use o colchão constantemente (ou seja: só para dormir à noite) você pode trocar por um D28. Porém, caso você faça uso mais prolongado do colchão, se você trocar pelo D28 ele vai deformar.

      O que você pode fazer é comprar uma espuma anti-escara (ou “caixa de ovo”, como também é conhecida) de 7-8cm, que vai proporcionar um toque mais macio e propiciar melhor ventilação do contato entre seu corpo e o colchão.

      Responder
  • Karen Portugal:

    Olá Elvis.
    Estou querendo comprar um colchão queen.
    Tenho 1,70 de altura e peso 65 kg.

    O que você acha que deve ser o diferencial nesse colchão?

    Gostaria de estar comprando pela internet pois o preço é bem mais em conta, porém são tantas características, tantas tecnologias diferentes.

    como:
    Pocket Physical Poliéster
    Viscoelástico Bamboo
    Molas Pocket
    Mola Ensacada Ortopillow
    Mola Nanolastic
    Mola Superlastic

    Desde já agradeço sua atenção.

    Responder
  • Priscila:

    Olá!!!

    Minha filha tem 3 anos e 2 meses e pesa 15Kg não sei qual o colchão ideal ( densidade, espuma ou mola, ensacadas ou não) e não confio nos vendedores… pode me ajudar?

    Responder
    • Elvis:

      Por favor, leia o texto: Colchões para Crianças.

      Se for comprar colchão de molas, compre de mola Bonnel de 20cm a 22cm de altura; caso opte por espuma, um D28 com selo do INMETRO. Ambos vão durar até a adolescência do seu filho.

      Quanto ao box, ou cama convencional, fica mais ao seu critério. Talvez um box com cama auxiliar, para quando ele receber uma visita, mas, em última análise, é pela sua preferência.

      Responder
  • Susana Santos:

    Meu filho tem 1,6 altura e 56 kg e minha filha 1,5 e 45 kg qual densidade comprar?
    vc quase não recomenda d 26, por q? d 26 é firme?
    o q devo comprar?

    Responder
    • Elvis:

      A espuma D26 não é uma espuma classificada para colchão, e sim a D28 que tem melhor suporte de peso/conforto. A propósito, o D28 seria o ideal para o biotipo de seus filhos.

      Responder
      • Susana Santos:

        Agradeço muito, já comprei esta densidade e eles adoraram.

        Responder
  • Clarice:

    Olá Elvis!

    Minha filha é cadeirante e o médico receitou colchão semi- ortopédico, fui à várias lojas e eles falaram que colchão semi-ortopédico tem que ter densidade acima de 45. Isso é verdade?
    Minha filha pesa uns 45k e mede 1,40

    Responder
    • Elvis:

      Clarice, é melhor você ver com o seu médico exatamente o que ele quer dizer com “colchão semi-ortopédico”.

      Pelo biotipo de sua filha, independente de ela ser ou não cadeirante, o colchão adequado seria o D33.

      Responder
  • Rose:

    Por favor
    Tenho Lombalgia crônica e hérnia de disco, qual é o melhor colchão ? De molas ou ortopédico, semi-ortopédico ? Qual densidade ? Hoje eu tenho um D45 mas já está todo danificado, quero comprar um, e, não errar …. obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Você deve buscar orientação de seu ortopedista.

      Responder
  • Marcelo:

    Hoje o mercado de colchões esta oferecendo o colchão de latex, com latex e pillow de latex com densidades todas acima de 50.
    Como escolher oque é verdade oque é mentira nestes colchões

    Responder
    • Elvis:

      Marcelo, o que acontece é que o látex é um material pesado. E a densidade é medida calculando o peso dividido pelo volume.

      Então, a densidade pode mesmo ser D50 ou até muito superior.

      Vale lembrar que existem o látex natural, oriundo da seringueira, e o T-Látex, que é um látex sintético, com propriedades semelhantes ao natural, porém de menor densidade (mais leve).

      Responder
  • elaine tolino:

    olá eu peso 89 e meu marido 85 kg, gostaria de comprar um colchão de espuma, qual densidade seria ideal. Preciso de um colchão que quando meu marido levantar eu não sinta. Obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Utilize a calculadora em nosso site:

      Calculadora de Densidades

      Verifique o biotipo de vocês dois e adquira o colchão com maior densidade, caso haja diferença.

      Responder

Comente!