Colchões para crianças

Colchões para crianças: veja aqui como fazer uma boa compra.

Colchões para crianças

Bebês no berço Uma das coisas mais complexas no que diz respeito à aquisição de colchões pode ser a compra de colchões para crianças. Por um lado, sempre queremos fazer o investimento mais durável possível, uma vez que colchões não são mercadorias exatamente baratas. Por outro, as crianças crescem rápido, e tememos que o colchão deixe de ser adequado cedo demais.

Em se tratando de colchões de espuma, a regra básica é observar o biotipo da criança (peso e altura). A tabela de adequação de densidade de colchões de espuma deve ser considerada.

Para recém nascidos não é aconselhável usar colchões com muitos bordados, com matelassê em relevo muito alto, porque as formas do colchão podem prejudicar a função ortopédica, devido à fragilidade do bebê. Quanto mais liso e confortável melhor para que a criança não durma “torta” — o que prejudicaria sua formação.

Para crianças de até três anos de idade a espuma mais usada é D18 a D20. Para crianças maiores a mais utilizada é a espuma D23.

Não é muito comum usar colchões de molas para crianças.

Finalmente, e muito importante: é indispensável a consulta ao pediatra para que ele indique colchão e travesseiros adequados à saúde da criança.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 13

Colchões para crianças

Comentários

  • Neste artigo vocês afirmam que o melhor colchão para crianças é o D28. Também afirmam que devemos observar a tabela que está no outro artigo. Bem, na tabela fica claro que densidade D28 são para pessoas com mais de 60 quilos. Pergunta: que criança é essa que pesa 60 quilos???

    Responder
    • Silvia.

      Preste atenção na tabela: ela diz até 60kg, e não acima de 60kg. São coisas bastante diferentes.

      Responder
  • Oi,

    Preciso trocar o colchão do meu filho, e preciso de uma opinião sua.

    Ele tem 2 anos 93 cm e 16 kilos, dorme no berço , vou desmontar pq vira uma mii cama , acho que esse colchão que ele dorme desde bebe não esta fazendo bem a ele.

    Ele acorda direto a noite , e sempre quer dormir na minha cama .

    Qual a densidade e altura que compro?

    Queria mto comprar uma cama, mas moro em apto de 1 dormitório, por enquanto nao da, acho a melhor opção trocar o colchão dele para um mais confortável.

    Grata

    Katia Lima

    Responder
    • Se você for trocar o colchão rapidamente (um ou dois anos) um colchão D23, densidade real, a partir de 14cm de altura, será adequado ao biotipo de seu filho.

      Se você for precisar manter o colchão por mais tempo, prefira um D28, também a partir de 14cm de altura.

      Responder
  • Bom dia,
    Estou trocando o colchão da minha filha, tem 2 anos e 95cm, pesa 14 kg.
    Estou pensando em um colchão bom, de mola. este é viavel? mola simples ou aquela com 3 juntas?
    Obrigado desde já.

    Responder
    • O ideal para o biotipo de sua filha seria um colchão de espuma D28 (densidade real). Devido à fase de crescimento de sua filha, o colchão de espuma vai ser mais favorável à sua estrutura óssea ainda não totalmente definida.

      Responder
  • Olá,

    Necessito de uma opinião sua:

    Meu filho tem 3 meses, e estamos a ver de um colchão. Vimos um com as seguintes caracteristicas:

    Viscoelástico tem tratamento anti ácaros e é transpirável (tem 2 válvulas), a composição é a seguinte:
    2 cm de visco elástico com 50 de densidade
    9 cm de espuma de alta densidade com 20 de densidade

    É adequado para um bebe, que irá usá-lo até mais ou menos os 3 anos?
    Obrigada

    Responder
    • Sim, pela sua descrição o colchão será adequado ao uso que se pretende.

      Responder
  • Olá,
    Tenho um filho de 2 anos e 2 meses medindo 89 cm e pesando 12 kg. Ele acorda bastante a noite, e para eliminar qualquer dúvida vou trocar o colchão. Preciso de sua ajuda para indicar qual seria o mais adequado. Obrigada

    Responder
    • Patricia.

      Como diz o texto, o ideal seria um D23 ou D28. Mas o melhor mesmo seria você pedir orientação ao pediatra do seu filho, que é quem conhece as condições físicas e clínicas da criança.

      Responder
  • Pela descrição da reportagem e de outras que encontrei na web, para crianças de 0 a 3 anos o ideal são colchões de densidade D18. Não mais do que isto.

    Estou trocando o colchão, mini cama, de meu filho que fará 2 anos no próximo mês. Esse será igual ao que ele tinha, herdado da tia por isso ele já está um pouco curvo.

    Quando viajamos ele adora dormir em camas mais duras inclusive na nossa. Entretanto minha pediatra afirma que para crianças até 3 anos o melhor são os colchões com densidade menores.

    Qual sua opnião?

    Responder
    • Como você mesmo disse, e também falou a pediatra, não está correto o que você está planejando. Se você acha que seu filho merece isso, quem sou eu para opinar?

      Responder
  • Oi, meu filho tem 11 meses, pesa um pouco mais de 10 kg. Não sei se compro um colchão d18 ou d 23. O vendedor diz que é recomendável o 18 e neste site percebi que a orientação seria para o d 23. Por que?

    Responder
    • Recomendamos o D23 porque o suporte de peso dele é maior, e como as crianças crescem rapidamente o colchão terá uma durabilidade maior.

      Responder
  • Meu filho tem 3 anos e 4 meses. Preciso comprar uma cama, talvez box.
    Gostaria de saber o que devo comprar, pensando na saúde do meu filho e durabilidade da cama / box?
    Obrigado.

    Responder
    • Se for comprar colchão de molas, compre de mola Bonnel de 20cm a 22cm de altura; caso opte por espuma, um D28 com selo do INMETRO. Ambos vão durar até a adolescência do seu filho.

      Quanto ao box, ou cama convencional, fica mais ao seu critério. Talvez um box com cama auxiliar, para quando ele receber uma visita, mas, em última análise, é pela sua preferência.

      Responder
  • Olá! minha filha tem 4 anos, pesa 17kg, 1,08alt.+- pretendo comprar um colchão de molas para que ela use por bastante tempo, qual vcs indicariam? quero colocar na cama que ela já tem 088×188 tam do colchão. Gostaria de um colchão macio e confortável.
    Grata,
    Mádna

    Responder
    • Madna, o ideal de acordo com a sua expectativa será um colchão de molas bonnel. Dê preferência a um modelo com 22cm a 24cm de altura, e o colchão poderá durar por muitos anos.

      Responder
      • Mola não é proibido para crianças pequenas ? Você mesmo disse que crianças não costumam usar e li em outros sites que não pode, mas não achei especificação de limite de idade e peso.

        Responder
        • Não existe proibição. Existe uma questão de senso comum.

          Ademais, por favor veja as outras respostas dadas a outros leitores aqui em em outras páginas do site.

          Responder
  • Olá, preciso comprar um colchão para recém nascido. Na web muito falam de D18. Fizemos lista de chá de bebê em uma loja famosa, e somente tem o D28. Alegam que server e que vai durar mais. É recomendado D28 para 0 a 3 anos? Grato.

    Responder
    • O D28 é muito firme para crianças tão jovens.

      O ideal é o D18 ou D20, mas o D23 ainda seria tolerável.

      O D28 poderá causar problemas à saúde de seu bebê.

      Responder
  • Olá! minha filha tem 4 anos, 15,5kg, e preciso comprar um colchão para ela. Vi vc comentando sobre a densidade 28, d 33 é muto para criança? Obrigada pela atenção!

    Responder
    • Daniela, o ideal é que seja o D23 para sua filha. Caso não encontre também pode ser o D20.

      Note que este texto foi escrito há alguns anos, e de lá para cá aconteceu todo o processo de certificação do INMETRO, o que aumentou de maneira geral a qualidade dos colchões. Atualmente um D23 suporta até 80kg.

      Responder
  • Olá,
    Meu filho tem 2 anos e 10 meses. Preciso comprar uma cama, bem provável que seja box.
    Gostaria de saber o que devo comprar, pensando na saúde do meu filho?
    Obrigado.

    Responder
    • Luciano, releia o texto acima, por favor.

      Em função da idade de seu filho, um colchão de espuma D23 (com selo de certificação do INMETRO) deve ser o ideal.

      Observe que este colchão é para a criança dormir. Caso um adulto venha a fazer uso do colchão este ficará muito provavelmente deformado, devido ao suporte de peso para o qual é fabricado.

      Responder
  • Olá boa tarde quero compra um colchão para o meu filho,qual você mim indicaria um bom, ele tem 4 anos é 1.10 de altura é pesa 20 kg.

    Responder
    • Adriana, está no texto:

      Para crianças de até três anos de idade a espuma mais usada é D18 a D20. Para crianças maiores a mais utilizada é a espuma D23.

      Acredito que um D23, que suporta até 60kg, seja uma boa compra para o seu filho.

      Responder
  • Bom dia, comprei uma bicama para meu filho de 4 anos 15kg… Os colchões comprei D28… Estou preocupada… Pois estou dormindo na cama de baixo e estou achando muito duro é viável pedir a troca?

    Responder
    • O ideal é o D23 para a criança (até 60kg), sabendo que se um adulto utilizar o colchão vai deformá-lo.

      Quanto à troca, depende da política da loja, exclusivamente.

      Responder
  • Hoje o colchão D28 é recomendado para crianças de 4 anos?

    Responder
    • Está no texto:

      Para crianças de até três anos de idade a espuma mais usada é D18 a D20. Para crianças maiores a mais utilizada é a espuma D23.

      Responder
  • Boa noite, preciso trocar o colchão do meu neto que tem 8 anos, qual densidade comprar? Me ajude , grata.

    Responder
  • Fiquei preocupada lendo os comentários… minha filha tem 2 anos e 1 mês, pesa 10kg. Troquei ela da mini cama para cama solteiro hoje. O colchão é bastante denso, deve ser D28, pois quem dormia nele era minha mãe, que pesa 70kg. Inclusive foi caríssimo há 2 anos, uns 1000 reais. Será prejudicial para a coluna da minha filha? Não mudei porque achei que ruim seria um peso maior num colchão menos denso.

    Responder
    • Taíssa, esse colchão já deve estar bem amaciado, já que era uma pessoa adulta que o utilizava. Apenas verifique se o colchão é certificado pelo INMETRO, para ter certeza da densidade real. Este não deverá ser prejudicial para a sua filha.

      O ideal para o biotipo de sua menina seria um D20, no máximo D23 com 14cm de altura.

      Responder
  • Olá tenho um filho de 10 anos e tem 1.50 e 35 kg que colchão devo comprar pra ele

    Responder
  • Oi Elvis, ganhei um berço já com o colchão para meu bebê que vai nascer. O colchão foi usado durante dois anos pela minha sobrinha que é bem pesadinha. Estou na dúvida se o fato do colchão ter sido usado por mais de dois anos já o desclassifica e necessito comprar um novo ou não.

    Responder
    • Juliana, parabéns pelo seu bebê!

      O ideal seria você comprar um colchão novo, que daria mais conforto ao seu bebê, que vai estar em franco processo de formação óssea. Minha sugestão é que você adquira um colchão D18 com 10cm de altura, que deverá servir pelos primeiros três anos de vida da criança.

      Há outras opções com mais altura, com espuma viscoelástica, molas… Mas o investimento já vai ser bem mais alto e cabe a você avaliar a questão do custo/benefício.

      Responder
  • Bom dia ! Gostaria de uma ajuda opinião tem una criança de 6 anos ela pesa 23 kg e queria comprar uma cama box aconselha a conjugada? Pois o preço do colchão e quase o mesmo?

    Responder
    • Não. Aconselho um colchão D23 com 14cm de altura.

      Responder
  • Olá Elvis, tudo bem? Minha filha tem 7 anos e pesa aprox 25kg 1,40m recentemente comprei um colchão de espuma D23 porem percebi que ele está bastante deformado e é muito fino e ela esta deitada no estrado praticamente. Vi um colchão ortopédico da marca ortobom D28 que a altura É 24cm, será que por ser ortopédico ele é muito duro para ela? Ou a classificação D28 é o que define?

    Responder
    • Para entender o que é um colchão ortopédico: O que é um colchão ortopédico.

      Certifique-se de comprar um colchão composto somente de espuma. Um D28 com no mínimo 14cm de altura seria o ideal para sua filha até sua adolescência, já que ele tem um suporte de peso para até 90kg.

      Responder
  • Bom dia, comprei um colchão pra minha filha de 4 anos e 15 quilos, de molas bonel e densidade 28/26. Comprei antes de pesquisar e agora Estou preocupada de ser prejudicial à saúde dela. Vc poderia me dar uma luz. Obrigada

    Responder
    • Renata, essa cama que você descreve não deve prejudicar a saúde de sua filha. Inclusive, é muito provável que ela possa usar essa cama por muito tempo.

      Responder
  • Boa noite Elvis ! Minha filha tem 2 anos e 3 meses ..90 cm e 12 kg. Compramos um colchão de casal para ela. Por questão de conforto pq ela é muito espaçosa … procurei pelo D23 ..mas achei todos muito duros … e acabei optando por um D20 de 17cm de altura. Fiz uma má escolha?

    Responder
    • Você fez uma excelente escolha.

      Responder
  • bom dia, tem uma filha de 3,6 meses 14 kg comprei um colchão ortopédico D45 ela pode usar esse colchão

    Responder
    • Para uma criança tão jovem, um colchão D45 pode ser excessivamente firme. O ideal seria um D23, conforme descrito no texto.

      Responder
  • Tenho um bebê de menos de 2 meses. Qual densidade você indica comprar o colchão e com quanto tempo ou peso devo trocar? Atualmente uso um que era da minha sobrinha e não faço ideia da densidade…

    Responder
    • Os colchões para bebê são, geralmente, D18. Até uns 14kg este colchão dará o suporte de peso adequado. Acima dos 15kg o ideal já é um colchão D20.

      Responder
  • Boa noite, comprei uma cama pro meu filho de 2 anos 12 kg e ganhei o colchão só q é um D33, fico preocupado por ser duro, o que faço, já vi algumas capas tipo com espuma será que devo comprar pra deixar mais macio?

    Responder
    • O D33 tende a ser muito firme para 12kg, o que pode atrapalhar a formação física de seu filho.

      Sugiro que você compre um colchãozinho de 10cm a 12cm em espuma D20 para colocar por cima do colchão, para propiciar o conforto e o suporte ideais para ele.

      Responder
  • Boa tarde ..
    Queria sua opinião.
    Vou comprar um colchão para minha filha de 1 ano e 1 mês. Ela pesa 10 kg.
    Vi um colchão ortopédico e queria saber se é bom segue os DETALHES:

    O Colchão Solteiro Plumatex Falcon 100 apresenta diversos benefícios que vão tornar a sua noite de sono ainda mais tranquila e confortável. Este colchão possui revestimento em Tecido 100% Poliéster Bamboo com tratamento antialérgico, antibactéria, antifungo e antimofo. Com preenchimento em espuma de alta densidade (D28 Selada), este colchão oferece qualidade e bom nível de conforto para que você tenha uma maior comodidade e relaxamento. 

    Com o Colchão Solteiro Plumatex Falcon 100 com espuma D28 você terá noites de sono saudável e qualidade de vida.

    Responder
    • Não comentamos sobre marca e modelos de colchão.

      Aconselho que você compre um colchão D23 para sua filha, com no mínimo 14cm de altura, que dará conforto e sustentação durante o sono, e terá uma excelente durabilidade.

      Responder
  • Pode ter causado algum problema,meu filho era dormido por mais de 1 ano em colchão D45 já que ele tem 15 kg e 3 anos? Por erro de vendedor e falta de conhecimento meu??

    Responder
    • Consulte o pediatra. Ele poderá avaliar se houve algum dano ortopédico.

      Sugiro que a partir de agora você providencie um colchão D28, pois como ele está acostumado a um colchão muito firme a adaptação ao novo colchão poderá ser mais difícil em uma densidade mais baixa.

      Responder
  • Elvis, para uma criança de 8 anos você sugere colchão (pela tabela é d23) de molas ou espuma? Estou na dúvida em qual comprar!

    Responder
    • Na verdade qualquer um dos dois. O importante é que, em se tratando de colchão de molas, não seja muito firme, que tenha o mesmo toque de conforto que o de espuma D23. Pode ser um de mola ensacada ou Bonnel com 22cm de altura.

      Responder
  • Elvis, o texto informa que para crianças de até 3 anos de idade são indicados colchões D18 a D20. Li em algumas matérias que, normalmente, o D18 suporta até 15kg. Qual o peso suportado pelo D20 já que o D23 suporta até 50kg? Pareceu-me que não há uma diferença relevante em relação ao D18. Poderia me esclarecer? Obrigada.

    Responder
    • O D20 suporta até 30kg.

      Responder
  • Boa noite!

    Preciso comprar um colchão para meu filho de 2 anos exatos, ele tem 13 kg e 90 cm, seria prejudicial comprar um D23? e quanto a altura tem relevância? Olhei um de 14cm e outro de 17 cm.

    Obrigada!

    Responder
    • A densidade está correta, e a altura do colchão não vai fazer diferença, você pode escolher a que ficar melhor na cama.

      Responder
  • Boa tarde, estou a procura de um colchão ideal para o meu filho de 4 anos ,1,03mt, 15kg, comprei uma cama de solteiro e estou com mtas dúvidas sobre o colchão. Pode me indicar um colchão bom e que dure mais tempo.

    Responder
    • Um colchão D23 é o ideal para o biotipo de seu filho, e servirá até que ele tenha 50kg. Aí, quando esse dia chegar, você vai trocar o colchão por outro que seja adequado ao biotipo futuro dele.

      Responder

Comente