Colchões para crianças


Bebês no berço Uma das coisas mais complexas no que diz respeito à aquisição de colchões pode ser a compra de colchões para crianças. Por um lado, sempre queremos fazer o investimento mais durável possível, uma vez que colchões não são mercadorias exatamente baratas. Por outro, as crianças crescem rápido, e tememos que o colchão deixe de ser adequado cedo demais.

Em se tratando de colchões de espuma, a regra básica é observar o biotipo da criança (peso e altura). A tabela de adequação de densidade de colchões de espuma deve ser considerada.

Para recém nascidos não é aconselhável usar colchões com muitos bordados, com matelassê em relevo muito alto, porque as formas do colchão podem prejudicar a função ortopédica, devido à fragilidade do bebê. Quanto mais liso e confortável melhor para que a criança não durma “torta” — o que prejudicaria sua formação.

Para crianças de até três anos de idade a espuma mais usada é D18 a D20. Para crianças maiores a mais utilizada é a espuma D23.

Não é muito comum usar colchões de molas para crianças.

Finalmente, e muito importante: é indispensável a consulta ao pediatra para que ele indique colchão e travesseiros adequados à saúde da criança.

26 comentários

  • silvia:

    Neste artigo vocês afirmam que o melhor colchão para crianças é o D28. Também afirmam que devemos observar a tabela que está no outro artigo. Bem, na tabela fica claro que densidade D28 são para pessoas com mais de 60 quilos. Pergunta: que criança é essa que pesa 60 quilos???

    Responder
    • Elvis:

      Silvia.

      Preste atenção na tabela: ela diz até 60kg, e não acima de 60kg. São coisas bastante diferentes.

      Responder
  • KATIA LIMA:

    Oi,

    Preciso trocar o colchão do meu filho, e preciso de uma opinião sua.

    Ele tem 2 anos 93 cm e 16 kilos, dorme no berço , vou desmontar pq vira uma mii cama , acho que esse colchão que ele dorme desde bebe não esta fazendo bem a ele.

    Ele acorda direto a noite , e sempre quer dormir na minha cama .

    Qual a densidade e altura que compro?

    Queria mto comprar uma cama, mas moro em apto de 1 dormitório, por enquanto nao da, acho a melhor opção trocar o colchão dele para um mais confortável.

    Grata

    Katia Lima

    Responder
    • Elvis:

      Se você for trocar o colchão rapidamente (um ou dois anos) um colchão D23, densidade real, a partir de 14cm de altura, será adequado ao biotipo de seu filho.

      Se você for precisar manter o colchão por mais tempo, prefira um D28, também a partir de 14cm de altura.

      Responder
  • Paco:

    Bom dia,
    Estou trocando o colchão da minha filha, tem 2 anos e 95cm, pesa 14 kg.
    Estou pensando em um colchão bom, de mola. este é viavel? mola simples ou aquela com 3 juntas?
    Obrigado desde já.

    Responder
    • Elvis:

      O ideal para o biotipo de sua filha seria um colchão de espuma D28 (densidade real). Devido à fase de crescimento de sua filha, o colchão de espuma vai ser mais favorável à sua estrutura óssea ainda não totalmente definida.

      Responder
  • Leonor:

    Olá,

    Necessito de uma opinião sua:

    Meu filho tem 3 meses, e estamos a ver de um colchão. Vimos um com as seguintes caracteristicas:

    Viscoelástico tem tratamento anti ácaros e é transpirável (tem 2 válvulas), a composição é a seguinte:
    2 cm de visco elástico com 50 de densidade
    9 cm de espuma de alta densidade com 20 de densidade

    É adequado para um bebe, que irá usá-lo até mais ou menos os 3 anos?
    Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Sim, pela sua descrição o colchão será adequado ao uso que se pretende.

      Responder
  • Patricia:

    Olá,
    Tenho um filho de 2 anos e 2 meses medindo 89 cm e pesando 12 kg. Ele acorda bastante a noite, e para eliminar qualquer dúvida vou trocar o colchão. Preciso de sua ajuda para indicar qual seria o mais adequado. Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Patricia.

      Como diz o texto, o ideal seria um D23 ou D28. Mas o melhor mesmo seria você pedir orientação ao pediatra do seu filho, que é quem conhece as condições físicas e clínicas da criança.

      Responder
  • Pedro:

    Pela descrição da reportagem e de outras que encontrei na web, para crianças de 0 a 3 anos o ideal são colchões de densidade D18. Não mais do que isto.

    Estou trocando o colchão, mini cama, de meu filho que fará 2 anos no próximo mês. Esse será igual ao que ele tinha, herdado da tia por isso ele já está um pouco curvo.

    Quando viajamos ele adora dormir em camas mais duras inclusive na nossa. Entretanto minha pediatra afirma que para crianças até 3 anos o melhor são os colchões com densidade menores.

    Qual sua opnião?

    Responder
    • Elvis:

      Como você mesmo disse, e também falou a pediatra, não está correto o que você está planejando. Se você acha que seu filho merece isso, quem sou eu para opinar?

      Responder
  • Priscilla:

    Oi, meu filho tem 11 meses, pesa um pouco mais de 10 kg. Não sei se compro um colchão d18 ou d 23. O vendedor diz que é recomendável o 18 e neste site percebi que a orientação seria para o d 23. Por que?

    Responder
    • Elvis:

      Recomendamos o D23 porque o suporte de peso dele é maior, e como as crianças crescem rapidamente o colchão terá uma durabilidade maior.

      Responder
  • jose joaquim:

    Meu filho tem 3 anos e 4 meses. Preciso comprar uma cama, talvez box.
    Gostaria de saber o que devo comprar, pensando na saúde do meu filho e durabilidade da cama / box?
    Obrigado.

    Responder
    • Elvis:

      Se for comprar colchão de molas, compre de mola Bonnel de 20cm a 22cm de altura; caso opte por espuma, um D28 com selo do INMETRO. Ambos vão durar até a adolescência do seu filho.

      Quanto ao box, ou cama convencional, fica mais ao seu critério. Talvez um box com cama auxiliar, para quando ele receber uma visita, mas, em última análise, é pela sua preferência.

      Responder
  • Madna:

    Olá! minha filha tem 4 anos, pesa 17kg, 1,08alt.+- pretendo comprar um colchão de molas para que ela use por bastante tempo, qual vcs indicariam? quero colocar na cama que ela já tem 088×188 tam do colchão. Gostaria de um colchão macio e confortável.
    Grata,
    Mádna

    Responder
    • Elvis:

      Madna, o ideal de acordo com a sua expectativa será um colchão de molas bonnel. Dê preferência a um modelo com 22cm a 24cm de altura, e o colchão poderá durar por muitos anos.

      Responder
      • Luiz:

        Mola não é proibido para crianças pequenas ? Você mesmo disse que crianças não costumam usar e li em outros sites que não pode, mas não achei especificação de limite de idade e peso.

        Responder
        • Elvis:

          Não existe proibição. Existe uma questão de senso comum.

          Ademais, por favor veja as outras respostas dadas a outros leitores aqui em em outras páginas do site.

          Responder
  • leonardo:

    Olá, preciso comprar um colchão para recém nascido. Na web muito falam de D18. Fizemos lista de chá de bebê em uma loja famosa, e somente tem o D28. Alegam que server e que vai durar mais. É recomendado D28 para 0 a 3 anos? Grato.

    Responder
    • Elvis:

      O D28 é muito firme para crianças tão jovens.

      O ideal é o D18 ou D20, mas o D23 ainda seria tolerável.

      O D28 poderá causar problemas à saúde de seu bebê.

      Responder
  • Daniela:

    Olá! minha filha tem 4 anos, 15,5kg, e preciso comprar um colchão para ela. Vi vc comentando sobre a densidade 28, d 33 é muto para criança? Obrigada pela atenção!

    Responder
    • Elvis:

      Daniela, o ideal é que seja o D23 para sua filha. Caso não encontre também pode ser o D20.

      Note que este texto foi escrito há alguns anos, e de lá para cá aconteceu todo o processo de certificação do INMETRO, o que aumentou de maneira geral a qualidade dos colchões. Atualmente um D23 suporta até 80kg.

      Responder
  • Luciano:

    Olá,
    Meu filho tem 2 anos e 10 meses. Preciso comprar uma cama, bem provável que seja box.
    Gostaria de saber o que devo comprar, pensando na saúde do meu filho?
    Obrigado.

    Responder
    • Elvis:

      Luciano, releia o texto acima, por favor.

      Em função da idade de seu filho, um colchão de espuma D23 (com selo de certificação do INMETRO) deve ser o ideal.

      Observe que este colchão é para a criança dormir. Caso um adulto venha a fazer uso do colchão este ficará muito provavelmente deformado, devido ao suporte de peso para o qual é fabricado.

      Responder

Comente!