Colchões magnéticos ou bioquânticos


Recentemente recebemos a seguinte consulta (texto reduzido para privilegiar a clareza).

(…) Mas, gostaria de saber sua opinião a respeito desses colchões magnéticos, com imãs, infra-vermelho etc., se realmente servem para alguma coisa, ou se um bom colchão de espuma ainda é a melhor opção. Obrigado.

Na verdade, esse assunto é muito controverso. Não há estudos conclusivos sobre a ação do magnetismo no organismo, e assim como muitas práticas de medicina alternativa (como acupuntura, terapia floral, etc) são consideradas oficialmente curandeirismo, há quem rechace a validade de se utilizarem colchões magnéticos e outros dispositivos para fins terapêuticos.

De fato, há fabricantes que abusam das palavras rebuscadas para tentar imprimir alguma validade científica ou seriedade ao seu produto, que pode não passar de um colchão dos mais simples.

Colchão Magnético

Colchão Magnético

A despeito disso, muitos usuários afirmam que passaram a dormir melhor e acordar mais dispostos desde que adotaram o colchão magnético.

Há também quem diga que colchões magnéticos são prejudiciais à saúde. Lenda ou não, ouve-se falar que colchões magnéticos não devem ser usados continuamente, pois podem até causar impotência sexual. Talvez seja um grande absurdo dizer isso, mas talvez seja um grande absurdo pensar o contrário.

Não recomendamos nem desaconselhamos o uso de colchões magnéticos. Caberá exclusivamente ao usuário decidir se prefere um deles ou se prefere um bom colchão de espuma ou molas de qualidade amplamente reconhecida.

16 comentários

  • eleni:

    boa noite tenho ernia de disco,bico de papagaio,desvio,lordose e ordose.que tipo de colchao me aconselha? obrigado.

    Responder
    • Elvis:

      Eleni.

      Não temos formação médica para poder fazer qualquer sugestão a um caso como o seu.

      O melhor é que você procure um ortopedista.

      Responder
  • Mitos sobre colchões | Meu Colchão:

    […] “milagrosos” colchões magnéticosA esse respeito, aconselhamos a leitura do texto Colchões Magnéticos ou Bioquânticos.Colchão para gordoDevido aos processos de fabricação principalmente das espumas utilizadas nos […]

    Responder
  • Sergio:

    Um adendo ao que foi exposto: a hemoglobina (glóbulos vermelhos) é muito rica em ferro. Se submetermos nosso corpo a campos magnéticos, haverá acúmulo de hemoglobina nos pontos onde o campo for mais intenso (na proximidade dos imãs) e isso pode causar dores musculares bastante desagradáveis.
    Se há alguém que duvide, basta andar com um imã no bolso durante algum tempo e verificar o hematoma formado. Basta refletir um pouco para se chegar à conclusão de que, pelo menos para a circulação, um colchão magnético é prejudicial.
    Não sou médico; sou engenheiro, entendo um pouco de física newtoniana, mas confesso minha total ignorância em física quântica, matéria na qual os picaretas deitam e rolam sobre os incautos e desavisados (temos até jarras “imantadas” para “energizar quanticamente” a água).
    Saudações.

    PS – Obrigado por ajudar a desmistificar essas bobagens a que somos continuamente expostos pelos picaretas de plantão com auxílio da grande mídia irresponsável.

    Responder
  • Marco Silva:

    Olá gostaria de expor minha opnião como usuário de colchão magnético a mais de 5 anos! Que fique bem claro que não sou vendedor e nem sei se a pessoa que me vendeu ainda esta viva. Bem o que posso dizer a todos os interessados é que o colchão para mim e minha esposa, realmente foi e é muito bom. Lógico que o vendedor, para vender vai falar que é milagroso cura até impotência da noite pro dia, mais venhamos e convenhamos ele é vendedor e quer VENDER! Eu e minha esposa vivíamos reclamando de dores nas costas e ela sempre me falando que era o colchão e bla-bla-bla e eu sempre enrolando pra não gastar hehe. Um casal de amigos que tinha comprado nos recomendou, com certeza achamos caríssimo, relutamos um pouco mais acabamos comprando e nessa minha sogra tbm comprou, melhor do que eu pra dizer só ela mais ainda que vivia travando da coluna e hoje não trava mais.

    Ps. Se for a uma loja de colchões e perguntar sobre o magnético com certeza vão falar que é tudo mentira, afinal eles não têm colchão magnético pra vender, nessa minha dúvida em comprar colchão magnético ou não, tentaram até me vender colchão de mola ensacada falando que esse modelo era ortopédico.

    Responder
    • Elvis:

      Caro Marco. Sobre sua opinião, ela é isso mesmo: sua opinião, e não cabe a nós julgar ou querer demovê-lo de suas posições.

      A título de informação, sugerimos a leitura do texto: O que é um colchão ortopédico, que vai informar que qualquer colchão que se molde ao corpo do usuário cumpre, sim, a função ortopédica, logo o vendedor que você citou como exemplo não passou nenhuma informação equivocada.

      Responder
  • Joana:

    Elvis,

    Não consegui responder na página sobre viscoelástico…então vai o meu agradecimento por aqui.

    A descrição que te passei … escolhi pelas informações adquiridas aqui, pois não entendo, ou melhor, não entendia nada de colchões.

    Seu site é fantástico…meus parabéns e obrigada …. já encontrei meu colchão.

    Abraços,

    Responder
  • Valmir:

    eu tinha uma fita cassete, nela tinha uma palestra de um cientista, ele dizia que, o magnetismo nunca ira liberar o ferro e sim segura-lo, então em vez de liberar a circulação, ela ficará mais lenta ainda, causando mais problemas, assim dizia o cientista na sua palestra e muitas outra coisas que eu não lembro, pois a fita ja se foi.hehehe! inclusive tudo que tem magnetismo, palmilha etc… palavra de um cientista que não ganha nada com isso, em termos de (reais) eu acredito e pra mim tem logica, coxão magnético ,propaganda enganosa, mais assim como tem aquele que acredita em bilhete premiado, então…hehehehe! obrigado pela atenção.

    Responder
  • claudia:

    nao gostei do colchao magnetici, nao me sinto bem….mas meu marido nao esta nem ai…..comprou e eu estou dormindo no quarto da minha filha…..sinto dores no corpo e nao consigo relaxar e sinto neuvragia nos dentes…..

    Responder
  • toni:

    comprei um colchão magnético há um a um ano e dez meses, crente q tinha adquirido um produto de alta qualidade, mas acabei comprando doenças. No início era tudo de bom, mas com o passar do tempo comecei a ter sérios problemas de saúde, nunca imaginei q fosse pelo uso do referido colchão, tive problemas no fígado, dores nas articulações (principalmente dos braços) mas a pior parte aconteceu quando comecei a ter TERRÍVEIS DORES DE CABEÇA que nenhum analgésico aliviava, cheguei a tomar RIVOTRIL, para conseguir um alívio e dormir um pouco tive problemas no fígado, com o passar dos dias comecei a sentir uma pressão seguida de uma espécie de choque na cabeça, bem dentro do cérebro, horas na região da nuca e na lateral, dores nos olhos e febres ( e nada de imaginar que se tratava do colchão que estava me matando aos poucos, até que comecei um tratamento para o fígado e para as dores de cabeça nada de melhorar, fui a um outro médico que me disse durma mais tempo, trabalhe menos , troque seu colchão ele pode estar vencido, foi quando eu disse: meu colchão é novo, é um bom colchão, é MAGNÉTICO, o médico me disse :¨saia deste colchão , é ele que tá te deixando assim….¨ FOI QUANDO RESOLVI PESQUISAR ACERCA DO TEMA E DETIVE NOS POUCOS ESTUDOS QUE CONSTAM NA LITERATURA, ME SURPREENDI COM OS MALEFÍCIOS QUE ESTE MALDITO COLCHÃO AINDA ESTAR ME CAUSANDO troquei de colchão e me senti melhor, estou quase curada. NÃO RECOMENDO COLCHÃO MAGNÉTICO PARA NINGUÉM. VOCÊ PODE ESTAR DORMINDO EM CIMA DE UMA BOMBA, NO DECORRER DO TEMPO VOCÊ PODERÁ TER SERÍSSIMOS PROBLEMAS DE SAÚDE . Espero ter ajudado alguém, que assim como fora enganado pelos picaretas de plantão, que nesta sociedade capitalista, na busca desenfreada por dinheiro, vivem a mercê das desgraças alheias

    Responder
    • Valéria:

      Olá Toni!
      Que bom que melhorou. O vendedor quase implorou para comprarmos o colchão. Minha mãe tem câncer de fígado e câncer nos ossos. Ele disse que ela iria ficar ótima com esse colchão e ainda apelou perguntando se a gente prefere guardar 8 mil ou investir em qualidade de vida para minha mãe. Picaretas de plantão mesmo, eles não querem nem saber da saúde das pessoas, eles querem é dinheiro no bolso.

      Responder
  • Hugo:

    Olá !
    Estou solteiro e pretendo comprar uma cama nova. A minha antiga é de casal e espuma. Comprarei uma king size com molas ensacadas… As minhas dúvidas são as seguintes: meu colchão terá problemas pelo fato de dormir apenas uma pessoa nele? um colchão de mola ensacada com 25cm de espessura é uma boa?
    Desculpe-me por utilizar um tópico diferente do meu comentário. Desde já agradeço pela atenção 🙂

    Responder
    • Elvis:

      O ideal é que você se sinta confortável. Se você se sente bem no colchão, então tudo bem.

      Pelo fato de dormir sozinho não tem nenhum problema, contanto que você faça o giro do colchão, conforme especificado no manual e no certificado de garantia, e sobre o qual falamos aqui: Conservação de Colchões.

      Responder
  • Bruna:

    Olá! Faz mais ou menos 4 meses que adquiri um colchão magnético com infra vermelho e ainda que vibra (aff)… Antes com o colchão normal estava me sentindo cansada mas devido está muito velho… Foi ai que meu pai, uma pessoa muito simples, acredita em tudo que ouve NA RUA, inventou de comprar esse colchão magnético… No início, primeiros dias foi péssimo, sentia uma dor de cabeça insuportável, depois acho que meu corpo acostumou. Mas agora após 4 meses mais ou menos, estou tendo muitas dores no corpo e dores fortíssimas de cabeça. A região do ombro, pescoço e cabeça doi muito e acredito ser por causa do colchão, pois cada vez que durmo ou deito para descansar, acordo muito pior… Gente, eu não tenho conhecimento cientifico nenhum… Só sei o que estou vivendo… e minha vida está um inferno, pois devido essas dores não tenho condições de exercer minhas atividades diárias… Na dúvida, NÃO recomendo nenhum colchão desse tipo.

    Responder
  • Bichara:

    O mercado está repleto de oferta de colchões que prometem resolver milagrosamente qualquer problema muscular. Para tanto, eles se valem de algumas características extras além da espuma tradicional ou das molas, como magnetismo (com uso de pastilhas magnéticas), raios infravermelhos longos, terapias quânticas e vibroterapia. Cuidado, não acredite em tudo o que vê por aí, pois não existe colchão que faça milagres.
    Magnetismo – Existem poucas evidências da eficácia do magnetismo para alívio da dor. Diversos estudos mostraram que as terapias magnéticas para esse fim não são eficazes, nem mesmo recomendam esse tipo de tratamento.
    Infravermelho longo – Não existem estudos em humanos que comprovem que os raios infravermelhos longos tenham propriedades terapêuticas.
    Tratamentos quânticos, equilíbrio energético, entre outros – Usar nomes de teorias científicas não é uma garantia de que o tratamento funciona. Os que usam esses nomes estão mais próximos da superstição do que da ciência. Equilíbrio energético, purificação e limpeza de toxinas são palavras muito usadas para seduzir o consumidor.

    Responder
    • Elvis:

      Que bom que você leu o texto e concorda com o que a gente disse.

      Responder

Comente!