Casal com pesos diferentes no mesmo colchão

27 de setembro de 2013 • Por Elvis, em Destaques, Perguntas e Respostas
Casal com pesos diferentes no mesmo colchão 3
Recentemente recebemos num comentário a consulta abaixo.

Tenho um colchão de D45 fazem dois anos, hoje peso 100 kg e minha esposa 59 kg, estamos a algum tempo tendo problemas de coluna, dormência nos membros superiores,dores no quadril e no nervo ciático normalmente ao levantar. Estou considerando que este é muito duro e pretendo trocar por um D33 apesar do limite de 100 KG.
Tenho 1,75 m . Que tal?

Em primeiro lugar, antes mesmo de pensar em trocar de colchão, seria muito importante você verificar se o jeito que estão dormindo não está inadequado. Nem sempre as dores após o sono são causadas por um colchão supostamente errado, mas sim podem ser oriundas de posição incorreta, ou mesmo de seu travesseiro.

Vale lembrar também que a densidade do colchão não tem relação direta com a macieza ou a firmeza da peça. O que importa realmente é que o colchão seja produzido com espuma de qualidade, o que comumente chamamos de “densidade real”. Ou seja, um D45 — que suporta até 140kg (nem todos os D45 do mercado suportam essa massa) — pode ser mais ou menos firme de acordo com o fabricante (veja mais detalhes aqui).

Não se recomenda que você mude para um D33 porque o peso máximo suportado por um destes é de 100kg, o que vai ocasionar um desgaste muito mais rápido para o seu caso; além disso, reiteramos que a densidade do colchão não tem relação direta com sua maciez. Ou seja, você também encontrará no mercado colchões D33 mais firmes ou mais macios, variando conforme o fabricante.

Vale lembrar que contanto que a espuma usada na fabricação do colchão seja de alta qualidade (densidade real), você pode optar por um D45 mais macio, para proporcionar mais conforto à sua esposa que tem massa corporal bastante menor que a sua; o fato de ele ser mais macio não afeta a sua função ortopédica.

duromoleideal

Por outro lado, você pode optar por um colchão de mola ensacada (pocket), que além de oferecer mais conforto suporta o mesmo peso de um D45 ou superior. Recomenda-se a mola ensacada porque como você é muito mais pesado, as molas individuais evitarão que o seu movimento durante o sono afete sua esposa (num balanço como uma “onda”).

Para saber se vocês vão gostar de um colchão de molas ensacadas (em nossa opinião os mais confortáveis que existem), a sugestão é que visitem juntos uma loja física de colchões, e experimentem os diversos modelos antes de decidir pela compra. Na medida do possível simulem todos os movimentos que costumam fazer juntos, para evitar uma frustração futura. Vão com tempo e paciência, pois sua escolha tem que ser perfeita. Para sugestões de como experimentar o colchão, veja o vídeo que está nesta página.

46 comentários

  • Rodrigo • 14/03/2010

    Boa tarde. Gostaria de saber a densidade que um casal de 1,75m e 80kg; 1,65 m e 55kg deveria usar. E se um colchao Bambupedic da sealy seria indicado. Nao consegui encontrar as especificacoes, obrigado.

    • Elvis • 15/03/2010

      Rodrigo,

      Um D33 (densidade real) seria adequado para um casal com estas características. Já um colchão de molas penso que poderia ser um de molas bonnel, de uns 26cm de altura. Mas em hipótese alguma você deve adquirir um colchão sem ir à loja experimentar.

      Com relação ao modelo específico, não damos opinião ou parecer sobre marcas, apenas informamos de maneira geral acerca do que existe no mercado. Espero que compreenda.

      • Rodrigo • 17/03/2010

        Entendo. Me parece que o pilow desse colchão é D31,e se caso for. Isso pode ser um problema?

        • Rodrigo • 17/03/2010

          O colchão eh de mola ensacada.

        • Elvis • 20/03/2010

          Rodrigo, não deve haver problema, pois o que vai suportar o seu peso é o colchão de molas, o pillow só serve para dar uma camada extra de conforto.

          Logo, se você ao experimentar o colchão na loja se sentir confortável, desde que a densidade da espuma seja de D28 a D35, não há restrições.

          E quanto à altura do colchão, quanto mais alto mais confortável.

  • Marcia Brito Lima • 16/03/2010

    Olá,
    Gostaria de saber qual é o colchão ideal para nós, eu peso 62kg – 1,57m e meu esposo 61kg – 1,65 , porém ele tem escoliose! Muito obrigada!

    • Elvis • 20/03/2010

      Marcia.

      Em primeiro lugar, devido à condição clínica de seu marido ele deve procurar o médico ortopedista para obter informações precisas de como dormir adequadamente, principalmente no que diz respeito ao travesseiro.

      De qualquer forma, de acordo com a Tabela de Adequação de Densidade de Colchões de Espuma o colchão adequado ao peso e altura do casal seria um D33, sem esquecer que vocês devem ir a uma loja experimentar os modelos de colchão disponíveis antes de comprar, para adquirir um produto que satisfaça suas necessidades e seja confortável.

      Em seu caso também é importante que você leia o texto O que é um Colchão Ortopédico? aqui mesmo nesse site.

  • Rodrigo • 17/03/2010

    altura do colchao 33cm

  • Andre • 22/03/2010

    Olá,
    Eu possuo um colchão de casal de molas ensacadas, onde já tive que solicitar troca devido ao desnível dele por 2 vezes.
    Eu peso 124 Kg e tenho 1,88m, minha esposa pesa em torno de 55 kg. Medida do colchão 180×200
    No início o colchão era uma maravilha, mas hoje passou a ser um pesadelo para ambos. Sempre com dores horríveis nas costas, principalmente ao levantar.
    Minha questão é a seguinte, para evitar o desnível e a acomodação das molas, o de molejo seria uma boa opção? Gostaria de algo para não me preocupar por uns bons anos.
    Como já tive quando solteiro um colchão de molejo, e ainda o tenho, penso se é bom voltar para esse modelo ou se já existe hoje algo melhor.
    Quando comprei o de molas ensacadas, o comprei pensando que seria o melhor, mas com o tempo, isso foi provado ao contrário.
    Agradeço alguma indicação.
    Abraços,

    • Elvis • 23/03/2010

      Andre.

      Você acima de tudo deve escolher um colchão de boa qualidade, e proceder o giro periódico do colchão, de acordo com o texto Conservação de Colchões neste mesmo site.

      Você não disse o tempo que faz que tem este colchão, nem qual colchão comprou, nem se teve orientação adequada de um vendedor técnico no momento da compra. Agora, em seu próximo colchão, você deve tomar estes cuidados.

      O colchão mais adequado para o casal seria um de molas ensacadas (ou sua esposa sofreria com as “ondulações” que o seu peso produziria durante o sono no caso de um colchão de molas Bonnel), com pelo menos 27cm de altura. A durabilidade do colchão será sempre definida pela sua garantia, que para um colchão destes deve ser de cinco anos.

  • Juliana • 18/04/2010

    Olá tenho 1,66m e 54kg e meu marido 1,80m e 67kg, gostaria de saber qual melhor cama box (densidade) comprar, li sobre tipo de tecido de bambu que dizem ser o mais confortável, queria saber também se molas ensacadas é melhor no nosso caso!
    Obrigada pela atenção.

    • Elvis • 28/04/2010

      Juliana.

      Pelo peso dos dois, um colchão de molas bonnel acima de 26cm de altura será bem confortável para os dois, e de ótima qualidade.

      Entretanto, vocês devem ir à loja de colchões e experimentar cada modelo, e adquirir aquele com que vocês se sentirem melhor. “Experimentar”, nesse caso, é deitar e rolar, literalmente: apenas apertar com a mão, com o cotovelo ou com o joelho não dará a noção da sensação do colchão ao dormir.

  • LUCIANA • 18/04/2010

    OLÁ,
    MEU MARIDO TEM 1,70 DE ALTURA E PESA 105 QUILOS E U TENHO 1,68 ALTURA E PESO 100 KILOS, QUAL É O COLCHÃO ADEQUADO PARA NOS DOIS DE MOLAS E AS MELHORES ESPECIFICAÇÕES,
    POIS QUERO COMPRAR UM,
    DESDE JÁ ACRADEÇO
    OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO!
    UM ABRAÇO!

    • Elvis • 28/04/2010

      Luciana.

      O ideal para vocês seria um colchão de mola ensacada, com no mínimo 28cm de altura.

      Não se esqueça de irem à loja e deitarem no colchão para poderem escolher o mais confortável para o casal.

  • Placido Vasconcelos • 30/04/2010

    Qual o colchão ideal para um casal (mola ou espuma) com os seguintes pesos e alturas:
    ele: 1,70 cm, 90 kl
    ela: 1,70 cm, 100 Kl

    • Elvis • 29/05/2010

      Placido.

      Creio que o ideal para este casal seja um colchão de molas ensacadas, acima de 28cm de altura.

      Caso a preferência seja por espuma, um D45 selado será o ideal.

  • Rafael Nunes • 03/05/2010

    Olá.
    Tenho 1.92m e 94kg, enquanto minha esposa tem 1.65m e 58kg. Usamos um colchão de 2.10m x 2.00m x 22cm de espuma D45 numa cama box. Acontece que eu não consigo me adaptar a colchões macios. Só acordo disposto se dormir num colchão mais firme, como o colchão da cama do quarto de visitas que é bem mais duro, com densidade D60. Quando solteiro, me sentia muitíssimo bem com um colchão ortopédico (daqueles com madeira no interior). Minha esposa não suporta a idéia de colocar um colchão mais duro, reclamando, inclusive do nosso D45, por ser duro, na sua opinião. Minha pergunta é: Qual colchão eu poderia testar? Um colchão de molas seria bom? Existe uma maneira de se fazer um colchão híbrido (metade de cada densidade)? Se sim, não iria criar um degrau? Muito obrigado pela atenção.

    • Elvis • 29/05/2010

      Rafael.

      Infelizmente não é possível fazer um colchão híbrido, você tem razão.

      Creio que o ideal no caso de vocês seja duas camas de solteiro, cada uma com o colchão adequado ao gosto de cada cônjuge, que fiquem posicionadas lado a lado, como são muito usadas em hoteis, hoje em dia. Não são camas comuns, tome cuidado ao comprar, pois as camas precisam ser box ou especiais para esta configuração (para que não tenham bordas que impeçam os dois colchões de se posicionarem lado a lado formando a extensão de uma cama de casal).

      Outra possibilidade é você adquirir dois colchões individuais e colocá-los sobre o seu box atual, provavelmente vai ser até mais prático para vocês.

      Note que nenhuma das duas soluções vai evitar que haja um “desnível” entre os dois colchões, mas tampouco parece que haja outra opção.

      Por fim, nunca é demais lembrar que de acordo com modelos e marcas a maciez de colchões de mesma densidade pode variar. Logo, não deixe de experimentar o colchão antes de comprar, para ter certeza de que está adquirindo o produto ideal.

  • Elder Jaisson • 24/05/2010

    Boa Tarde, tenho uma dúvida quanto a densidade do colchão para casal, com pesos diferentes. Eu tenho entre 1,71 a 1,80 de altura e peso de 61 a 70kg, minha mulher tem de 1,61 a 1,70 e pesa de 51 a 60kgs, qual seria a densidade mais indicada para nós? Obrigado!!

    • Elvis • 29/05/2010

      D33 densidade real seria o ideal para vocês.

  • Letícia • 24/05/2010

    Olá!
    Estou precisando comprar um sofá cama daqueles em que se puxa uma base com rodinhas e o colchão desdobra-se de dentro.
    Preciso de conforto tanto para casal qto individual, será um quarto de visitas. O fato do colchão estar dobrado afeta a qualidade da espuma? Estou entre dois modelos um D28 da Casa Nobre e um D32 da Ferrari. Poderia me ajudar na escolha?
    Obrigada

    • Elvis • 29/05/2010

      Letícia.

      Geralmente este tipo de estofado é só pra quebrar um galho, não vai oferecer grande conforto.

      Você deve dar preferência ao modelo que tiver maior quantidade de espuma.

      Para saber sobre o conforto, experimente você mesma o colchão na loja antes de comprar. Abra o sofá e deite nele e você saberá como seus hóspedes se sentirão.

  • Marcos • 26/05/2010

    Ola
    Eu peso 135kg minha altura é 1,82, minha esposa é muito mais leve do que eu, quais das molas e mais indicada a mola ensacada ou a individual

    Att
    Marcos

    • Elvis • 29/05/2010

      Marcos.

      Mola ensacada, mola individual e mola pocket são três denominações para a mesma coisa.

      Presumo que sua pergunta se origine de você estar indeciso entre colchões de marcas diferentes. A melhor maneira de resolver sua dúvida é levar sua esposa a uma loja de colchões e experimentar cada uma das opções, para que juntos descubram qual é mais confortável na opinião de ambos.

      Vale lembrar que devido à diferença de peso entre vocês o colchão de molas ensacadas (ou pocket, ou individuais) é mesmo o mais indicado.

  • Jorge Luiz Grugel • 30/05/2010

    Olá
    Tenho 1,80 de altura e peso 96kg, minha esposa tem 1,60 e pesa 80kg.Recentemente adquiri um colchão casal ortopedico com madeira no meio, ocorre que não estamos nos adaptando, no colchão de molas tivemos o mesmo problema, se partissimos para um colchão de espuma qual seria o mais adequado? ou devemos insistir no atual colchão com madeira?

    Att
    Jorge

    • Elvis • 02/06/2010

      Jorge.

      Em se tratando de espuma, o ideal seria um D45 (densidade real, ou seja, três anos de garantia).

      Entretanto, a dica mais importante é que você e sua esposa vão até uma loja de colchões e experimentem todos os modelos e marcas que puderem, pois colchões da mesma densidade mas de fabricações diferentes têm diferentes maciez ou rigidez e consequentemente muda a sensação de conforto para cada pessoa, de acordo com cada modelo.

      Caso queiram um colchão de mola, o ideal é o de mola ensacada (também chamada de pocket ou individual), com altura acima de 27cm, que são colchões de mola mais firmes.

  • Luciana • 01/06/2010

    Boa noite!

    Eu e meus pais pretendemos comprar novos colchões. Eu peso 50 kg e tenho 1,63 m. Não sei qual seria a melhor opção: de espuma? Ortopédico? De molas? A dúvida existe, pois tenho desvio na coluna e gostaria de acertar na escolha do colchão para amenizar as dores.
    No caso dos meus pais, estes também procuram um colchão de boa qualidade e conforto, mas como eu, estão na dúvida de qual densidade e modelo comprar.
    Desde já agradeço a atenção e parabenizo a ajuda prestada a nós, leigos no assunto.

    Att.:
    Luciana

    • Elvis • 02/06/2010

      Luciana.

      Para o seu peso e altura pode-se indicar um D28 (densidade real, três anos de garantia) ou mesmo um D33. O importante é que antes de comprar você experimente o colchão na loja e veja qual é mais confortável para você. Se optar por colchão de mola pode ser Bonnel, com no mínimo 24cm de altura.

      Para o caso de seus pais, o ideal é verificar a tabela de adequação, e caso os dois tenham pesos diferentes optar pela densidade mais alta. E, claro, para eles vale a mesma dica de experimentarem o colchão na loja antes de comprar.

  • Daynne • 18/06/2010

    Tenho 60kg e 1,70m e meu esposo 1,88m e 110kg. Estamos em dúvida sobre os seguintes colchões:
    Molejo em aço tipo bonnel com 116 molas/m2. 1 camada de conforto pillow-top. Tecido 70% polipropileno e 30% poliester, bordado com espuma certificada. Camada interna em espuma D33. OU Molejo Pocket pillow top duplo em espuma flexível D45 Tecido Jaquard 70% polipropileno e 30% poliéster.
    Estamos em dúvida pois ambos pareceram confortáveis porém tenho medo dos efeitos de uma escolha incorreta a longo prazo. Desde já agradeço pela sua atenção e parabéns!

    • Elvis • 04/07/2010

      Em função do biotipo de seu marido, ou melhor, pela diferença de peso entre vocês dois, seria mais adequado o colchão de molas ensacadas individualmente (pocket), pois quando ele se virar na cama à noite você, por ser mais leve, vai sentir como uma “onda” percorrendo todo o colchão e talvez atrapalhando o seu sono.

  • Gustavo Guedes • 22/06/2010

    Olá, primeiramente parabenizo o site pelas informações nele contidas.

    A minha duvida é !?

    Sei que para mim o indicado é um colchão de densidade D-45, no caso de espuma.

    E no caso de um colchão de molas, existe uma medida para saber o colchão ideal (mais firme, menos firme). Seria a altura do colchão, ou só sei experimentando mesmo, pois a “firmeza” de um colchão de molas, por mais que tenham as mesmas medidas e tipos de molas vão variar de marca para marca !?

    Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

    Obrigado.

    • Elvis • 04/07/2010

      Gustavo.

      Você mesmo respondeu sua pergunta: colchões com as mesmas medidas e especificações podem variar em firmeza e conforto de marca para marca, razão pela qual faz-se indispensável experimentar o colchão antes de comprar.

      Contudo, podemos dizer que os colchões de molas ensacadas são bem mais firmes que os com molejo Bonnel. Entranto existem alguns fabricantes que produzem tipos diferenciados de molejo, como o Prolastic, Multilastic, Superelastic ou molas de fio contínuo: não são molas ensacadas, mas podem ter firmeza comparável ou superior à mola “pocket”.

  • maysa • 19/08/2010

    Gostaria de Saber na sua opinião.Qual Colchão sera ideal?Molas ou Spuma?

    • Elvis • 20/08/2010

      Maysa.

      Essa questão é muito pessoal. Há quem não suporte colchão de molas, há quem não consiga dormir em colchão de espuma. O ideal é você experimentar os diversos tipos de colchão para poder decidir qual vai ser melhor para você.

      Vale lembrar que o colchão de mola ensacada é o que mais se aproxima ao de espuma.

  • Tiago Mantovani • 20/08/2010

    Ficaria muito grato se puder me dar um parecer recnico se a densidade(ou o colchã em si) é adequado ao meu perfil.Gostaria de uma ajuda especializada pois estou quase comprando pela internet um colchão box com a caracteristicas abaixo, eu tenho 1,83mts 83kg e minha esposa 1,67mts 67kg,
    Especificações Técnicas:
    1) Estrutura Interna:
    Armação com tecnologia suíça:
    -Molas tipo BONNEL SYSTEM: feitas em aço de 2,20 mm.
    -União das molas feita por aspiral de aço de 1,37 mm: proporciona maior Individualidade das molas.
    -Uso de EDGECLIP que são molas laterais que estabilizam o colchão.
    -Bordas perimetrais em aço de 5 mm: maior firmeza na armação.
    -Revestida por Feltro 700g em toda a armação proporcionando maior estabilidade na armação.

    Enchimento Interno – na face superior e inferior da armação:
    -02 lâminas D45 com 1,7 cm de espessura.
    -02 lâminas D33 com 1,0 cm de espessura.

    2) Estrutura Externa:
    Faixa lateral do colchão:
    -O mesmo tecido do Tampão em espuma de poliuretano de 1,1 cm.
    -Alças laterais de nylon.
    -Respiros laterais que faz com que o colchão tenha mais ventilação.
    -Selo descritivo das características do colchão.

    Tampão em PILLOWTOP MÉDIO com saia – superior e inferior:
    -Tecido JACQUARD em 57% poliéster – 43% polipropileno.
    -02 espumas de poliuretano D22 tipo PILLOWTOP com 1,7 cm espessura.
    -Bordado tipo – Contínuo – Gold star.
    -Acabamento com Debrum de 40 mm.

    Tratamento do Tecido: com ACTIGARD E BAYGARD

    Dimensões aprox. do colchão: 193x203x28cm (LxPxA)
    Peso aproximado: 39kg
    Garantia do fornecedor: 10 anos no molejo, 3 meses no tecido, 3 anos e 3 meses no enchimento

    ref.: 9951

    Box Simples Queen Bipartido

    Especificações Técnicas:
    1) Estrutura Interna:
    -Armação box: estrutura de Pinus / EUCATEX.

    2) Estrutura Externa:
    Faixa lateral do Box:
    -O mesmo tecido do tampão do colchão em espuma de poliuretano de 1,1 cm.
    -Selo descritivo das características do colchão.
    -Tipo de bordado – contínuo – quadrado.
    -Acabamento com Debrum de 40 mm.

    Tampão do Box:
    -O mesmo tecido do tampão do colchão em espuma de poliuretano de 6,0 mm.
    -Tipo de bordado – quadrado.

    Dimensões aprox. do box (cada parte): 96x203x23cm (LxPxA)
    Peso aproximado (cada parte): 27kg
    Garantia do Fornecedor: a mesma do colchão

    • Elvis • 20/08/2010

      Tiago.

      Se você quiser comprar pela Internet, compre. Mas o ideal é que você vá a uma loja para experimentar este mesmo colchão, e depois que tiver certeza você compra pela Internet tranquilamente. Porque caso vocês não se adaptem ao colchão não será possível (ou pelo menos será mais difícil) efetivar a troca do produto, e talvez na loja você consiga até mesmo uma negociação mais favorável.

      Por fim,se o colchão tem mesmo estas características vai ser adequado ao biotipo do casal.

  • Tiago Mantovani • 20/08/2010

    Só pra complementar , a marca do colchão tem grande tradição no Brasil e esta adequada ao meu orçamento em torno de 2000,00.
    Mais uma vez obrigado!

  • dina • 23/08/2010

    Tenho escoliose e sempre usei colchao ortopedico,so que agora comprei um box de mola ensacada mas nao estpou me adaptando, to me sentindo mtas dores nas costas via lombar e servical, fico ate anciosa pois nao consigo dormir. sera se vou me acostumar? ou devo trocar de colchao?

    • Elvis • 31/08/2010

      Dina.

      Devido ao fato de você ter dormido muito tempo num colchão “ortopédico” (caixa de madeira) é normal que você tenha um tempo de adaptação maior, acredito que até uns 60 dias.

      Entretanto, depois dessa fase de adaptação você estará bem, pois este colchão que você comprou é o melhor do mercado.

      A título de curiosidade, apenas, os especialistas estão condenando atualmente o dito colchão “ortopédico” (com caixa de madeira), pois ele causa mais malefícios que benefícios ao corpo.

  • Carol • 08/09/2010

    Olá Elvis,

    Meu marido e eu iremos comprar um colchão novo. Eu tenho 1,53 de altura e peso 55kg, já meu marido tem 1,80 e pesa 110kg. Pensamos em mandar fazer um colchão de espuma com densidades diferentes. O que vc nos sugere??
    Aguardo retorno.
    obrigada

    • Elvis • 15/09/2010

      Carol.

      Um D45 seria o ideal para vocês.

      Entretanto, sugiro que experimente diversas marcas e modelos, pois há muitas variações quanto à firmeza e à sensação de conforto. Vá a uma ou mais lojas, e experimente vários D45, de preferência com três anos de garantia.

  • Alessandra • 09/09/2010

    Olá,

    Estou a procura de uma cama box adequada,
    peso 54kg e meu marido 90kg. Por favor me ajude sou muito leiga no assunto.

    Desde já agradeço.

    • Elvis • 15/09/2010

      Alessandra.

      Se vocês preferirem colchão de mola, pode ser um bonnel com mais de 28cm de altura (este é mais confortável). Ou um colchão de mola pocket acima de 26cm de altura.

      Se preferirem espuma, seu marido já está no limite de um D33, por isso é melhor experimentar vários D45 com três anos de garantia (a sensação de conforto e firmeza varia entre modelos e marcas).

  • Alessandra • 14/09/2010

    Boa tarde,

    Muito Obrigada pela atenção mas já comprei a
    cama.

  • Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma › Meu Colchão • 18/09/2011

    […] Caso a compra esteja sendo feita para um casal, a escolha do colchão de espuma deve ser feita de acordo com o cônjuge que que requeira maior densidade (veja mais detalhes em Casal com pesos diferentes no mesmo colchão). […]

  • Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma • 09/09/2013

    […] Caso a compra esteja sendo feita para um casal, a escolha do colchão de espuma deve ser feita de acordo com o cônjuge que que requeira maior densidade (veja mais detalhes em Casal com pesos diferentes no mesmo colchão). […]