Características dos Tecidos dos Colchões


Assim como é importante que um colchão seja produzido com as melhores matérias primas (molas e espumas), é importante que seu acabamento também seja de alto nível, para garantir que sejá produzido o melhor colchão possível.

Em primeiro lugar, é necessário que todos os tecidos recebam tratamento anti-alérgico, anti-ácaro, anti-fungos. Quando for comprar um colchão certifique-se com o vendedor (e confirme pela etiqueta) de que o tecido utilizado tenha este tratamento completo, haja vista a importância do sono na sua saúde.

Atualização: todos os tecidos utilizados na fabricação de colchões, atualmente, precisam dos tratamentos acima citados, ou não estarão adequados à certificação do INMETRO.

Os principais tecidos utilizados na fabricação de colchões são os sintéticos, os mistos e os de fibras naturais.

sintetico

Clique para ampliar.

Tecido 100% Sintético

O tecido 100% sintético é produzido exclusivamente para colchões, com poder de absorver o suor, ou qualquer tipo de líquido.

Por ser sintético ele se torna naturalmente anti-alérgico, não sendo propenso ao acúmulo de poeira e materiais orgânicos, além de ser de fácil higienização (limpa-se com um pano úmido de leve).

Devido ao seu processo produtivo, é um tecido de custo relativamente baixo, aliando funcionalidade, conforto e segurança: o tecido sintético não propaga chama.

Maquinetado

maquinetado-hotel

Clique para ampliar.

O tecido maquinetado tem as mesmas características do tecido sintético. Aliás, o maquinetado é um tipo de tecido sintético.

A diferença deste para o tecido acima comentado está no acabamento.

O maquinetado é um tecido mais encorpado, e o bordado é acetinado e em alto relevo.

A imagem acima refere-se ao maquinetado de cor utilizada em colchões de hotel. colchões de uso doméstico com acabamento em tecido maquinetado geralmente são brancos ou beges, muito raramente ou nunca são marrons.

Jacquard

Clique para ampliar

Clique para ampliar

O Jacquard não é necessariamente um tecido, mas sim um tipo de trama em que se misturam dois tipos de fibras: normalmente o algodão e o sintético (como o da ilustração acima), mas também podem ser produzidos em um único tipo de fibra, ou em fibras de características mais semelhantes (como a seda e o algodão).

Esta composição torna o jacquard um “tecido” bem encorpado e de toque macio e agradável ao tato. Quanto mais fibra natural nessa mistura, mais macio e fresco.

É comum que os fabricantes de jacquard adicionem bordados ao seu acabamento, o que lhe confere grande beleza, devido às estampas acetinadas.

Trata-se de um material um pouco mais caro, devido à presença da fibra natural (algodão, quando não a própria seda) e principalmente à sua espessura (maior quantidade de fibras por centímetro quadrado).

Atoalhado

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

O “tecido” atoalhado tem características bastante semelhantes às do jacquard.

Também é um tipo de trama, porém sua superfície é mais aveludada.

Devido à sua maciez, o atoalhado confere uma característica de aconchego no inverno e conforto no verão.

Embora não seja o material mas barato, apresenta um benefício muito atraente considerando-se o seu custo.

Bambu

Clique para ampliar

Clique para ampliar

O bambu é um tecido dito como “ecologicamente correto”, pois em sua composição — afirmam os fabricantes — utilizam-se fibras naturais de bambu.

Este tecido é apresentado como sendo o mais delicado e agradável ao toque, além de proporcionar uma maior sensação de frescor.

É utilizado nos colchões de melhor acabamento e luxo, o que condiz com o seu custo mais elevado do que o das alternativas anteriores.

Leitura recomendada: Tecido de Fibra de Bambu.

Conclusão

Os colchões mais simples costumam ser acabados com tecidos mais baratos, ao contrário dos colchões mais luxuosos que empegam materiais mais caros. Entretanto, o importante ao escolher um colchão para comprar é que ele seja adequado ao gosto de quem vai utilizá-lo, independente do quanto isso vá mexer no seu bolso.

59 comentários

  • Raimundo Edmilson Xavier De Moura:

    Ola Boa Noite! Preciso saber se a Empresa Meu Colchao,fornece tecidos utilizados na fabricaçao de colchoes,caso forneça ou saiba quem possa me fornecer por favor entre em contato comigo. Desde ja agradeço.

    Raimundo Edmolson Xavier de Moura

    Porto Velho-Ro
    Telefone ***************

    Responder
    • Elvis:

      Caro Raimundo.

      Meu Colchão é um site informativo. Não comercializamos produtos ou serviços de natureza alguma.

      Responder
  • sidney junior:

    Qual a vantagem do tecido 100% algodão.
    Ele é mais térmico como falam?
    Me falaram na loja, que ele fica 2 graus mais frio que o ambiente é verdade ou mentira ?

    Responder
    • Elvis:

      Sidney.

      O tecido de algodão, por ser uma fibra natural, adapta-se melhor à temperatura do corpo. Não é possível definir quantos graus abaixo da temperatura ambiente o tecido de algodão vai parecer, mas é certo que ele é mais fresquinho.

      Responder
  • Eduardo:

    Olá!
    Trabalho com Colchões e achei muito interesante o seu site. Os Clientes sempre tem muitas dúvidas quando vão comprar um colchão e se sentem perdidos pois cada vendedor diz uma coisa um pouco diferente. No seu site, que é isento, eles podem ter as respostas mais confiáveis.
    Mas gostaria de aproveitar o seu conhecimento e perguntar se conhece e recomenda um novo tecido feito de viscoelástico que me ofereceram em um novo modelo de colchão!
    Abraço!

    Responder
    • Elvis:

      Eduardo.

      Tecido de viscoelástico? Que eu saiba isso não existe!

      Viscoelástico é um tipo de espuma, não dá para fazer tecido com ele.

      É a mesma coisa que eu te servir um pudim da espuma do sal de fruta: não funciona, né? 🙂

      A não ser que você esteja falando de um tecido cujo bordado seja laminado no viscoelástico. A maioria dos colchões de linha alta são bordados com um ou dois centímetros de viscoelástico, logo não é propriamente um “novo” modelo de colchão como você está dizendo.

      Responder
    • Luiz Henrique:

      Boa noite pessoal! Parabens pelo o site!

      Estou reformando meu quarto e vou comprar um colchão. Tenho pesquisado e por isso tenho algumas dúvidas!

      Tenho 1,70 e 67 Kg, as tabelas recomendam um colchão D33, mas quero um de molas esacadas. Tem algum produto mais indicado para meu biotipo?

      Achei muitas opções no mercado de colchoes com molas esacadas e Pillow Top de diversos materias. Qual seria melhor? O de viscoelástico, fibra de Bambu, 100% algodão?

      Qual a melhor opção, Cama Box ou cama normal com colchão?

      Att…

      Responder
      • Elvis:

        Luiz.

        Normalmente os colchões de mola são fabricados para uso com uma cama box, mas se você preferir uma cama comum, também pode.

        Colchões de mola ensacada, considerando seu biotipo, apresentarão uma firmeza característica, que talvez cause desconforto. Antes de comprar, experimente o colchão na loja, deite, role, se possível tire uma soneca, para ver como você se sente. Há no mercado colchões de espuma com pillow top, que possivelmente vão oferecer uma sensação de conforto maior para você.

        Sobre o viscoelástico, contanto que seja uma camada de no máximo 3cm, para dar um toque extra de conforto, será uma boa escolha; nesse item também recomendamos que vá à loja e experimente o colchão antes de comprar, para evitar aborrecimentos futuros.

        Responder
  • Jeremias Junior:

    Parabéns professor
    sua resposta quanto a postura termica do algodão foi extremamente coerente, também digo isto nos treinamentos.

    Responder
  • José:

    Olá,

    Sou muito calorento, gostaria de saber qual melhor opção de material para quem sente muito calor como eu?

    grato

    Responder
    • Elvis:

      Olá.

      Quanto menos material sintético no tecido do colchão, melhor: algodão ou fibra de bambu são excelentes escolhas por serem tecidos mais frescos. Vale lembrar que o lençol também deve ser de algodão, ou de outra fibra natural. Quanto menos material sintético, mais fresco há de ser o lençol.

      Responder
  • Sissa:

    Me de uma dica,preciso muito….estou confusa….
    marca de colchao importa?
    um fala mal do outro ….Estou pensando em comprar um Ortoboom Soft Bambu,
    estou no caminho certo,com molas ensacadas??? por favor me de uma dica???

    Responder
    • Elvis:

      Sissa, não é nossa função opinar sobre marcas e modelos.

      Sugiro que você faça uma pesquisa entre as pessoas de sua relação para saber o quão satisfeitas estão com seus colchões. Mas nós, realmente, não podemos opinar.

      Responder
  • luciana:

    Olá, tenho problemas de coluna e gostaria de saber qual seria o melhor colchao para pessoas assim, o de molas ou o ortopedico? pois estou pra comprar um em janeiro e ja me dei tao mal com questoes de colchoes.
    Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Luciana.

      Se por “ortopédico” você se refere àqueles colchões com caixa de madeira, fuja deles! Já há estudos médicos comprovando que eles são prejudiciais à saúde. Caso se interesse por saber o que é realmente um colchão ortopédico, leia o seguinte texto: O que é um colchão ortopédico.

      Quanto ao seu problema de saúde, consulte seu médico. Antes da consulta experimente todos os colchões que puder, e pergunte ao médico qual daqueles que você achou mais confortáveis é o mais adequado para seu caso específico.

      Responder
  • Renato:

    Caro Elvis,

    Parabéns pela sua iniciativa. Muito útil para nós, leigos. Tenho uma dúvida, busquei informações sobre colchões de molas de diferentes marcas e, em todas, encontrei pessoas reclamando de “deformações” com pouco tempo de uso. Alguns fabricantes responderam que isso seria normal. Verdade?

    Responder
    • Elvis:

      Renato.

      O que acontece é que as pessoas fazem compras de oferta, ou em lojas de magazine ou pela Internet, sem orientação de um vendedor tecnicamente qualificado, e as reclamações surgem. Todos os fabricantes registram reclamações, devido a essas situações isso é normal.

      Sugiro que faça uma leitura do seguinte texto, que poderá elucidar um pouco essa questão: “Colchão bom tem que custar caro?

      Responder
  • bismarck nobre:

    queria saber como faço para comprar este tipo de tecido pois quero fabricar colchoes

    Responder
    • Elvis:

      Infelizmente não temos como dar este tipo de informações, nosso objetivo é orientar consumidores quanto à compra de colchões. Você vai ter que procurar representantes e indústrias que fabriquem o tipo de tecido que deseja, mas, reitero, não temos como ajudar nessa tarefa.

      Responder
  • Sonia:

    Parabéns pelo site!
    O colchão do meu filho está com o forro solto e com um cheiro horrível de suor. A marca é ortobom D33 (1.85 altura e 94Kg). Ele transpira muito à noite, gostaria de saber se existe um colchão q tenha um tecido q não fique com o cheiro de suor e não seja tão quente.

    Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Sonia.

      No caso de seu filho, o ideal é que o quarto seja bem arejado, e que durante o dia o colchão seja deixado sem lençol para “respirar”.

      Outra opção seria o uso de um protetor de colchão impermeável (que se encontra em qualquer loja especializada em colchões ou de enxovais), que permite a higienização mais frequente, protegendo o colchão.

      Responder
      • Sonia:

        Oi Elvis,

        Meu filho foi a loja de um amigo e ele indicou o colchão pró-saúde t-látex com espuma hr 60 high resilience, tecido de malha com fibras de leite e com respiros laterais. Pois disse que o tecido não esquenta no contato com o corpo.

        Qual a sua opinião?

        Responder
        • Elvis:

          Sonia.

          Em primeiro lugar, não entendo como leite pode virar tecido. Isso me parece mais argumento de vendedor do que realidade.

          Entretanto, o fato é que não conheço esse produto, que deve ser de um fabricante específico, e portanto não posso opinar a respeito.

          Responder
  • Sonia:

    Oi Elvis,

    Desculpa estar te importunando, se for possível veja esse site ****

    Responder
    • Elvis:

      Sonia.

      A proposta do site não é discutir marcas ou modelos de colchões, por isso não podemos responder sua pergunta. Desculpe.

      Responder
  • Jean Fabio:

    Olá Elvis parabéns pelo site.

    Esse seu site esta me ajundando com os meus clientes pois existem varios fabricantes com produtos de baixa qualidade mais com aparencia linda nem sempre o bonito é bom.

    em relação ao tecido de malha com fibras de leite já existe sim, só não quero falar da marca para não fazer propaganda pois sei que seu site é de informação.

    obrigado pelas informações e até mais.

    Responder
    • Elvis:

      Jean.

      Não é “fibra” de leite, e sim um polímero que pode ser obtido a partir de qualquer material com determinadas propriedades. É tecido sintético.

      Estamos preparando um texto explicativo a esse respeito, será publicado em breve.

      Responder
  • virgínia:

    Olá,
    Preciso comprar um colchão mas como a oferta e variedades são muitas estou indecisa. Qual a diferença entre colchão com fibra de bambuu e colchão com fibra de eucalipto e aloe vera?
    Existe no mercado camadas superior de viscoelástico e de latex, qual é o melhor?
    Obrigada.

    Responder
    • Elvis:

      Virgínia, em primeiro lugar leia este texto: Tecido de Fibra de Bambu para entender a diferença entre as diversas “fibras” que o mercado oferece.

      A segunda parte de sua pergunta não consegui entender claramente, mas posso dizer que viscoelástico e t-latex são as melhores espumas, ou melhor, as tecnologias mais avançadas em espumas disponíveis no mercado. Geralmente são utilizados na camada superior do colchão, de 3cm a 8cm de espessura, para que esta confira um toque de conforto a mais.

      Responder
  • Samuel:

    Olá Elvis parabéns pelos ótimos textos, seu site é muito agradavel.

    Então, eu vou me casar daqui a alguns meses, e estou escolhendo um colchão e cama para minha casa, estou de olho em um com os seguintes dados:

    Minha altura e peso: 1.70m e 70kg
    Minha Mulher: 1.50m e 52kg

    Tamanho do colchão:138x188x27

    Dados Tecnicos dele:
    -Ortopillow em Espuma Viscoelástica
    -Molas Pocket (ensacadas)
    -Tecido em Malha Cashimere 70% Viscose, 30% Poliéster
    -Respiros Reciclados
    -No Turn – não precisa virar o colchão
    -Box com o mesmo tecido do colchão
    -Ortopillow Viscoelástico D60
    -Manta de Espuma 100% Poliuretano Viscoelástico D60
    -Manta de Espuma 100% Poliuretano Viscoelástico D33

    Achei interessante esse tecido de Caxemira, não obeservei no texto acima, será que é bacana tal tecido? e outra coisa o tal do “Ortopillow” seria melhor que o “Pillow Top”?

    Será que eu estaria me equivocando em comprar tal produto em comparação os dados do colchão e os nossos biotipos.

    Desde já obrigado
    Abraço e fica com Deus

    Responder
    • Elvis:

      Samuel.

      Considerando o biotipo do casal, as características que você citou sugerem um excelente colchão.

      Entretanto, vale a recomendação de sempre: não comprem sem experimentar (deitar, rolar, pular, literalmente), para evitar surpresas futuras ou dificuldades de adaptação.

      Já “ortopillow” e “pillow top” são dois nomes para a mesma coisa.

      Responder
  • Ligia:

    Estou prestes a comprar uma cama box com colchão de molas ensacadas e tecido Jacquard. Tenho a opção do tecido preto ou branco.
    Li na internet que o tecido preto não é bom pois “abafa” a parte interna do colchão. Isso é verdade? A cor do tecido influencia grandemente no arejamento do colchão?
    Desde já grata pela atenção, o seu site tem sido a salvação no processo de escolha!

    Responder
    • Elvis:

      Ligia.

      A cor do tecido não influencia em nada. Aquele que te for mais agradável ao toque, e cuja cor te parecer mais bonita, será o melhor tecido.

      Responder
  • Katia:

    Gostaria de saber qual o melhor tipo de colchão para criança alérgica de 3 anos de idade. Pensei em comprar um com viscoelastico mas existem muitas opções, inclusive de tecido, com bambu, aloa vera e eucalipto. Qual seria sua opinião? Muito obrigada.

    Responder
  • Vinícius Celestino:

    Olá. estou precisando de ajuda para escolher uma cama box barata ou so o colchao. Quero um colchão duravel e que não seja mole, seja um colchão macio porém mais duro e estável. Uma amiga comprou um colchao de espuma com densidade D33 e ela alegou que após 2 anos o colchão formou buracos então tenho certo receio de comprar colchões de espuma pura. Queria entender melhor tais colchões e quais posso escolher para que isso demore a acontecer. peso 54 kg. Passei em uma loja e vi uma cama BOX com colchao de mola ensacada… achei o colchao perfeito e estavel. Molas bonel percebi que não são pra mim pois o colchão mexe muito, procuro um colchao reto que deixei minha coluna sempre reta. Essa cama box que econtrei de mola ensacada custa 599 reais, de solteiro e acho que é da marca biflex ou ultraflex… o tecido nao olhei bem. mas tem algum tecido que vc não recomenda para caso seja esse tecido eu nao efetue a compra? eu nao transpiro facilmente. entao meu foco é em um colchao estavel e duravel

    Responder
    • Elvis:

      Ao que parece, você já encontrou o que deseja no colchão de mola ensacada, concordo com você.

      Sobre o tecido, todos os colchões usam tecidos próprios e adequados ao fim a que se destinam, logo não há nenhuma restrição.

      Responder
  • luiz antunes:

    obrigado por nos dar boas informações de colchão, estou muito feliz pois comprei um colchão devido alumas informação do seu site vale apena a cessar, valeu!

    Responder
  • talvanes:

    elvis: muito bom site gostei muito, só vendedor neste ramo..

    Responder
  • Henrique:

    Boa tarde…
    estou a procura de um colchão novo!
    tenho 193cm e 95kg vou comprar um colchão queen size de espuma!
    procuro baixo custo!

    o que me diz da espuma D60? gostaria de um colchão mais firme e foi recomendado este!

    Responder
    • Elvis:

      Em primeiro lugar, não esqueça que baixo custo também implica um produto de qualidade inferior.

      O colchão ideal será aquele que você perceba mais confortável, e que apresente o custo-benefício mais favorável.

      Responder
  • Silvio Eduardo:

    Boa noite eu e minha esposa estamos querendo fazer um colchão sobre medida, e ficamos em duvida entre um L-látex hr60 pro saúde e um de espuma densidade d40.
    e ainda gostaria de saber se este de latex esquenta no calor, por ser de borracha. obrigado

    Responder
    • Elvis:

      Silvio, a espuma T-Látex é uma espuma que quimicamente foi desenvolvida para ser o mais parecida possível com o látex de borracha. Um colchão de látex puro (derivado da borracha) seria muito caro mesmo, totalmente inviável. Este material é sintético, igual às outras espumas, e não vai esquentar mais nem menos do que a espuma (afinal, não é de borracha). Agora, qual dos dois colchões será mais adequado depende da sua percepção de conforto. Vale lembrar que D40 não é uma espuma certificada (que são D23, D28, D33 e D45).

      Responder
  • Clara Furtado:

    Oi,

    Fiz uma compra de uma Cama Box + Colchão King de Mola Ensacada c/tecido Jacquard e PillowTop, mas ainda não sei se vou ficar com o produto, por isto optei pela compra no boleto. Bom, minha dúvida é sobre, em lugar algum do anúncio de venda do site do qual fiz a compra, informar sobre se o tecido é ou não anti-ácaro, anti-alérgico, essas coisas. Enfim, o tecido do colchão é jacquard, como já dito, e minha dúvida é se existe a possibilidade de este tecido, do qual observei nesta sua postagem, ser de ótima qualidade, não serem anti-ácaros ou anti-alérgicos. Hoje em dia, é possível ainda fabricarem colchões sem estes quesitos que eu nem considero mais diferenciais? O cama que escolhi me parece ser excelente, mas meu medo é apenas este.

    Responder
    • Elvis:

      Clara, o jacquard é um tecido considerado de linha alta; além disto, praticamente todos os tecidos atualmente são de fibra sintética, o que automaticamente o torna inadequado para a cultura de organismos vivos. E como você mesma disse, este não é mais um diferencial: todos os fabricantes de tecido atualmente submetem a um processo de “higienização” (na verdade o processo é de agregação de produtos específicos), ou sequer conseguem a certificação do INMETRO.

      Responder
  • Joana:

    Oi, gostaria de saber qual tecido e melhor: eucalipto ou aloe vera?
    E se colchao c mola ensacada q tenha espuma viscoelasica e melhor que os demais de mola
    Obrigada

    Responder
    • Elvis:

      Joana, os tecidos com tratamento de eucalipto e de aloé vera têm propriedades diferentes: o eucalipto (a planta) é bactericida, e o aloé vera (babosa, a planta também) é anti-inflamatório e cicatrizante.

      Quanto aos tipos de colchão de mola, vai ser de acordo com a sua percepção de conforto. Você deve experimentar cada colchão antes de comprar, e ficar com aquele de que gostar mais.

      Responder
  • Iracilene:

    quero comprar uma cama box quem, que tenha conforto, que não transmita movimentos, sou alergica, e o meu marido é gordinho. Nossa medidas é eu 1,58 e 50 kg e o meu marido tem 1,70 e 92 kg. queria dicas de tecido, molas espumas em fim o que se enquadra comigo e me marido.

    Responder
    • Elvis:

      Iracilene, por favor acesse o Mapa do Site, pois já falamos sobre todos estes assuntos.

      Responder
  • juan:

    boas Elvis
    tenho realmente que comprar um colchão de casal,pois o meu esta pessimo,gostaria de um conselho seu,peso 100kg e tenho 1,82 mt; minha esposa 70kg e 1,65.ando com fortes dores nas costas ao ficar mais de 8hrs na cama,fui ao medico e depois de consulta e radiografias nada foi constatado,disse-me o dr para adquirir um de mola enssacada.gostaria de saber sua opnião se um de espuma tipo um d60 não poderia ser uma boa escolha tbm ja que minha esposa nao gosta muito de molas.como é essa estrutura o feito de mola enssacada?elas são uma ao lado da outra ou tem muito espaço entre elas? abço

    Responder
    • Elvis:

      Juan, um colchão de mola ensacada de boa qualidade vai ter as molas muito juntas uma da outra, sem espaços perceptíveis.

      O colchão D60 na verdade é um “sanduíche” de espuma AG100 entre duas camadas de espuma D33 (saiba mais: Espuma Aglomerada ou Espuma AG). Se você e sua esposa experimentarem e gostarem deste colchão, pode ser uma boa escolha, também.

      Responder
  • Bruno:

    Olá, o que é melhor?
    Espuma HR ou Viscoelástico? Qual deforma mais com o passar do tempo?
    Lateral em chenille ou malha?
    Altura de mola faz alguma diferença?

    Responder
    • Elvis:

      A espuma HR é o que tem de tecnologia mais avançada no momento (significa High Resilience, alta resiliência). Já a resiliência do viscoelástico é muito baixa, não dá para comparar uma espuma com a outra, são tecnologias muito diferentes.

      Considerando a baixa resiliência do viscoelástico, podemos dizer que ele não deforma tanto quanto outras espumas comuns.

      Responder
  • Isabelle:

    Olá, gostaria de uma ajuda.
    Eu e meu noivo estamos pesquisando colchoes(box) para comprar….mas é bem complicado, um fala isto, outro aquilo…
    Bom, chegamos a coclusão de que existem 3 tipos:
    molas
    viscoelástico
    látex…
    Gostamos mais de colchão firme, e nos chamou bastante a atenção do viscoelástico sem molas. Porém, pensei , será q não deforma rápido como os travesseiros?
    E os de látex, perece q tá na moda, mas não dura muito, correto?
    Obrigada e parabéns pelo site…

    Responder
    • Elvis:

      Isabelle, não são estes os tipos de colchões que existem. Isto são apenas configurações.

      Por exemplo, existem colchões de mola com viscoelástico, com látex, com molas, visco e látex, etc. Na verdade os tipos de colchão são: molas, espumas e estrutura de madeira.

      Considerando que você queira um colchão de boa durabilidade, escolha um colchão de mola de acordo com o seu biotipo, e com as configurações de espuma que você achar mais apropriadas ao seu conforto (exemplo: uma camada de viscoelástico no pillow top, com látex e outras densidades de espuma abaixo, no colchão propriamente dito).

      Responder
  • Arsenio Cezar:

    Porque os colchões quando novo tem um cheiro muito forte? É da espuma ou da cola usada para fixar o tecido?

    Responder
    • Elvis:

      Pode ser da cola, dependendo do processo de fabricação. Mas atualmente as colas usadas na fabricação de colchões são atóxicas e inodoras.

      Há ainda a possibilidade de ser do próprio tecido, pois este é 100% sintético.

      Responder
  • Gabriel Cova:

    Amigo Elvis se puder me ajudar agradeceria , comprei um colchão mannes naturalle coconut o mesmo diz que é de fibra de coco , só que o colchão esquenta demais isso é característica do tecido deste negocio de coco, ou seria da espuma viscoelástica ? tem um da mesma marca com só que é de fibra de bambu então seria melhor trocar? adiantaria algo ?

    Responder
    • Elvis:

      Gabriel, é difícil avaliar a causa do aquecimento. O melhor que você faz é entrar em contato com o lojista ou com o SAC do fabricante.

      Contudo, regra geral, o bambu tem a característica de ser um tecido mais fresco.

      Responder

Comente!